Como Usar o Desfragmentador De Disco - Passo A Passo

Você já percebeu que conforme nós vamos utilizando nosso computador ele vai ficando cada vez mais lento?
Nesse tutorial de hoje eu vou te ensinar como usar do desfragmentador de disco do Windows, um programa importantíssimo para a manutenção do nosso sistema.
Esse programinha tem a função de organizar e otimizar os arquivos gravados em nosso HD, ou seja, ele elimina a fragmentação dos dados que estão no sistema de arquivos.
Basicamente o que a desfragmentação faz é reordenar o espaço onde nossos arquivos estão armazenados, fazendo com que esses arquivos fiquem unidos.
Bem, minha intenção não foi dar uma aula mas considero importante saber o que é e pra que serve um desfragmentador de disco.
Eu recomendo antes de fazer a desfragmentação, que você faça uma limpeza de disco para eliminar os arquivos desnecessários do seu computador.
Feita a limpeza vamos em frente...

COMO USAR O DESFRAGMENTADOR DE DISCO

1- Nós vamos utilizar nesse tutorial o próprio desfragmentador de disco do Windows. Para acessá-lo clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco. Confira abaixo a tela inicial do programa:



2- O que você pode fazer para nunca esquecer de fazer a desfragmentação de disco é agendar ela. Para isso clique no botão Configurar agendamento... e selecione um dia e uma hora para que o Windows faça automaticamente isso para você. Para quem tem o Windows 7 essa opção já vem configurada por padrão.

3- O próximo passo é verificar se seu disco precisa ou não ser desfragmentado. Para isso selecione a unidade que você quer verificar e clique no botão Analisar disco. Aguarde o processo acabar. Caso seja necessário desfragmentar clique no botão Desfragmentar disco.
4- Pronto! Agora você poderá utilizar seu computador normalmente, mesmo que o processo não tenha acabado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muita gente usa programa de terceiros para fazer esse tipo de trabalho o que eu acho irrelevante.
Nada melhor do que usar o programa que foi desenvolvido pelo próprio fabricante do sistema, não concorda?
Mas se mesmo assim você desejar utilizar outro programa recomendo o Auslogic Disk Defrag. Ele possui um processo de desfragmentação de disco bem rápido, mas o bom mesmo é que ele é totalmente gratuito. Você pode baixá-lo clicando aqui.
Enfim, é isso aí. Espero que você tenha gostado desse tutorial. Se sim, compartilhe nas suas redes sociais, deixe um curtir logo ao lado desse post e curta minha FanPage no  Facebook.
Te vejo em breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.