Microsoft Windows 11 Review - Tudo o Que Você Precisa Saber

Com o Windows 11, a Microsoft muda ousadamente seu sistema operacional de desktop líder de mercado, dando-lhe uma nova aparência com uma barra de tarefas centralizada, cantos arredondados das janelas e novas texturas translúcidas.

Apesar desse novo design, usar o Windows 11 não parece drasticamente diferente de usar o Windows 10.

Muitas das atualizações equivalem a ajustes de superfície, em vez de alterações profundas na base de código, e ainda executa todos os seus aplicativos familiares.

Chegando após seis anos de atualizações monótonas, esta grande revisão na aparência do sistema operacional de desktop mais popular do mundo dá aos fãs do Windows algo para se entusiasmar.

Observe que, em setembro de 2022, o Windows 11 recebeu sua primeira grande atualização de recursos com a atualização de 2022, também conhecida como versão 22H2, que ainda está sendo lançada para PCs qualificados.

Ele inclui novos recursos de barra de tarefas, menu Iniciar e acessibilidade, bem como alguns novos recursos na tela de toque.

A versão 22H2 também traz novos aplicativos, como o editor de vídeo ClipChamp e o gravador de som.

Um novo recurso de segurança, Smart App Control, impede a instalação de aplicativos maliciosos.

Após alguns problemas com o desempenho do jogo, uma atualização subsequente abordou o bug da GPU responsável; os usuários afetados devem acessar o Windows Update em Configurações para obter a correção.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS E COMO VOCÊ OBTÉM O WINDOWS 11?

O Windows 11 está disponível gratuitamente para sistemas Windows 10.

Neste ponto, seu lançamento inicial está concluído e o novo sistema operacional é uma opção para todos os PCs que atendem aos requisitos.

Você pode comprar o Windows 11 sem comprar uma nova máquina? Sim, agora você pode fazer isso.

Montadores de PC, instalações de máquinas virtuais e computadores não Windows 10 podem finalmente comprar uma licença do Windows 11 Home (abre em uma nova janela) por R$ 1099,00 e a edição do Windows 11 Pro (abre em uma nova janela) por R$ 1599,00 na Microsoft Store,  loja oficial da Microsoft.

Muito foi feito sobre os requisitos de sistema para o Windows 11, mas eles são muito baixos: CPU de 1 GHz, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

É necessário um processador de 64 bits; não há mais uma versão de 32 bits do sistema operacional.

Você também precisa de um computador com um chip de segurança TPM e recurso Secure Boot.

Isso tem sido padrão na maioria dos PCs nos últimos seis anos.

O verdadeiro limitador é o modelo da CPU, que precisa ser dos últimos quatro anos.

Uma ferramenta que avalia a capacidade do seu PC de executar o Windows 11 é o aplicativo PC Health Check (abre em uma nova janela).

Qualquer pessoa com um dos chips mais recentes não deve ter problemas para instalar o Windows 11 por meio do Windows Update.

A Microsoft disponibilizou um arquivo de imagem de disco ISO para download para a versão beta do Insider disponível para instalação do Windows 11, permitindo atualizações no local ou instalações limpas em um PC ou em uma máquina virtual.

Uma opção de instalação semelhante agora está disponível para a versão de lançamento do Windows 11 por meio da página de download do Windows 11 da Microsoft (abre em uma nova janela).

Algumas fontes relataram que a instalação do sistema operacional com o instalador ISO ignora os requisitos de hardware do sistema, mas isso não é aconselhável, pois você pode não obter atualizações futuras do sistema operacional se instalá-lo em hardware não compatível.

Outro tipo de CPU que executa o Windows 11 é o Arm64.

A empresa demonstrou compromisso com essa plataforma sempre conectada e com baixo consumo de bateria, produzindo um conjunto completo de software de desenvolvimento para ela, bem como uma plataforma de hardware chamada Volterra, alimentada por uma CPU Qualcomm Snapdragon.

Esse dispositivo possui NPUs (unidades de processamento neural), que alimentam a IA e se tornarão predominantes em computadores, de acordo com executivos da Microsoft.

A IA já está incorporada ao Windows com o componente Window ML, e a empresa está testando recursos como ações sugeridas que, por exemplo, sugerem o envio de um e-mail se você copiar um endereço de e-mail.

Você pode encontrar outros exemplos de IA de aprendizado de máquina no Blog do desenvolvedor do Windows (abre em uma nova janela), incluindo identificação de animais e aprimoramento de fotos.

