O Que é um Programa Open Source ou Software livre

Se você passa algum tempo na internet, provavelmente já ouviu falar de software de código aberto, software livre ou Open Source, mas pode não ter entendido totalmente o que é e por que existe.

Vou procurar descrever o que são e descrever alguns de seus benefícios para a comunidade de usuários de software.

Há milhares de opções para baixar gratuitamente, como sistemas operacionais e as mais diversas aplicações como suites de aplicativos, ferramentas de desemvolvimento Web e muitas outras.

Antes de qualquer outro assunto, aprenda:

O QUE É UM CÓDIGO OPEN SOURCE

Em poucas palavras, o software de código aberto é um software feito por todos - para todos.

A esperança por trás de seu desenvolvimento é que, por meio de seu acesso aberto, ele evolua para algo que represente os verdadeiros desejos dos usuários de computador.

Através de uma ampla rede de envolvimento do usuário, o software em questão é aprimorado e depurado sem custos ou políticas administrativas.

Tradicionalmente, o software é desenvolvido por qualquer pessoa que tenha criatividade, entenda de programação e tenha muito boa vontade, porque não irá cobrar nada por ele.

Uma equipe de programadores profissionais (ou até mesmo um único programador o constrói), mas a comunidade em geral não faz parte de sua concepção.

Fique sabendo que é caro caro produzir um software e, como você provavelmente pode imaginar, esse custo é repassado ao usuário final: o consumidor.

O software de código aberto, por outro lado, é gratuito. Grátis para baixar, grátis para instalar, grátis para usar, grátis para modificar e grátis para compartilhar.

Iniciado há mais de vinte anos, é um fenômeno que está ganhando popularidade e exposição.

Em sua primeira concepção, o código aberto deu origem à World Wide Web como a conhecemos hoje.

 A Internet como um todo é o resultado da permissão gratuita para acessar a web, usar a web, contribuir com a web e compartilhar a web com outras pessoas. Mas certamente não parou por aí.

Em um passado não muito distante, o Netscape converteu sua versão comercial de seu navegador Navigator em código aberto. E hoje, o código aberto também está se aventurando no mundo comercial.

À primeira vista, a ideia de código aberto pode parecer simplesmente maluca para aqueles que ganham a vida com o desenvolvimento de software.

Mas os fatos apontam para uma previsão diferente.

O software de código aberto coloca as empresas em uma posição excelente para reposicionar sua marca e reposicioná-las em um mercado que talvez não tenham conseguido alcançar antes.

No mundo dos negócios, o código aberto tem tudo a ver com imagem e quando os consumidores testemunham corporações contribuindo (em vez de vender) para o público comprador, eles ganham grande favor aos olhos de seus usuários (além de tremendas oportunidades para vender outros itens).

Convidar o público para dentro do desenvolvimento de um produto cria comunidade e confiança.

Ele também define a plataforma para maior confiabilidade.

Os fãs de programas de código aberto são inflexíveis quanto a software confiável e criticam fortemente as versões comercializadas por serem cheias de bugs e propensas a erros.

Fãs ávidos até proclamam que o comercialismo é a causa do software de má qualidade.

A MOTIVAÇÃO NÃO É O LUCRO

Outro benefício que o código aberto traz à tona é a velocidade com que seus produtos são desenvolvidos, aprimorados, suportados e distribuídos.

Isso ocorre porque as pessoas que contribuem regularmente para um produto de código aberto o fazem por motivos altruístas  (além de alimentar o ego).

Eles são altamente talentosos, estão disponíveis e se importam.

Trazer dinheiro para qualquer projeto pode quase significar a morte instantânea.

Pode matar a motivação, o desejo e a verdadeira vontade de criar um bom produto.

Em um ambiente comercial, os participantes trabalham por um salário e não pelo produto.

E é isso que coloca os projetos de código aberto muito à frente de sua concorrência monetizada.

Como usuário de software, isso significa que você também pode contribuir para um projeto de código aberto e ajudar a desenvolvê-lo em um produto que reflita suas preferências diretas.

Você não está "preso" usando software de código aberto da mesma forma que ficaria usando um processador de texto ou banco de dados caro.

Você tem o mesmo acesso ao software de código aberto que seus programadores têm e, em essência, você é seu próprio cliente!

CONCLUSÃO

Talvez neste momento você esteja se perguntando onde pode entrar nessa maravilhosa oportunidade.

Existem muitas oportunidades de código aberto espalhadas pela Internet e elas podem ser facilmente encontradas facilmente no Google.

Há muitos programas Open Source espalhados na grande rede e você certamente encontrará mais recursos do que pode imaginar!

0 comentários:

Postar um comentário

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.