Como remover vírus de pendrive que oculta pastas e converte elas em atalhos

Tem um vírus causando muita dor de cabeça e confusão na vida de muitos usuários que utilizam pendrives, cartões de memória ou qualquer outro tipo de mídia móvel, exceto CD's ou algo do gênero.

O que acontece, é que de repente as pastas que o usuário possuía transformaram-se em atalhos e todo seu conteúdo sumiu. Alguns pensam que os arquivos foram perdidos, mas calma, todos os arquivos permanecem lá, só que agora estão ocultos.

A boa notícia é que esse vírus não é difícil de remover. Primeiramente vamos recuperar seus arquivos, ou melhor, vamos torná-los visíveis novamente.

RECUPERANDO OS ARQUIVOS OCULTOS


Primeiramente vamos abrir o Prompt de comando. Para isso vá em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Prompt de Comando ou basta simplesmente executar o atalho Window+R > digitar CMD > e clicar em OK


Feito isso aparecerá uma janela do DOS conforme imagem abaixo:

Agora digite o seguinte comando attrib -h -r -s /s /d F:\*.* , mas lembre-se de substituir o F pela letra da sua pendrive no Windows. Feito isso tecle Enter, aguarde o processo terminar e feche a janela de Prompt.

Agora você vai notar que seus arquivos estão lá novamente. Na sequência apague os atalhos gerados pelo vírus e faça uma limpeza na sua pendrive e no seu computador. Para essa tarefa recomendo a leitura dos seguintes posts


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Como vocês puderam perceber é bem fácil restaurar os arquivos, mas deixo meu conselho: evite usar suas pendrives ou cartões de memórias em outros computadores que não sejam os seus. Mantenha seu antivírus sempre em dia e faça sempre a manutenção preventiva no seu PC.

Sucesso pra você e até a próxima!
Compartilhe no Google Plus

6 comentários:

  1. Cara, esse vírus na época ferrou meu note...Foi uma droga...Usei o Avast, AVG e nada...O único antivírus que tirou foi o PSafe...Por incrível que pareça...e olha que maior galera reclamava, enchia o saco...Depois disso só uso esse...Nem mexo nessas coisas de sistema pq sou meio leigo dessas paradas...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito obrigada!
    O Pendrive contaminado era justamente o que possuía o backup do meu notebook danificado.
    Agora está tudo lá novamente, lembrarei de nunca mais utilizar pendrive na faculdade!
    Grata pela dica, 101%!

    ResponderExcluir
  3. muito bom resolveu meu problema. vlw

    ResponderExcluir
  4. UNICO TUTORIAL QUE FUNCIONA nesse mundo de internet com informações bizonhas!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. obrigado amigo pela dica,resolveu meu problema...foi show de bola...valeu

    ResponderExcluir