Como resolver problema da BIOS da Placa Mãe PW-945GCX

Depois de muito quebrar a cabeça, de tentar uma centena de Bios furadas finalmente achei a solução do problema para essa placa. Realmente ela é uma porcaria, mas tem gente que prefere não trocar.

Os problemas dela são diversos, no meu caso não reconhecia HD nem com macumba.

Disponibilizarei o link para o download do programa e o passo-a-passo para resolver pelo menos uma dúzia de problemas apenas trocando a Bios dessa placa por uma que realmente funciona. Nem o fabricante dessa bagaça disponibiliza a Bios dela.

1- Primeiramente baixe os programas clicando aqui

2- Extraia os arquivos dentro de uma pasta para ficar mais fácil o manuseio

Criando uma pendrive inicializável

1- Faça backup dos arquivos de sua pendrive e instale o programa "hp usb format" 

2- Instale o programa "winima85" (use esse setup se estiver na plataforma xp 32bit, caso nao, veja o programa para seu sistema e faça o download em http://www.winimage.com/)

3- Execute o programa Winimage e extraia o arquivo winb98se.IMA para uma pasta  nomeada "boot98se" em qualquer diretório no seu computador, de preferência crie uma para um controle melhor.

4- Execute o programa "HP USB Disk Storage Format Tool" que você instalou primeiro, e deixe as opções do programa conforme a figura abaixo. Procure o diretório onde você extraiu os arquivos "boot98se"; depois clique em Start e confirme tudo até finaliza. Logo após clique em Close.


5- Extraia os arquivos da pasta zipada "945GCX-BIOS". São 2 arquivos. Copie-os e cole dentro da unidade do pendrive bootável.

Atualizando a Bios

1- Reinicie o computador onde está a Placa PW-945GCX e configure para que a mesma faça boot por uma unidade USB.

2- Após iniciar a pendrive digite o comando sem as aspas "C:\AFUDOS 8B2427S3.ROM /P /X"

3- A instalação é rápida. Após terminar reinicie o computador e remova a pendrive

Pronto, sua bios está atualizada.

ATENÇÃO! A instalação do programa da Bios requer algum conhecimento técnico. Se fizer a instalação dessa Bios em uma placa que não seja o modelo da qual estamos tratando poderá danificá-la. Portanto não me responsabilizo por "barbeiragens tecnológias" e não darei nenhum suporte adicional além do tutorial apresentado.

Um grande abraço

Rodrigo Nascimento

309 comentários:

  1. diógenes15/6/12 11:03

    ola fiz tudo como ta ai mas ao dar o comando aparece isso aqui PROBLEM OPENING FILE FOR READING oque pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Olá Diógenes, provavelmente seu arquivo está corrompido. Tente baixar novamente ou copiar novamente. Até!

    ResponderExcluir
  3. diógenes15/6/12 15:59

    cara MUITO OBRIGADO MESMO agora ta normal a maquina meu problema era ela nao deligava os coolers so desligava o sistema operacional se nao fosse vc com essa poste teria que comprar uma placa mae nova MUITO OBRIGADO DE NOVO.

    e sobre o erro tinha esquecido de por os espaços hehehhe parabens pelo post e o tutoria.\o/

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Diógenes pelo retorno e fico feliz de poder ajudar. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. jose rafael18/6/12 10:13

    Boa tarde, excelente tutorial cara.... muito obrigado pela ajuda, mas infelizmente minha placa tambem esta com o mesmo problema da sua sobre o HD, e fiz o procedimento que ensinou mas o problema ainda persiste. você disse que usou varias atualizações até chegar na que deu certo para vc.... você sabe em diser se tem algum site que posso encontrar ja que o fabricante não disponibiliza?

    ResponderExcluir
  6. Oi José. No site do fabricante você não irá encontrar a BIOS dessa placa. Essa placa tem vários problemas relacionados a BIOS. O programa dela mais atualizado que encontrei foi esse. Foram 2 dias procurando, vários programas testados, mas o que funcionou mesmo foi esse. Eu não saberia te indicar outro local para procurar :-(. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. jose rafael18/6/12 14:39

    muito obrigado pela atenção amigo, realmente esta empresa é uma piada... muitas pessoas com problemas e sem apoio algum do fabricante.

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo, o importante é evitar comprar dela. Sem contar que suas placas são de baixíssimo desemprenho. Até!

