Como lidar com clientes "espertinhos"

Dúvida enviada pelo leito Antônio Carlos em 30/11/2012 às 23:22

Pergunta: Olá tudo bem com você? estou aqui novamente amigo, bom para saber como você procede em casos de Clientes em que você faz de tudo entrega a maquina funcionando ensina o usuário a lidar com a segurança do PC contra as pragas virtuais mas mesmo assim o Cliente vem depois de 20 dias dizendo que a máquina parou que o serviço que foi feito não prestou e coisas deste gênero que a gente tem que ouvir e as vezes ficar calado e refazer o serviço, na minha manutenção até coloco dual boot com sistema linux para facilitar a vida do cliente para optar na hora de descarregar um pendrive ou navegar na internet com segurança com o linux, mas mesmo assim acontecem coisas desagradáveis para nossa profissão  bom resumindo como você lida com isso amigo? obrigado pela atenção. ( seria viável fazer um termo de responsabilidade ou seja uma garantia onde o serviço esta sendo entregue e que ocorra algo a responsabilidade sera do Cliente?)


Resposta: 

Oi Antonio, tá tudo bem comigo, obrigado.

Veja bem, eu separo os meus clientes em bons clientes e maus clientes. Os bons clientes são aqueles que sempre compram, confiam e indicam meus serviços, e claro, pagam muito bem. Já os maus clientes são aqueles que compram eventualmente, vivem desconfiados, nunca indicam meus serviços para ninguém e não pagam tão bem assim.

Com o primeiro grupo eu não me preocupo muito, pois sei que são fieis e voltam sempre. Já com o segundo eu tenho um pouco mais de trabalho.

Esse tipo de conflito é normal na nossa profissão, não esquente a cabeça com isso. Para resolver alguns conflitos, criei uma ordem de serviço e no final da ordem de serviço coloco a seguinte mensagem: “Declaro que os serviços do presente relatório foram efetivamente prestados, tendo sidos dados como aceitos por mim nesta data, e que, têm a garantia de 90 dias, conforme CDC – Código de defesa do consumidor”., peço para o cliente colocar a data que está sendo entregue o serviço e assinar.

É preciso deixar claro para o cliente que a garantia vale para os programas que foram instalados e que ela não cobre danos causados por vírus, remoção indevida dos programas, programas instalados pelo cliente, danos no hardware, etc…

Você pode até confeccionar um termo de garantia por escrito e fazer o cliente assinar também. Dessa maneira você se protege e evita transtornos.

Abraço

Rodrigo Nascimento

2 comentários:

  1. Rodolfo S. Lima25/1/13 15:15

    Muito boa dica Rodrigo, pouco tempo aconteceu isso comigo, porém foi mais complicado por que a filha do cliente queimou a fonte e colocou a culpa em mim, tive que dar outra fonte para o cliente...E olha que ja tinha se passado mais de 90 dias, vou começar a fazer esse contrato de prestação de serviço, valeu, muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodolfo, é muito bom compartilhar as experiências com colegas de trabalho. Fico feliz de tenha gostado do post. Até!

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.