Assim como no Windows 10, há uma versão Home e uma versão Pro do Windows 11.

Você precisa entrar em uma conta online da Microsoft para atualizar para o Windows 11 Home, um fato que despertou a ira de alguns usuários, embora eu realmente não ache que seja uma questão que valha tanto barulho.

Aqueles que estão entusiasmados por não configurar o sistema operacional provavelmente estarão executando a edição Pro, de qualquer maneira.

Se você não quiser pagar por isso e se opuser a entrar com uma conta online para o seu sistema operacional, posso sugerir o Ubuntu (abre em uma nova janela)?

Uma observação final sobre a instalação: você pode reverter para o Windows 10 por 10 dias após a atualização, se preferir a versão mais antiga do sistema operacional.

A Microsoft anunciou o suporte para o Windows 10 até 2025.

UM NOVO VISUAL (E MAIS) PARA O WINDOWS

A maior parte do trabalho no Windows 11 foi para redesenhar a interface, em vez de criar recursos totalmente novos, portanto, o sistema operacional é mais familiar do que você pode esperar.

Ele pega emprestado ideias do Chrome OS, embora você ainda possa colocar ícones de aplicativos no plano de fundo da área de trabalho, o que o sistema operacional leve do Google não permite.

Janelas e multitarefa também permanecem muito mais avançadas no Windows.

A interface ganha cantos arredondados (como os do macOS) para todas as janelas, o que não é uma mudança significativa, mas dá ao sistema operacional uma aparência mais suave.

O Fluent Design System da Microsoft e o novo material Mica do sistema desempenham um papel no redesenho.

Essa aparência semitransparente está aparecendo em cada vez mais aplicativos e utilitários incluídos.

Grande parte do novo design traz uma elegância e consistência bem-vindas à interface do Windows, mas há algumas mudanças no Windows 11 das quais não sou fã, como você verá.

Barra de tarefas, menu Iniciar e explorador de arquivos

Por décadas, o botão Iniciar do Windows viveu no canto inferior esquerdo da tela, portanto, por menor que seja o detalhe, acostumar-se a ficar na borda esquerda dos ícones centralizados pode ser um dos maiores ajustes que você pode fazer.

Precisa fazer.

O problema para mim é que o menu Iniciar até agora sempre esteve exatamente no mesmo lugar.

Agora, se você executar mais programas, ele se moverá um pouco mais para a esquerda.

Não ter que pensar na posição do botão Iniciar foi uma vantagem nas versões do Windows com mais de 20 anos.

Felizmente, uma opção de alinhamento da barra de tarefas em Configurações permite mover o botão Iniciar de volta à sua posição correta no canto esquerdo.

Não sou super fã da nova barra de tarefas em si, com seus botões menores e menos informativos.

Com o Windows 10, fica totalmente claro quais programas estão sendo executados, pois os botões da barra de tarefas para executar programas são mais largos se você optar por não combiná-los em Configurações.

No Windows 11, você ainda pode passar o mouse sobre os botões para ver uma miniatura da janela do aplicativo e clicar com o botão direito do mouse para ver a Lista de Atalhos que mostra documentos recentes ou outras ações comuns do aplicativo.

Com a atualização 22H2, a barra de tarefas recupera a capacidade de arrastar e soltar, atendendo a uma reclamação sobre o novo design.

A atualização também traz um menu flutuante se você tiver mais ícones do que cabe (veja abaixo).

O menu Iniciar recebe uma grande reformulação no Windows 11.

Os botões de aplicativos fixados (eles são maiores que os ícones, mas menores que os blocos do Windows 10) estão na parte superior do painel.

A seção Recomendado abaixo deles não funciona bem para mim: prefiro seções simples adicionadas recentemente e mais usadas, como as do Windows 10.

Os novos mini-blocos do menu Iniciar ainda são bons para entrada por toque, mas você perde blocos dinâmicos de informações oferta, por mais irritantes que às vezes possam ser.

Outra reclamação que tenho com o novo menu Iniciar é que é mais difícil acessar a exibição Todos os aplicativos do que no Windows 10.

Com essa versão do Windows, você pode ver todos os aplicativos instalados assim que abrir o menu Iniciar; eles estão em uma lista à esquerda, enquanto os blocos dos aplicativos fixados estão à direita.