    ResponderExcluir
  9. Tiago Cruz26/6/12 08:55

    Olá Rodrigo, pelo post!

    Rapaz, tenho uma bomba dessas ae em casa... a placa de rede onboard já anda funcionando as veze sim, as vezes não (coloquei uma PCI no lugar e sucesso)

    Agora a PCI-e parou de funcionar (a placa nVidia está OK!).

    Estou pensando em fazer esse update da BIOS (um Clear CMOS não resolveu) porém gostaria de saber onde você pegou este arquivo, pois no site da PCWARE não encontro mais :(

    Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Olha Tiago, eu não sei te responder onde achei, sério mesmo. Foram muitas horas a procura de algo que resolvesse o meu problema. Os testes foram na famosa tentativa e erro. Até que achei esse programa da BIOS que resolveu meu problema. Agora quando a PCWare, o suporte técnico deles é péssimo, lá você não encontrará nada mesmo.

    Quanto ao update da BIOS na sua placa só tenha certeza de que é esse modelo. Se for não terá problema (veja os outros comentários), já que essa atualização resolve uma porção de problemas.

    E pra encerrar essa placa é ruim demais :-)

    Até!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado, fiz de acordo com as instruções e deu certo, o plaquinha ruim viu!!

    ResponderExcluir
  12. Tiago Cruz27/6/12 18:33

    Então Rodrigo,

    atualizei a BIOS com sucesso (\o/) porém minha placa PCI-E continua sendo ignorada pelo SO (windows ou linux, hehehe)

    O que será que posso fazer com a danada?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  13. Pois é Tiago, se você quer mesmo usar tua placa PCI-e é bom pensar em outra PM. Não tenho certeza, mas tudo indica problema no barramento PCI-e. Bem, em todo caso o melhor mesmo é deixar essa placa de lado e investir em outra. Abraço!

    ResponderExcluir
  14. marcio sousa3/7/12 07:18

    ola amigo, eu estou procurando uma bios para essa placa atualizada essa que vc disponibilizou está com data de 2008 inclusive é ate mais antiga que a que tenho na minha maquina

    ResponderExcluir
  15. Oi Márcio, se sua placa não está com nenhum tipo de problema é melhor nem mexer. Como diz o Iberê: "não conserte o que não está estragado". Porém se ela está apresentando algum tipo de problema, não custa nada tentar usar essa BIOS. Quanto a encontrar uma BIOS mais atualizada, vai depender de sorte, pois a própria empresa (a PCWARE) não tá nem aí pra nós. Obrigado por participar. Até!

    ResponderExcluir
  16. amigos boa noite fiz tudo como no tuto muito bom por sinal e da erro na hora de dar o comando ja verifiquei tudo e esta tudo correto se alguem souber de algo por favor ajudem pois é uma maquina que ja estava vendida
    obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  17. Gesiel, alguma coisa vc está fazendo de errado. Lembre-se de respeitar os espaços nos comandos para que o tuto dê certo. Abraço!

    ResponderExcluir
  18. rodrigão cara era msm os espaços muito abrigado msm cara tuto super nota 10 e vc tbm muito atencioso meus parabéns...

    ResponderExcluir
  19. Comprei esta placa usada na Santa Ifigenia para substituir minha Asus que queimou. A BIOS sobe e detecta tudo direitinho, meu HD as Memórias, tudo parece perfeito mas ao Salvar as configurações da BIOS, a tela fica preta e não carrega nada, já tentei dar boot pelo Pen Drive, Pelo CD do Win 7, de toda as maneiras mas não abre nada, a unica coisa que abre é a BIOS e mais nada. Tentei executar seu procedimento mas ele não inicia o pendrive, ele detecta na BIOS tudo mas na hora do boot, não sobe nada nem pra digitar comando nenhum. O que pode ser? Não sei mais o que fazer estou pensando em ir até a Santa Ifigenia e solicitar a troca por uma Asus ou meu $$$ de volta, não sabia que me venderiam uma placa tão lixo!!! A luz verde do painel frontal também fica ligada direto mesmo após eu desligar o PC precionando o botão de liga e desliga após +ou - 10 segundos, será que tah com curto ou algo assim???

