Como aumentar o desempenho do seu computador

Todos nós sabemos que os computadores não são simples aparelhos eletrônicos como uma televisão ou rádio por exemplo, que basta ligar e usar os recursos que já vem instalado de fábrica.

Os computadores são muito diferentes! Nós interagimos diretamente com essas máquinas. Podemos deixá-los "com a nossa cara" e configurá-los da maneira que melhor nos agrade. Essas vantagens são ótimas, mas tem um pequeno problema. Acompanhe.

Conforme usamos o computador, instalamos programas, desinstalamos programas, navegamos na internet, pegamos alguns vírus, seu desempenho vai ficando cada vez mais baixo. Tudo isso é normal, mas dependendo do uso do computador pode ficar caro, pois gerará muita manutenção. Uma visita técnica pode variar de R$ 50,00 a R$ 100,00, no mínimo!

Mas saiba que com algumas poucas horas podemos dar um "gás" em nosso PC. Coloco abaixo minhas dicas de manutenção. São procedimentos simples mas muito eficientes. Ganho dinheiro todos os dias realizando esses procedimentos nos computadores dos meus clientes. Então MÃOS-A-OBRA!




FAZENDO A LIMPEZA INTERNA

Comece fazendo uma limpeza interna no computador. Por hora vamos nos ater somente na remoção da poeira interna. Tirar a poeira é muito importante, pois ela é responsável por superaquecimentos no computador, que podem danificar seus componentes.

Para remoção de poeira vamos utilizar um pincel com cerdas macias e preferencialmente de material sintético e um soprador, que pode ser um secador de cabelo (com ar frio), um compressor ou até mesmo um "compressor de pobre': assopro :-).

Vá removendo a poeira de todos os cantos, principalmente dos dissipadores (peças metálicas que ajudam no resfriamento do processador e dos chipsets.


FAZENDO A MANUTENÇÃO NO SISTEMA

Depois da limpeza interna do computador vamos fazer a manutenção no sistema, ou seja, no Windows.

O primeiro passo é fazer uma limpeza geral nos arquivos temporários e no registro do Windows. Para essa tarefa recomendo a leitura do seguinte post:

Após a limpeza dos arquivos temporários, vamos fazer uma varredura completa em busca de vírus e outros tipos de malwares. Para essa tarefa vamos utilizar os seguintes posts:

Logo após a limpeza dos malwares, recomendo repetir o primeiro passo para remover as sobras de arquivos que ainda ficaram no sistema e no registro do Windows.


DESFRAGMENTANDO OS ARQUIVOS DO WINDOWS

Vamos agora dar uma organizada nos arquivos que estão no seu HD. Para essa tarefa vamos utilizar o seguinte post:

VERIFICANDO A INTEGRIDADE DO HD

O próximo passo será verificar se está tudo em ordem com seu disco rígido. Nessa etapa vamos verificar se há erros no disco (Bad Block) e como reparar esses erros caso existam. Vamos utilizar como material o seguinte post:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se você concluiu todos os passos, deve ter levado em média para fazer tudo. É, demora bastante para fazer, mas no final eu tenho certeza que o resultado é satisfatório.

A partir desse ponto basta manter seu computador funcionando bem. Veja as dicas para amenizar os problemas futuros:
  • Mantenha seu Antivírus atualizado;

  • Evite instalar programas piratas, eles podem danificar seu sistema;

  • Evite páginas de internet com conteúdo suspeito e tenha cautela ao abrir e-mails de desconhecidos;

  • Faça essa manutenção uma vez a cada 30 ou 60 dias;

Com essas pequenas, mas valiosas dicas, você terá um computador "sadio" por um longo tempo.

Grande abraço

Rodrigo Nascimento

Gostou?! Compartilhe!

2 comentários:

  1. Ricardo Silva14/4/13 10:37

    Gostei muito Rodrigo,pois eu,em minha opnião,gosto de compartilhar coisas que posam ajudar os outros.O seu trabalho é muito importante.Obrigado,estou tambem na area de informática,e sei que vc não tem ajuda de ninguem,e nós passamos muito aperto por ter suporte as vezes.Parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ricardo por ter apreciado o trabalho. No que puder contribuir fique a vontade. Até

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.