A atualização da versão 22H2 adiciona a capacidade de agrupar ícones de aplicativos fixados em pastas e alterar a parte dos ícones fixados x recomendados que aparecem no menu Iniciar.

O Windows Explorer é um bom exemplo do novo visual do Windows 11, principalmente seus controles atualizados do painel esquerdo e ícones coloridos de pastas.

Observe a faixa de opções simplificada na parte superior, que é muito menos ocupada e perturbadora do que a do anterior.

Com uma atualização subsequente para a versão 22H2, o Windows Explorer finalmente obtém guias (veja a captura de tela abaixo) para que você possa ter várias visualizações disponíveis em uma janela.

O botão Novo do File Explorer no canto superior esquerdo funciona para novas pastas ou documentos suportados por seus aplicativos, e as mesmas opções de visualização (lista, detalhes, ícones de tamanhos diferentes) para arquivos estão disponíveis.

O menu flutuante oferece compactação de arquivo, seleção e opções de Propriedades, bem como a antiga caixa de diálogo Opções de pasta.

Os menus de contexto do botão direito, que ficaram cada vez mais longos ao longo dos anos, ficaram mais curtos, mais inteligentes e mais claros no Windows 11.

Eles agora mostram apenas as opções necessárias com mais frequência, mas você toca em "Mostrar mais opções" para ver o itens de menu extras adicionados por programas instalados.

Se você deseja ainda mais funcionalidade do seu gerenciador de arquivos, sempre tem a opção de usar uma das várias alternativas do Windows Explorer.

Mas a atualização 22H2 adiciona guias ao utilitário, então você não precisa usar uma alternativa se isso é tudo que você procura.

Widgets no Windows 11

O Windows 11 tem um painel Widget, que mostra blocos de notícias, previsão do tempo, cotações de ações, placares esportivos e muito mais.

Não é totalmente novo, pois o pop-up da barra de tarefas de notícias e interesses que chegou recentemente ao Windows 10 é extremamente semelhante, e uma atualização recente o tornou ainda mais semelhante, adicionando um indicador de clima à barra de tarefas.

Além dos blocos originais produzidos pela Microsoft no painel Widgets, os desenvolvedores terceirizados poderão oferecer conteúdo por meio dos widgets do Windows 11 no final de 2022 por meio de uma API.

Os usuários da tela sensível ao toque podem deslizar facilmente da esquerda para abri-los e você pode exibir o painel de widgets em tela cheia se quiser uma visão maior.

Um widget de entretenimento exibe novos filmes e programas de TV, e o widget de família é bom para quem usa as ferramentas de controle dos pais do Microsoft Family Safety.

Notificações e configurações rápidas

A Microsoft dividiu o Windows 10 Action Center em dois painéis separados e toque em alvos.

Assemelha-se à área de notificação do macOS renovada da Apple, que costumava ser um painel limpo, simples e único, mas agora é uma coleção de pop-ups menores.

A versão do Windows 11 não é tão ruim quanto a do macOS, mas ainda prefiro o painel único do Action Center para notificações e configurações rápidas.

Agradeço o número circulado que mostra quantas notificações você tem.

Os usuários de toque podem deslizar da direita para exibir o painel de notificações.

O painel Configurações rápidas é aberto quando você clica ou toca no ícone de Wi-Fi, alto-falante ou bateria.

Por padrão, ele mostra botões para Wi-Fi, Bluetooth, modo avião, economia de bateria, assistente de foco e acessibilidade, juntamente com controles deslizantes para volume de áudio e brilho da tela.

Um ícone de lápis permite que você personalize quais botões aparecem, com uma escolha de Conectar (para monitores externos e áudio), Layout de teclado, Compartilhamento próximo (como AirDrop para PCs), Luz noturna e Projeto.

Você ainda pode passar o mouse sobre cada um dos três ícones na barra de tarefas para ver seu status, mas prefiro que apenas as configurações de som apareçam quando pressiono o alto-falante e apenas as opções de Wi-Fi quando pressiono o ícone Wi-Fi.

Snap Layouts e multitarefa

O Windows superou há muito o macOS na maneira como permite organizar as janelas do aplicativo na tela, e a lacuna aumenta com a nova opção Snap Layouts do Windows 11.

Você acessa essa ferramenta passando o cursor sobre o botão maximizar no canto superior direito de qualquer janela.

Parece um pouco oculto para mim, e espero e espero que a Microsoft mostre a capacidade mais de alguma forma.

