Meu computador liga, dá alguns bips e não inicializa. O que pode ser?

Talvez seja esse um dos problemas mais corriqueiros relacionados a computadores, principalmente os desktops ou computador de mesa (como preferir).

No post anterior, eu relatei a importância de se realizar uma manutenção preventiva em um micro. Esse tipo de problema que iremos detalhar mais adiante é facilmente evitado se o usuário optar por fazer a manutenção no seu PC antes mesmo dele apresentar qualquer defeito.

Nesse caso, o que vamos fazer é uma manutenção corretiva, ou seja, a máquina já está apresentando defeito resta agora solucioná-lo.




TUDO COMEÇA COM OS BIPS

Quando um computador começa apresentar alguns bips ou "apitar" significa que há algum problema relacionado a memória, processador ou placa de vídeo.

Embora os bips sejam um bom indicador de problema nem sempre isso acontece, devido a uma falha no auto-falante interno do computador (ou ausência dele), bateria da placa mãe em curto ou com a voltagem baixa, processador mau encaixado ou com defeito, uma falha na memória ou na placa de vídeo, problemas com a placa mãe, e muitas outras variantes. Enfim, se seu computador liga mas não apresenta bips, continue lendo esse post, ele ainda pode te dar uma luz no fim do túnel.


COMO REALIZAR OS TESTES

Observação importante: não me responsabilizo se você for tentar mexer no seu computador e acabar danificando de vez algum componente. Siga em frente se tiver segurança no que for fazer. Quem avisa amigo é :-)

Alerta dado vamos em frente.

1- Primeiramente antes de mexermos em qualquer componente do computador, vamos descarregar do nosso corpo a energia estática que se acumula sobre nós. Para isso segure em qualquer parte metálica do gabinete do computador, isso já é o suficiente para que essa energia seja descarregada e não venha causar danos nos componentes do computador.

2- Feito isso, abra o gabinete e remova os pentes de memória e a placa de vídeo off-board (se ouver). Em seguida limpe os contatos do pende de memória e da placa de vídeo com uma borracha de escola, de preferência aquelas de 2 cores e limpe esses contatos com a parte azul.

3- Após a limpeza dos contatos da memória e da placa de vídeo será necessário limpar os bancos de memória na placa mãe e os slots. Para esse serviço, utilize uma escova de dentes embebida em álcool isopropílico. Espere secar.

4- Em seguida volte os componentes para o computador e veja se ele liga.

5- Caso o computador não ligue, será necessário testar os componentes conectados a placa mãe, substituindo-os um a um, por outros que estejam funcionando.


SE EU FIZER TUDO ISSO E AINDA ASSIM NÃO ACHAR O DEFEITO?

Bem, se nada foi acusado ainda, não significa que seu PC não tem defeito, mas que você ainda não conseguiu encontrá-lo.

Deixe sua dúvida na área de comentários, ela pode ser a de muitos outros.

Um grande abraço

Rodrigo Nascimento

4 comentários:

  1. Nicodemos7/9/13 03:43

    mesmo assim não ligou.
    O problema é o seguintes logo que ligo ele a corrente ele acelera o ventilador e começa a dar os bips ate 6 e para, mantem os leds da corrente ligados. ele é dell optplex 330
    pessoal me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  2. Amigo, 6 bips pode ser a placa de vídeo on-board ou offboard se tiver. Já testou a placa de vídeo?

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo! Fuçando pela interne encontrei seu blog e achei muito interessante!! também trabalho como técnico em informatica a algum tempo e tenho um pequeno negocio tirando copias de documentos e serviços relacionados a informatica!!Bem meu problema é o seguinte, meu PC parou de funcionar misteriosamente, ele liga normalmente, o cooler liga, mas não da bip e da sinal de video. concluindo não funciona!! O que sera? Preciso da sua ajuda


    Obs:. Tenho um notebook com o mesmo problema!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Diego. Bem, nesse seu caso será preciso testar os componentes básicos para ligar um computador: fonte, placa mãe, processador, memória e placa de vídeo se for off-board. No caso do notebook o teste é um pouco diferenciado mas se resume em testar cada um dos componentes básicos.

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.