Instalando os drivers do Windows passo a passo

No post como instalar o Windows XP Home/Professional passo a passo e como identificar o hardware no seu computador vimos como fazer a instalação do Windows XP Home/Professional passo a passo e como fazemos para identificar o hardware (componentes) do nosso computador.

Agora vamos aprender a fazer a instalação dos drivers de dispositivos para que a instalação do Windows possa ficar “completa” para receber os programas de produtividade.

Mas afinal, para que servem os drivers?

Os drivers nada mais são do que programas que “ensinam” o sistema operacional (no nosso caso o Windows) a utilizar aquele determinado periférico (Hardware).

Quando você termina de instalar o Windows, geralmente ele não instala alguns periféricos como placa de rede. Então é preciso você baixar e instalar o programa (driver) dessa placa de rede ou utilizar o CD fornecido junto com ela para que o Windows possa trabalhar com ela corretamente.

Identificando os componentes a serem instalados


O primeiro passo é identificar quais serão os periféricos (hardware) que será instalado. Em 90% dos casos em um computador de mesa (desktop) será necessário instalar os seguintes componentes.
  • Driver do Chipset

  • Placa de vídeo

  • Placa de rede

  • Placa de Som

  • Impressoras

  • WebCam

Geralmente os computadores possuem as famosas placas mãe on-board, ou seja, que vêm integrados nela Som, Vídeo, Rede. Nesse caso, será necessário identificar o modelo da placa mãe e baixar esses drivers no site do fabricante ou fazer a instalação utilizando o CD dos drivers da placa mãe que é fornecido juntamente com ela.

Primeiramente precisamos identificar o fabricante e o modelo da placa mãe utilizada no computador. Existem 2 maneiras de fazer isso. A primeira é utilizando um programa especifico para essa finalidade. Sugiro que leia o artigo abaixo para saber como fazer isso.

A segunda maneira é abrindo o computador e verificando o modelo diretamente na placa. A maioria das Placas Mãe vem impressa sobre ela seu modelo, conforme o exemplo abaixo:


Podemos verificar que o modelo da figura acima é P5NS2-SLI. Para sabermos onde baixar vamos utilizar uma ferramenta importantíssima: O GLOOGLE. Com certeza essa não é a invenção da roda, mas é onde vamos identificar o fabricante dessa placa.

Entre no site do google www.google.com.br e digite o modelo da placa em questão.

Observe o resultado na imagem abaixo


Perceba que logo no primeiro resultado aparece ASUS - Placas-Mãe- ASUS P5ND2-SLI. Então dizemos que o fabricante dessa placa é a ASUS. Clicando no primeiro resultado seremos direcionados diretamente para o local de download dos drivers. Em Download > Sistema Operativo, selecione o sistema operacional no qual deseja baixar os drivers, conforme imagem abaixo:


No meu exemplo selecionei o Sistema Operacional Windows XP. Logo após fazer isso será listado os drivers disponíveis para essa placa. Clicando no sinal de + teremos as opções para download. Salve os arquivos em uma pasta no seu computador. Você deverá baixar todas as últimas versões de drivers disponíveis para sua placa.


Perceba que usamos essa placa como exemplo, mas esse método é utilizado para procurar drivers de qualquer placa mãe, de qualquer fabricante e de qualquer modelo.

Abaixo segue a lista dos principais fabricantes de placas mãe atualmente:


Identificando computadores montados


Hoje muitos usuários de computador são tentadoramente levados a adquirirem máquinas montadas, prontas para uso. Esse tipo de procura se dá por um motivo muito atrativo: O PREÇO!

Quando me refiro a computadores montados, falo daqueles famosos Positivo, CCE, Microsens, etc. Neles você não tem a opção de incluir mais memória, aumentar o tamanho do HD, mudar o processador na hora da compra. Eles já vem prontinho.

Algumas dessas empresas facilitam a vida do usuário na hora de baixar os drivers. Na maioria dos casos basta acessar o site da empresa, ir na parte de suporte técnico e digitar no campo correspondente o número de série do produto ou o modelo dele. Depois é só ir baixando os drivers referente ao sistema operacional que estiver utilizando.

Vamos a um exemplo prático. Vamos baixar os drivers de um computador montado pela Positivo Informárica.

O primeiro passo é acessar o site da empresa http://www.mundopositivo.com.br/suporte/drivers/ (abaixo segue uma lista com os principais montadores de PC)

Logo em seguida, verifique o número de série do computador que se encontra atrás do gabinete, conforme imagem abaixo:


Feito isso, coloque o número de série e código de segurança e clique no botão Enviar dados para obter a lista de downloads conforme imagem abaixo:


Basta agora fazer um a um o Download dos drivers para o seu computador.

Abaixo segue a lista dos principais montadores de PCs e suas respectivas páginas de downloads:

Obs.: Nem todas possuem página para download, por incrível que pareça!

Impressoras e outros periféricos externos


Resta agora fazer o download dos drivers para impressoras e outros periféricos externos, como webcam, câmeras digitais, etc.

O primeiro passo é identificar o fabricante e o modelo desses componentes. Vamos usar como exemplo uma impressora da HP.

Facilmente você identifica o modelo nas impressoras, elas estão impressas na própria impressora.

Já que a nossa impressora que estamos usando é uma HP, vamos entrar no site do fabricante www.hp.com.br/drivers, vamos digitar o modelo da impressora e baixar o driver correspondente ao sistema operacional instalado.

Nota: Uma dica importante para dispositivos USB como impressoras e Webcams. Primeiro instalamos os drivers desses dispositivos para depois conecta-los no computador. Portanto antes da instalação, remova todos os dispositivos USB do seu computador (menos teclado e mouse  :-))

Após do Download, é hora de instalar os Drivers


O último passo será instalar os drivers. Geralmente eles vêm em arquivos compactados e precisam ser extraídos antes da instalação. Para essa tarefa você precisa utilizar um programa como o WinRar por exemplo.

Descompactado os arquivos instale-os nessa seqüência:
  • Drivers do Chipset

  • Drivers de Vídeo

  • Drivers de Som

  • Drivers de Rede

  • Drivers de Impressora

  • Drivers de outros periféricos

Sugiro que o façam nessa seqüência embora não seja regra.

Trabalhamos até aqui como se você não tivessemos nenhum dos drivers do seu computador. Mas se você é um daqueles usuários cuidadosos que guarda cada um dos CDs que vem junto com o computador, basta apenas ir colocando os CDs e instando na seguinte seqüência:
  • Drivers do computador

  • Drivers de Periféricos

É difícil colocar todos os métodos em um único post. Por isso, se você ainda tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que dentro das possibilidades estarei ajudando cada um a instalar esses programinhas tão importantes.

Espero que tenha sido útil pra você. Se foi, ajude outras pessoas. Compartilhe!

5 comentários:

  1. preciso dos drives para meu pc, formatei e instalei o W-XP , mas meu amigo que me emprestou o cd de boot , me deu em ingles, aff mais o fato é , como vou procurar os drive de rede na internet se exatamente ele que faz não ter conexão com a internet?

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos, se você não tiver outro computador com internet o jeito é recorrer a uma lan house ou computador de amigo. Até!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo post muito bem explicado,tava precisando muito.

    ResponderExcluir
  4. formatei um pc e esta faltando o driver de jmicronjmc260pcie fast ethernet adapter posso colocar nele qualquer versão

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.