Ao passar o mouse sobre o botão maximizar, você verá uma variedade de layouts - duas janelas lado a lado, três com uma grande e duas pequenas e assim por diante, conforme mostrado abaixo.

Os Snap Layouts aparecem como opções na barra de tarefas, para que você possa abrir um grupo de aplicativos ou um único aplicativo.

Você também vê os layouts preservados ao abrir um grupo de aplicativos em um monitor externo várias vezes.

Uma atualização recente tornou o Snap Layouts utilizável em tablets de toque, mas isso não é particularmente intuitivo. (Consulte a seção abaixo chamada Windows 11 em tablets.)

O Windows ainda oferece vários desktops virtuais, algo que considero incrivelmente útil para separar aplicativos e sites de trabalho dos pessoais.

Eu pressiono Ctrl+Windows Key+Seta para mover para frente e para trás entre eles ou o atalho de teclado Windows Key+Tab para escolher um na Visualização de Tarefas.

Com o Windows 11, agora você pode deslizar com quatro dedos para se mover para frente e para trás, algo que os usuários de Mac há muito apreciam, embora apenas por meio do trackpad, e não diretamente na tela.

Outra novidade é a capacidade de definir diferentes planos de fundo da área de trabalho (também conhecidos como papéis de parede) para cada área de trabalho.

Configurações

Uma das coisas mais irritantes sobre o Windows 10 são as configurações inconsistentes de janelas e caixas de diálogo.

Às vezes, você desinstala um programa no novo aplicativo Configurações, às vezes no antiquado Painel de Controle.

Essa inconsistência desaparece no Windows 11... quase totalmente.

Para alguns controles detalhados, como dispositivos de som, você ainda vê o conteúdo no estilo antigo, embora a janela use o novo design.

As configurações dos modos Claro e Escuro ainda estão na área de configuração Personalização > Cores, e os modos parecem muito melhores do que no Windows 10, principalmente o modo escuro, que usa a transparência de forma eficaz.

O modo escuro agora pode manter sua cabeça erguida com orgulho quando comparado ao macOS.

Você ainda pode alterar os sons do sistema em Configurações, mas o novo conjunto de sons padrão do Windows 11 é elegante, rápido e moderno.

Gerenciador de tarefas atualizado

Também recebendo o novo tratamento de design com a atualização 22H2 está o Gerenciador de Tarefas, o mais útil dos utilitários.

Ele permite que você desligue programas mal-comportados e veja quais estão sobrecarregando os recursos do sistema, como CPU, disco e conexão de rede.

Uma nova opção de modo Eficiência permite reduzir o consumo de um aplicativo no sistema.

Uma ferramenta de captura de tela melhor

O Windows 10 introduziu um excelente utilitário para tirar screenshots, chamado Snip & Sketch.

Ao pressionar o atalho de teclado Windows Key+Shift+S, ele permite selecionar uma área (retangular ou de forma livre), uma janela ou a tela inteira e tirar uma captura de tela que você pode colar da área de transferência ou abrir em um editor de imagem.

Em vez disso, o Windows 11 possui uma nova ferramenta de recorte.

Ele recebeu o nome de uma ferramenta de captura de tela anterior e menos funcional que era a favorita dos fãs entre os entusiastas do Windows.

A ferramenta de recorte adiciona um atraso de timer opcional antes de fazer uma captura de tela.

Ainda existem outras maneiras de fazer capturas de tela no Windows 11, incluindo o uso da chave PrtSc testada e comprovada, a barra de jogos, utilitários de captura de tela de terceiros e assim por diante.

O link para conexão telefônica

Com todos tendo pequenos computadores em suas mãos onde quer que estejam hoje em dia, é essencial para qualquer produto de tecnologia incluir um link de telefone, e é exatamente isso que a Microsoft oferece para o Windows 11.

O aplicativo Your Phone do Windows 10 foi aprimorado e renomeado como Phone Link.

Ele oferece uma maneira verdadeiramente poderosa de conectar seu telefone ao seu PC com Windows 11.

Eu costumava ter inveja da maneira como os usuários de Mac podiam enviar mensagens de texto SMS por meio de um iPhone, mas não mais.

O Windows Phone Link vai muito além disso para usuários do Android, com fotos tiradas no telefone aparecendo instantaneamente no PC e a capacidade de executar qualquer aplicativo na tela do computador.