    ResponderExcluir
  20. Oi Beatriz, como você pode ver nos comentários acima essa placa é bem problemática. Como você mesmo comentou, ao ligar o PC a placa detecta o HD as memórias... isso já é um bom indicativo, pelo menos ela liga :-)

    Você diz também que tem problemas para salvar as configurações da BIOS. Já tentou dar um reset nela através do junper do Clear CMOS? Quanto ao LED que fica aceso direto, verifique se você não inverteu o positivo com o negativo.

    Outra coisa, em fontes ATX é preciso você segurar o botão de Power pressionado uns 10 segundos para desligar, isso é normal.

    Agora quer uma dica boa mesmo? Se você tem a possibilidade de trocar a placa pela garantia do vendedor, mesmo sendo usada, FAÇA! Não vale a pena ficar com uma peça que mau funcionou já começa a dar problema.

    Obrigado por participar. Até!

    ResponderExcluir
  21. Olá Rodrigo,
    Parabéns pelo Tutorial,eu tava com uma placa dessas encostada já faz um tempinho,pensei que estava com problemas de capacitores,e como ultima tentativa queria atualizar a BIOS,más quem disse que se acha!!! más graças a sua ajuda, eu baixei os programas e arrisquei atualizar a BIOS pois estava com o mesmo problema de muitos colegas ai, encerrava o Windows más continuava tudo ligado, e deu certo...
    Valeu mesmo pelo Tutorial ai...
    abraço

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigado Elzio, fico feliz de poder te ajudar. Até!

    ResponderExcluir
  23. Olá Rodrigo parabens pelo tutorial.

    ResponderExcluir
  24. Parabens depois dessa atualização meu pc ta desligando perfeitamente,antes ficava as fans ligadas,depois dessa atualização ficou perfeito o desligamento.

    ResponderExcluir
  25. ANDERSON PAULO RIBEIRO TIMOTA24/7/12 14:18

    OLÁ RODRIGO ESTOU COM, UM PEPINO GRANDE ESTOU COM UM COMPUTADOR PENTIUM 4 2.8 COM 1GB MEMORIA DDR 400 E UM HD DE 40GB PEGUEI PARA FAZER UMA SIMPLES FORMATAÇÃO DO WINDOWS XP JÁ QUE ELE APRESENTAVA UMA SITUAÇÃO DE TRAVAR AO INICIAR TENTEI FAZER O REPARO COM O PRÓPRIO CD DO WINDOWS XP NADA TROQUEI O HD AGORA QUANDO DOU O COMANDO DE BOOT PARA FAZER A INSTALAÇÃO ELE INICIA MAIS QUANDO VAI PARA A TELA COM A PORCENTAGEM DA INSTALAÇÃO TRAVA NOS 6% JA TENTEI COM OUTRO CD E ATÉ OUTRA UNIDADE DE CD/DVD MAIS NÃO CONSIGO FAZER A INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP, SERÁ QUE É A BIOS. UM ABRAÇO AGUARDO SUA RESPOSTA PARABENS PELO TRABALHO PRESTADO.

    ResponderExcluir
  26. Oi Anderson obrigado por participar. Primeiramente num caso desse seria preciso fazer uma manutenção corretiva para ver qual componente está dando problema. Quanto ao problema estar relacionado a BIOS acho pouco provável, mas vamos por partes.

    Primeiramente, será preciso testar cada componente do computador. Remova todas as placas offboard que estão instaladas e deixe somente os componentes principais: MB, memórias, HD's, Leitoras de CD-DVD. Feito isso tente fazer a instalação. Se conseguir instalar o problema pode estar em um dos componentes removidos, e será preciso testá-los separadamente.

    Se o problema persistir, terá que testar os componentes principais um a um, até mesmo a fonte. A técnica é a seguinte. Troca a fonte do computador por outra que está funcionando perfeitamente e tenta fazer a instalação. Depois faça o mesmo com a memória, o HD, o Processador, os cabos flats, até sobrar a placa mãe.

    É demorado, eu sei, mas esse é o jeito mais confiável. Você pode também estar utilizando um programa excelente para verificar a integridade das peças. Falo do PC-CHECK da Eurosoft. Mas mesmo assim, o jeito certo é por substituição.

    Se sobrar só a placa mãe, aí sim, tenta fazer o upgrade da BIOS.

