Qual a Diferença Entre Adware x Spyware

Em um mundo onde a tecnologia desempenha um grande papel no conforto, lazer e aprendizado do ser humano, o computador e a Internet tornaram-se ferramentas indispensáveis.

No entanto, à medida que mais e mais pessoas se tornam dependentes desses dois, você passa a ver outras pessoas que se aproveitam dos usuários de computador em todos os lugares e causam incômodos e danos a eles - usando a mesma tecnologia destinada a tornar a vida mais fácil.

Não é de admirar, então, por que é muito difícil hoje em dia manter seus computadores livres de propagandas ou anúncios indesejados.

Como se spams e vírus não fossem ruins o suficiente, as pessoas inventaram Spyware e Adware, que basicamente trabalham juntos para rastrear sua navegação na Internet, bem como bombardear seu computador com anúncios pop-up e comprometer sua privacidade e segurança.

Mas você sabe a diferença entre Spyware e Adware?

O QUE É E COMO FUNCIONA UM ADWARE

Você navega na net hoje.

No dia seguinte, você fica surpreso ao descobrir que a página inicial do seu navegador mudou para um site diferente e a área de trabalho do seu computador tem um novo programa que você não se lembra de ter instalado.

Você já pode se considerar vítima de um Adware.

Adware, também conhecido como software de publicidade, é um pacote que baixa, exibe ou reproduz automaticamente anúncios em um computador pessoal quase imediatamente após a instalação do software ou o uso do aplicativo.

Ele também pode instalar um componente extra, que alimenta a publicidade do seu computador, geralmente por meio da exibição de anúncios pop-up ou da instalação de uma nova barra de ferramentas no navegador.

Outro Adware pode assumir o controle do seu navegador e redirecioná-lo para sites que você realmente não deseja visitar.

Na maioria das vezes, o adware é uma fonte legítima de receita para muitas empresas (como o caso do Adsense do Google que roda aqui no site) que oferecem software gratuitamente aos usuários.

O Eudora, um programa de e-mail, costuma ser citado como um bom exemplo disso.

Você pode comprar o programa de e-mail ou executar o Eudora no chamado “modo patrocinado”.

No modo mencionado, o programa exibe uma janela de anúncio e mais ou menos três links de barra de ferramentas.

O que é bom com este programa é que ele não fica de olho no uso do computador nem fornece informações importantes sobre você.

Esse tipo de adware serve apenas para anúncios pagos dentro dele.

Depois de parar de usar o Eudora, os anúncios param de ser executados no sistema do seu computador.

Uma vez que o rastreamento da web está sendo rastreado, não estamos mais lidando com adware. Em vez disso, temos spyware.

O QUE É E COMO FUNCIONA UM SPYWARE

Você navega na Internet hoje, fazendo alguns serviços bancários on-line e pagando sua conta de cartão de crédito.

No dia seguinte, você vai ao shopping.

Precisando de dinheiro, você tenta sacar dinheiro do caixa eletrônico. Para seu desespero, todo o seu dinheiro se foi.

Você pode ter sido vítima de um spyware.

O spyware monitora secretamente o uso da Internet e do computador.

Alguns spywares são maliciosos, de forma que alguns coletam senhas, IDs de usuário, números de cartão de crédito e alguns outros detalhes confidenciais sobre o usuário.

O spyware é um pouco semelhante ao Cavalo de Tróia (um programa que afirma eliminar o vírus do computador, mas em vez disso introduz vírus), você pode achar que está baixando um programa grátis, mas seu computador será infectado por outra coisa – o próprio spyware.

Além de causar problemas ao usuário relacionados à privacidade e ética, o spyware rouba você pelo uso da memória do computador, além de consumir largura de banda (quantidade de informações que podem ser transmitidas em um período específico de tempo), tornando a navegação na Internet mais lenta do que nunca.

O spyware também pode fazer com que seu computador trave ou fique instável.

Seria correto se os termos de licenciamento que são exibidos durante a instalação de um programa contesse  avisos sobre a instalação de um programa de spyware que pudesse vir com o download do programa que está sendo instalado.

No entanto, devido ao tamanho do texto, esses acordos geralmente não são lidos na íntegra.

CONCLUSÃO

Agora que você já conhece a diferença entre esses dois malwares e seu funcionamento, poderá tomar as devidos cuidados e não sair instalando qualquer programa que acha na internet.

Tenho certeza que a partir de hoje você terá mais cuidado ao baixar softwares e programas gratuitos na Internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.