Isso além de ligar e enviar mensagens de texto na tela grande.

Você recebe notificações na área de trabalho de qualquer aplicativo com mensagens e pode responder dentro da notificação.

Outras interações entre o telefone e o PC incluem o Cloud Clipboard e a versão móvel do navegador Edge, que permite enviar sites abertos do telefone para o computador e vice-versa.

WINDOWS 11 EM TABLETS

O Windows 11, infelizmente, abandona alguns de seus melhores recursos de tablet e touch-friendly.

Mais importante ainda, você não pode mais deslizar da esquerda para abrir a exibição de alternância de tarefas, um gesto que uso o tempo todo em meu tablet Surface Go.

Você também não pode deslizar de cima para baixo para fechar um aplicativo.

Essa omissão é menos importante porque você ainda pode pressionar o X no canto superior direito da janela, como faria no modo de área de trabalho.

A atualização da versão 22H2 traz uma forma de acessar os layouts do Snap por meio do toque em um tablet, com uma barra que desce do topo com opções de layouts segurando um dedo na barra superior de uma janela.

Mais uma vez, porém, para um dispositivo portátil, o deslize para baixo é mais direto e requer menos destreza.

Existem, no entanto, novos gestos de deslizar com três dedos para mostrar a Visualização de tarefas e minimizar (mas não fechar) um aplicativo na área de trabalho.

Um toque lateral de três dedos alterna entre os aplicativos em execução.

Você pode usar o botão Task View na barra de tarefas, mas não é tão imediato quanto deslizar o polegar.

Eu diria que alternar entre tarefas é mais importante para os usuários de tablets do que acessar os Widgets, que é o que você consegue ao deslizar o polegar esquerdo.

No lado positivo, os usuários de tablets com Windows 11 obtêm novas opções de caneta e truques de teclado de toque na tela.

A nova Surface Slim Pen 2 tem feedback tátil - sempre uma vantagem.

Esta caneta de última geração (disponível no Surface Pro 8 e Surface Laptop Studio) vibra em sua mão, por exemplo, quando você exclui um texto escrito anteriormente e quando toca no botão Voltar para abrir o aplicativo Whiteboard.

Nesse aplicativo, você pode experimentar a experiência de tinta digital completa, que chegou ao ponto de se sentir exatamente como escrever com tinta.

Você pode, por exemplo, destacar texto, escrever à mão livre (embora de forma desleixada) e esboçar diagramas.

Você pode até converter o que escreve em texto digital.

O teclado na tela suporta entrada de texto com furto e oferece uma seleção saudável de emojis e gifs, e agora permite que você escolha planos de fundo personalizados.

Falando em emoji, a Microsoft lançou o emoji influenciado pelo design Fluent.

No Windows 11, assim como em seu antecessor, você pode tocar na tecla Windows–. (ponto) para acessar um pequeno painel com uma generosa seleção de símbolos, caracteres especiais e emoji.

Judy Safran-Aasen, gerente de programas da equipe de design do Windows, da Microsoft, escreve em uma postagem de blog que o novo emoji "seria dimensionado para o amplo conjunto de emoji Unicode" e que eles são "mais modernos e emojis expressivos para usar em suas comunicações híbridas, permitindo adicionar diversão, expressão e personalidade às suas comunicações." Eles parecem transmitir um sentimento mais imediato para mim.

Nova App Store com suporte para Android!

Como o restante da interface, o aplicativo da Microsoft Store (também conhecido como loja de aplicativos do Windows) recebe uma atualização de design elegante.

Além de aplicativos, a Loja oferece filmes e programas de TV, além de jogos.

Para obter algumas ideias sobre o que instalar, leia nosso resumo dos melhores aplicativos para Windows 11.

E a Microsoft publicou recentemente sua própria lista de vencedores do prêmio de melhor aplicativo de loja.

Um recurso marcante é a capacidade do Windows 11 de executar aplicativos Android, embora com algumas ressalvas.

Você deve instalá-los por meio da Amazon Appstore em execução na Microsoft Store do Windows ou como um APK de sideload.

Os aplicativos Android estão disponíveis no Windows 11 agora, mas o recurso ainda é considerado em visualização.

Talvez ainda mais significativo para a loja seja que os desenvolvedores não precisam mais codificar com o tipo de aplicativo UWP a ser incluído. 

Até mesmo o gigantesco programa de desenvolvimento Visual Studio da Microsoft está na loja agora.