    Mas não poderia fazer o upgrade da BIOS logo no início? Pode! Mas se o problema for outro ela pode te dar a falsa impressão de que o caso foi resolvido e você corre o sério risco de em poucos dias ter o computador para manutenção novamente.

    Espero ter te ajudado. Estou montando os tutoriais sobre manutenção preventiva, corretiva e preditiva. Em breve estarei postando. Aproveite e assine os feeds do blog http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=Tecnascimento

    Um grande abraço. Até!

    ResponderExcluir
  27. Ola Rodrigo. Parabéns em primeiro lugar. Seu site é muito útil.
    Bom, agora minha problemática: Tenho essa bendita placa da PCWARE PW945gcx. Meu processador antigo queimou (E5400) e comprei um novo (lógico que melhor E7500) e a placa não reconhecia ele como tal. Atualizei a BIOS seguindo seus procedimentos e tudo ficou lindo: reconhece o processador como o que é, toda a memória, a rede, enfim quase tudo. Eu disse quase... O problema é que agora, não reconhece a placa de video (N8400GS). Na verdade o vídeo ta rolando através da placa, mas quando tento instalar o drive diz: - operation failure, card not found. Muito estranho, pois consigo mudar a resolução de tela pelo Windows de 800*600 até 1600*1200, coisa que nem a on board não faz. Mudei no Setup pra PCI EX pra inicializar primeiro, mas nem assim. Será que a placa mãe não é compatível com a memoria da placa de vídeo, que é DDR3, ou é só problema de drive, que alias não achei nenhum compatível na net? Agradeço qualquer ajuda. Abraços

    ResponderExcluir
  28. Oi Esnaider, obrigado por participar. Bem, vejo que 90% do seu problema foi resolvido e isso é muito positivo. Porém você me diz que não consegue instalar essa placa de vídeo da MSI. É meio difícil dizer o que pode estar acontecendo. Eu diria que poderia ser o driver, mas você já baixou a última versão no site. Então resta testar o barramento PCI-e dessa placa que também é bem problemático. Para fazer isso você teria que testar uma outra placa de vídeo no seu computador pra ver se está tudo certo com o slot.

    Segundo, antes de te responder eu andei dando uma pesquisada na internet e encontrei 2 links de pessoas relatando o mesmo problema com a referida placa de vídeo, o que pode indicar um problema na fabricação do driver ou um bug na placa de vídeo. Os links são esses http://forum.clubedohardware.com.br/problemas-instalacao-driver/1049465?p=5606053 e esse http://forum.clubedohardware.com.br/geforce-n8400gs-placa/1064943.

    Terceiro, tente fazer a instalação instalando o driver do chipset da placa de vídeo, que é um chipset da NVIDIA. Para ver qual o modelo do chipset utilize o programa CPU-Z. Ensinei a fazer isso nesse post

    Por último, a memória da Placa de vídeo não interfere no computador, você pode usar uma placa de vídeo com memória DDR3 em um computador com memória DDR2 sem problemas.

    Espero ter te ajudado. Até

    ResponderExcluir
  29. depois de atualizar tem como fazer overcluck ?

    ResponderExcluir
  30. Oi Ediclei, obrigado por participar. A técnica de Overclock consiste em aumentar a frequência do processador para que esse possa funcionar numa velocidade maior. Alguns processadores não permitem o overclok, outros sim. Em algumas placas essa mudança era feita através de jumpers diretamente na placa mãe, mas hoje tudo é feito na própria bios. Não me lembro de cabeça, mas acredito que essa placa não permite mudar a frequência do processador, posso estar enganado. Se alguém tiver uma resposta mais precisa, pode me ajudar. Até!

    ResponderExcluir
  31. Minha fonte nao desligava automaticamente. Segui o tutorial e o problema foi corrigido.
    Logo apos a atualizacao, apareceu o erro CMOS Checksum bad. Retirei a bateria da placa mae e agora esta tudo certo! Obrigado, sucesso!

    ResponderExcluir
  32. Obrigado Felipe, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  33. Muito bom e muito obrigado.
    Mas o computador continua reiniciando quando eu desligo...

    ResponderExcluir
  34. Já fez o teste nos outros componentes: fonte, memória, processador? Testa e veja se algum desse componente está com defeito. Até!

