Como remover vírus de pendrive que oculta pastas e converte elas em atalhos

Tem um vírus causando muita dor de cabeça e confusão na vida de muitos usuários que utilizam pendrives, cartões de memória ou qualquer outro tipo de mídia móvel, exceto CD's ou algo do gênero.

O que acontece, é que de repente as pastas que o usuário possuía transformaram-se em atalhos e todo seu conteúdo sumiu. Alguns pensam que os arquivos foram perdidos, mas calma, todos os arquivos permanecem lá, só que agora estão ocultos.

A boa notícia é que esse vírus não é difícil de remover. Primeiramente vamos recuperar seus arquivos, ou melhor, vamos torná-los visíveis novamente.

RECUPERANDO OS ARQUIVOS OCULTOS


Primeiramente vamos abrir o Prompt de comando. Para isso vá em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Prompt de Comando ou basta simplesmente executar o atalho Window+R > digitar CMD > e clicar em OK


Feito isso aparecerá uma janela do DOS conforme imagem abaixo:

Agora digite o seguinte comando attrib -h -r -s /s /d F:\*.* , mas lembre-se de substituir o F pela letra da sua pendrive no Windows. Feito isso tecle Enter, aguarde o processo terminar e feche a janela de Prompt.

Agora você vai notar que seus arquivos estão lá novamente. Na sequência apague os atalhos gerados pelo vírus e faça uma limpeza na sua pendrive e no seu computador. Para essa tarefa recomendo a leitura dos seguintes posts


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Como vocês puderam perceber é bem fácil restaurar os arquivos, mas deixo meu conselho: evite usar suas pendrives ou cartões de memórias em outros computadores que não sejam os seus. Mantenha seu antivírus sempre em dia e faça sempre a manutenção preventiva no seu PC.

Sucesso pra você e até a próxima!

6 comentários:

  1. Mauricio Borges10/1/15 00:41

    Cara, esse vírus na época ferrou meu note...Foi uma droga...Usei o Avast, AVG e nada...O único antivírus que tirou foi o PSafe...Por incrível que pareça...e olha que maior galera reclamava, enchia o saco...Depois disso só uso esse...Nem mexo nessas coisas de sistema pq sou meio leigo dessas paradas...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito obrigada!
    O Pendrive contaminado era justamente o que possuía o backup do meu notebook danificado.
    Agora está tudo lá novamente, lembrarei de nunca mais utilizar pendrive na faculdade!
    Grata pela dica, 101%!

    ResponderExcluir
  3. muito bom resolveu meu problema. vlw

    ResponderExcluir
  4. UNICO TUTORIAL QUE FUNCIONA nesse mundo de internet com informações bizonhas!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/7/17 20:42

    obrigado amigo pela dica,resolveu meu problema...foi show de bola...valeu

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.