A Microsoft também anunciou que os Progressive Web Apps, que na verdade são sites com algum código extra que confere qualidades semelhantes a aplicativos, também encontrarão seu caminho para a Store.

A Microsoft anunciou ainda mais novidades da loja no Build 2022.

Por exemplo, você poderá restaurar todos os aplicativos instalados por meio da Loja em um novo PC em uma ação.

Os desenvolvedores poderão colocar anúncios na loja.

Os aplicativos da loja aparecerão na Pesquisa do Windows.

E os aplicativos Win32 antigos agora podem ser enviados por qualquer desenvolvedor.

Os PWAs também obtêm alguns novos recursos interessantes, incluindo suporte para Meta Quest VR, manipulação de protocolo de URL e barras de título personalizadas.

Integração de bate-papo do Teams

O aplicativo de bate-papo e videoconferência do Microsoft Teams fica proeminente no centro da barra de tarefas por padrão.

Esse movimento faz sentido de algumas maneiras: com a importância crescente das reuniões virtuais, talvez a Microsoft possa conquistar parte do mercado de videoconferência.

As equipes cresceram fenomenalmente durante a pandemia do COVID-19, de 20 milhões para 145 milhões de usuários ativos, mas ainda não está claro se pode se tornar tão onipresente quanto a Microsoft gostaria.

Adicionar um botão Skype Meet Now à área de notificação do Windows 10 não teve esse efeito. (No entanto, o Skype continua sendo uma ferramenta de comunicação excelente e altamente capaz.)

Mas talvez quando o Windows 11 se tornar a versão dominante, a onipresença do sistema operacional acelere a adoção do bate-papo do Teams.

Para começar, clique no ícone de bate-papo.

Uma experiência de boas-vindas solicita que você conceda ao aplicativo acesso à sua conta da Microsoft e seus contatos.

Ao tocar posteriormente no ícone após essa configuração inicial, você verá uma lista de todos os seus contatos.

Clique em um para iniciar um bate-papo.

Seus contatos provavelmente ainda não estão usando o bate-papo do Teams, portanto, o aplicativo envia um convite para ingressar no Teams (é gratuito para uso pessoal) junto com a primeira mensagem.

Uma coisa estranha sobre a interface é que, quando você está em um bate-papo por vídeo, vê um segundo ícone da barra de tarefas para o Teams junto com o ícone de bate-papo centralizado.

Parece uma duplicação desnecessária para mim. Um recurso fantástico do aplicativo Teams do Windows 11, porém, é permitir que você ligue para o celular de qualquer pessoa via SMA do seu PC gratuitamente!

Aplicativos de ações atualizados

Além dos aplicativos que você pode obter na Loja, você também obtém aplicativos padrão, como um aplicativo Fotos atualizado (que agora permite sincronizar facilmente fotos do iCloud), o novo Media Player, Gravador de Voz, dois aplicativos Paint (3D e um Paint clássico redesenhado ), Correio, Calendário e assim por diante. Podemos esperar que os dois últimos mencionados sejam bastante aprimorados à medida que o desenvolvimento do Windows 11 avança.

Na versão inicial, ainda temos os aplicativos existentes, embora com cantos arredondados, mas as novas versões serão baseadas nas excelentes versões do Progressive Web App do Outlook.com.

A Microsoft já começou a incluir o aplicativo Paint atualizado (embora eu tenha começado a gostar do Paint 3D moderno), bem como novas versões do Bloco de notas (com modo escuro!) E da Calculadora. Um novo aplicativo de edição de vídeo baseado em modelo dedicado chamado ClipChamp vem com a atualização do Windows 11 22H2.

Tanto o Windows Media Player herdado quanto o reprodutor de música Groove foram substituídos recentemente por um novo aplicativo Media Player.

Se você tinha músicas armazenadas no Groove, sua biblioteca e listas de reprodução migrarão automaticamente para o novo Media Player quando seu PC receber a atualização.

O novo player não substitui o aplicativo Filmes e TV, no entanto, o player de vídeo padrão e o aplicativo de catálogo para conteúdo comprado na Microsoft Store. Movies & TV também suporta o sistema Movies Anywhere multiplataforma. A atualização 22H2 do Windows 11 adiciona capacidade de cópia de CD ao novo aplicativo Media Player.