    ResponderExcluir
  35. Paulo Caetano25/8/12 01:18

    Olá Rodrigo, estou com essa placa de um cliente me dando muita dor de cabeça, o problema teve início com as entradas sata,mesmo depois da atualização bios elas continuam sem pegar pedi então que ele comprasse um hd ide, fiz a instalação do s.o dos programas tudo por internet sem fio com adaptador usb.
    Chegando com o pc na casa do cliente ele usa internet por cabo ethernet, e para minha surpresa o pc não está querendo reconhecer a conexão, testei o cabo num notebook e funcionou perfeito, rodei um linux pra ver se era algum problema de driver e nada o mesmo problema.
    Minha dúvida é, o que seria melhor pro meu cliente fazer, comprar um adaptador usb rj45 aí sim ligar a internet do modem pela usb ou comprar uma placa mãe nova pois cada hora surge aparece um problema novo?
    Desde já agradecido pela atenção.

    ResponderExcluir
  36. Oi Paulo, não se incomode mais com essa placa. Nesse caso a troca dela seria a melhor opção. Mas se mesmo assim o cliente não autorizar a troca, experimenta instalar uma nova placa de rede. Explica a ele que essa placa mãe é problemática e que futuramente pode vir a dar problema novamente e o gasto com peças pode ser maior. Se ele continuar a insistir nela, deixe por conta do cliente, sem stress :-) Até!

    ResponderExcluir
  37. Paulo Caetano28/8/12 14:23

    Oi Rodrigo, obrigado pela ajuda, a cliente resolveu trocar a placa mãe , já que agora a entrada on board de vídeo começou a gerar interferência no monitor e tbm a tela pisca de preto de vez em quando.
    Rodrigo eu vi no site do fabricante "Digitron" eles são responsáveis pela montagem dessa marca e tbm pela MSI , SUPERMICRO, INTEL e outra q não me lembro.
    Poderia ser considerado q essas outras marcas tbm não sejam de qualidade tão boa quanto a GIGABYTE ou a BIOSTAR que ao me ver são as placas q menos ouço falar de problemas, além de serem compatíveis com qualquer tipo de configuração de hardware sem q haja conflitos.
    Mais uma vez obrigado pela ajuda Rodrigo.

    ResponderExcluir
  38. Paulo, sempre que for comprar um periférico você tem que olhar o conjunto pra que ele sempre tenha o melhor desempenho. Existem outros modelos da PCWare que são menos problemáticos. O que na realidade essas empresas fazem é montar os chipsets em suas placas. Quando você for comprar a placa mãe para seu cliente, verifique com ele o quanto ele está disposto a gastar. Depois disso pesquise as placas que tem disponíveis para o sistema dele levando em conta o orçamento que ele disponibilizou. Feito isso, não escolha a placa somente pela marca e sim pelo que ela oferece. Ex: veja a que tem a melhor velocidade de barramento, quantidade de bancos de memória, tecnologias empregadas, se os capacitores são sólidos ou não, etc... A marca nem sempre vai lhe dar o melhor desempenho. Não é a toa que eventualmente eu pego máquinas que tem processador celeron apresentando desemprenho superior a máquinas que tem um processador DualCore.

    Atenda bem seu cliente e lhe entregue um computador bem montado. Ele nunca mais vai querer outro técnico.

    Abraço

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  39. Aleluia!!! funcionou 1000%, já reconhece Hd's Sata, o que não ocorria antes, sumiram as telas azuis de "Kernel_Inpage_Error", obrigado d+++!!!

    ResponderExcluir
  40. Boa Noite Rodrigo,
    Bom, eu venho enfrentando alguns probleminhas com relação ao acesso Remoto,um dos programas que uso, é o TightVNC e um programinha Chamado Monitor de IP que me fornece o IP LOCAL E EXTERNO, só que mesmo digitando no Navegador por exemplo o IP 187.38.115:5800 que é a Porta do VNC, não consigo acessar se a internet de onde vem o IP estiver Roteada, se estiver direto no modem sem usar roteador, ai consigo acesso, nem o Radmin eu tive sucesso, a não ser em rede local..
    Agradeço de você tiver alguma sugestão..

    Tem o TeamViewer, que eu tenho usado...mas queria descobrir por que estes programas acima, não estão dando certo..

    Abraço e Bom Feriado..