O Microsoft Edge baseado no Chromium é o navegador padrão, com o Internet Explorer não existindo mais como um programa autônomo, embora as empresas que precisam da funcionalidade do IE para seus aplicativos de negócios personalizados possam invocá-lo por meio do Edge quando ativado.

Os especialistas da Web criticaram a decisão da Microsoft de exigir o Edge para alguns recursos relacionados ao sistema operacional, como o widget de notícias e a pesquisa integrada, mas você ainda pode usar o navegador de sua escolha como o abridor de links padrão.

A empresa também está testando um botão Set Default Browser para facilitar a troca.

De nota especial é o aplicativo Clock atualizado, que agora oferece uma maneira de ajudá-lo a concluir tarefas.

Ele ainda oferece alarmes, cronômetros e um relógio mundial, mas seu recurso Focus Sessions se integra ao Spotify para fornecer música de fundo apropriada para suas tarefas e ao aplicativo To Do para que você possa marcar essas tarefas após a conclusão.

Quando se trata de definir aplicativos como padrão para determinados tipos de arquivo, o Windows 11 torna as coisas um pouco mais complicadas: agora você precisa alterar a configuração de cada tipo de arquivo, em vez de apenas escolher um aplicativo para lidar, por exemplo, com todos os arquivos de fotos.

Jogos, segurança e novas tecnologias

Os jogadores de PC raramente são deixados de fora nas principais novas atualizações do Windows, e o Windows 11 não é exceção.

Duas áreas se beneficiam: seleção de jogos e tecnologias.

Para o primeiro, o aplicativo Xbox embutido no Windows 11 oferece acesso à coleção de videogames do Xbox Game Pass.

Inclui títulos como Halo Infinite, Twelve Minutes e Age of Empires IV.

O aplicativo também habilita o Xbox Cloud Gaming, a plataforma de streaming de jogos da Microsoft.

Ele basicamente coloca os PCs em pé de igualdade com os Xboxes, embora com os usuários no controle de quanto poder de hardware eles desejam lançar em seus jogos.

O analista de jogos da PCMag, Jordan Minor, chega a declarar que, com o Windows 11, a Microsoft transforma cada PC em um Xbox.

Quanto à nova tecnologia de jogos, o Windows 11 apresenta Auto HDR e DirectStorage.

O primeiro expande o espaço de cores para revelar clareza superior mesmo com títulos de jogos não HDR.

A segunda tecnologia, DirectStorage (um subconjunto da Xbox Velocity Architecture) pode acelerar o tempo de carregamento do jogo ignorando a CPU e permitindo que a memória gráfica carregue diretamente.

Outros avanços técnicos no Windows 11 incluem atualização dinâmica, que pode economizar baterias de laptop diminuindo a alta taxa de atualização de uma tela quando não é necessária.

O sistema operacional também suporta o padrão Wi-Fi 6E muito mais rápido.

Os requisitos de TPM e Secure Boot fazem parte do reforço da tecnologia de segurança do sistema operacional da Microsoft, um tópico digno de um artigo separado.

Em termos de desempenho bruto em benchmarks sintéticos tradicionais, o novo sistema operacional está em grande parte em paridade com o Windows 10.

Nossa equipe de hardware realizou testes de benchmark para desempenho de jogos e desempenho de produtividade no mesmo PC com Windows 10 e novamente após a atualização para o Windows 11.

A equipe descobriu que o Windows 11 funciona tão bem e até mostrou alguns ganhos nas taxas de quadros e uma ligeira vantagem nos testes de produtividade.

De qualquer forma, você ainda pode acelerar o Windows 11 com alguns truques se perceber que está ficando lento.

O serviço e o aplicativo de armazenamento e sincronização em nuvem do OneDrive são peças-chave do ecossistema do Windows.

Ele pode fazer backup automático de pastas, documentos e fotos da sua área de trabalho, facilitando o acesso a eles de um navegador da Web em qualquer lugar, de seu telefone celular; também facilita consideravelmente a mudança para um novo PC e pode salvar automaticamente capturas de tela tiradas com a tecla Print Screen.

Além da acessibilidade

Em uma postagem de blog de acompanhamento para anunciar o novo sistema operacional, a Microsoft detalhou novos recursos de acessibilidade no Windows 11 para se juntar aos existentes, como Narrator, Magnifier, Closed Captions e Windows Speech Recognition, juntamente com suporte para hardware assistivo de terceiros e Programas.

Por exemplo, o Windows 11 tem novos temas de Contraste, temas de legenda oculta redesenhados e digitação por voz com IA.

O sistema operacional também adiciona APIs para programar aplicativos assistivos, e até mesmo o Windows Subsystem for Linux (WSL) agora tem opções de acessibilidade.

A digitação por voz é o novo nome da fantástica ferramenta de ditado de fala do Windows 10.

O recurso de voz para texto do Windows melhorou notavelmente nos últimos anos e agora usa algoritmos de aprendizado de máquina para corrigir suas suposições e pontuação.

Assim como no recurso de ditado anterior, você pressiona o atalho de teclado Windows Key-H ou pressiona o ícone do microfone do teclado de toque na tela para iniciar a ferramenta.

Então você simplesmente dita o texto que deseja inserir em qualquer área de texto na tela.

Com a atualização 22H2, chega um novo recurso importante de acessibilidade: legendas ao vivo em todo o sistema.

Eles podem exibir transcrições de palavras faladas, sejam elas provenientes da reprodução de vídeo ou áudio ou do microfone do PC. Leia mais sobre isso na seção Live Captions do nosso resumo 22H2.

O que aconteceu no Windows 11?

Faz sentido que alguns recursos herdados não se encaixem mais na nova abordagem do Windows 11.

Algumas conveniências de que gosto (mas aparentemente são pouco usadas) estão desaparecendo.

Aero Peek e Aero Shake são desativados por padrão no Windows 11, embora você possa reativá-los em Configurações.

O assistente de voz Cortana AI não está pré-instalado nos sistemas Windows 11, mas ainda está disponível na loja de aplicativos.

Os blocos dinâmicos também desapareceram, com os Widgets substituindo sua funcionalidade.

O modo tablet foi substituído pelo que a Microsoft chama de "nova funcionalidade e capacidade... para posturas de anexar e desanexar do teclado".

Outra vítima é a linha do tempo do Windows 10, embora a seção Recomendado do menu Iniciar ainda mostre seus documentos e aplicativos recentes.

O que vem em seguida para o Windows?

A estratégia de software como serviço realmente avançou com o Windows 11 e ainda é um trabalho em andamento.

Assim como no Windows 10, você pode informar à empresa o que gostaria de ver adicionado ao software em um aplicativo Hub de feedback dedicado e ficará surpreso com a frequência com que ele ouve.

Qualquer pessoa pode se inscrever para compilações de visualização do sistema operacional por meio do Windows Insider Program.

Ele permite que você experimente novos recursos antes que eles estejam disponíveis para lançamento geral.

Espera-se que a próxima grande atualização adicione inteligência de aprendizado de máquina para antecipar suas necessidades de computação.

Você pode descobrir o que está chegando ao sistema operacional verificando o Windows Insider Program.

Outro foco para o futuro do Windows é melhorar o suporte para CPUs Arm.

A Apple deu um grande mergulho nessa direção com sua mudança para o M1 e M2.

A Microsoft teve um recorde irregular com PCs equipados com esses processadores, mas a revelação do Projeto Volterra é uma indicação de que deseja tornar a plataforma uma realidade para desenvolvedores de aplicativos.

A Microsoft atualizou recentemente seu cronograma de atualização principal para um ciclo de lançamento mais tradicional de três anos.

Alguns extrapolaram que isso significa que poderíamos ver o Windows 12 em 2024.

De qualquer forma, a empresa está comprometida em fornecer atualizações de recursos quando estiverem prontas, em vez de esperar por um lançamento importante.

Eles virão no que a empresa chama internamente de Momentos, que serão a cada poucos meses, até quatro vezes por ano.

CONCLUSÃO

Algumas reclamações menores à parte, gostamos que a Microsoft esteja dando atenção ao seu software de destaque.

Nos últimos anos, a empresa se concentrou mais em seus serviços de computação em nuvem do Azure, o que é justificável devido à sua lucratividade.

O Windows 11 traz novos visuais elegantes, novas ferramentas úteis, aplicativos padrão atualizados, recursos extras e avanços de desempenho.

Talvez seja o suficiente para atrair alguns usuários do Chrome OS ou Mac.

O Windows 11 retém a maior parte do vasto conjunto de recursos do Windows 10 e aprimora o sistema operacional com toques de interface mais atraentes e modernos e novas conveniências como Snap Layouts e Widgets.

Por esses motivos, o Microsoft Windows continua sendo um sistema operacional numero um dos usuários de desktop.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.