    ResponderExcluir
  41. Oi Elzio. Para responder a tua pergunta de uma maneira mais completa seria necessário criar um novo tutorial. Se você me autorizar farei esse tutorial com base a sua pergunta. Mas por hora vou tentar responder as suas perguntas.

    Vejo que você está tentando fazer o acesso remoto no seu computador através do programa TightVNC utilizando um programa que converte ou monitora os IPs variáveis tranformando-os em um IP fixo. Até aqui você fez tudo certo. Provavelmente você não está conseguindo acessar seu computador porque você precisa liberar a porta 5800 no seu roteador. É por isso que localmente você consegue o acesso, porque não precisa passar pelo modem.

    Com o TeamViewer é diferente, pois a conexão é feita diretamente no servidor do programa, independente de IPs, portas, etc.

    Experimente usar o serviço do NO-IP (www.no-ip.com) que "cria" IPs fixos para máquinas. A grande vantagem dele, é que você pode criar domínios www para seus IPs. Ao invés de você digitar IP 187.38.115:5800, poderia ser www.meupc.info:5800. Utilizo muito quanto um cliente quer acessar as câmeras de sua casa de qualquer lugar que tenha internet.

    Abraço.

    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
  42. Boa Noite Rodrigo,
    Pode sim criar um novo tutorial,se você acha melhor,da minha parte sem problema algum, assim mais pessoas com problema semelhante podem aprender a resolver o problema, bom eu até fiz alguns testes com relação a criar portas no Roteador,mas ainda não tive tempo de fazer todos os testes, mas vou ver também a sua dica desse serviço no-ip , vou fazer mais uns testes com a criação de portas e volto a te passar os resultados..

    Agradeço a Sua Atenção..
    Abraço

    ResponderExcluir
  43. Obrigado Elzio. Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  44. Boa noite Rodrigo,
    estou tendo um problemão aqui e gostaria de saber se poderia ser devido a bios.
    é o seguinte, tenho a bendita (maldita) placa-mãe discutida... meu hd queimou e comprei um novo, sata 3, 500gb da WD... desde entao meu computador parece estar funcionando normalmente, até q o led vermelho do gabinete (o de leitura do hd) trava, e o pc nao recebe mais nenhum comando novo... assim, se eu estiver vendo um vídeo, as vezes eu continuo assistindo quando o led trava, mais se eu tentar abrir uma pasta por exemplo, ela nao abre, na internet por exemplo, as vezes eu consigo acessar todas as abas abertas normalmente, mais nao abro nenhuma nova.. passados cerca de 2 a 3 minutos o led volta a piscar normalmente e todos os novos comandos que eu dei são feitos tudo junto.. tipo, abre várias pastas, várias abas e etc. aí fica tudo normal por cerca de uns 3 a 10 minutos e trava de novo.. e fico nessa repetição sempre... e detalhe, quando eu instalo qualquer programa que seja, ele trava o led, e devido a isso demora MUITO qualquer instalação.

    Obrigado e parabéns pelo tutorial.
    abraço

    obs: já testei todos os componentes do meu pc eu outro computador, inclusive o hd novo, funcionaram normalmente sem travar... só nao consegui testar o processador e a placa-mãe.

    ResponderExcluir
  45. Oi Leonardo, o único jeito de saber se pode ser a BIOS ou não é atualizando ela. Como você disse que é um HD novo pode haver incompatibilidade. Experimente colocar um HD mais antigo e veja se o problema persiste. Mas em todo caso, faça o upgrade da BIOS, não custa nada :-) Até!

    ResponderExcluir
  46. Meu problema era que o micro não desligava mais, atualizei a BIOS com o tutorial a cima e agora a placa mãe está desligando corretamente.

    Parabéns pelo tutorial Rodrigo Nascimento! Bem Explicado funcionou de primeira...

    ResponderExcluir
  47. ola amigos sou tecnico em hardware e software entendo tudo isso
    e tenho essa placa mae que deu o mesmo problema resolvi o problema se seu HD for IDE e so
    colocar o jumper como master e nao slave porque ela nao reconhece agora se seu HD for sata va na bios e desabilite as saida IDE e deixe so o sata ligado depis aperte F10 e salve o processo e reinicie o pc

    ResponderExcluir
  48. Obrigado Wander pela colaboração. Até!

    ResponderExcluir
  49. Eu que agradeço pelo retorno. Até!

    ResponderExcluir
  50. E ae Rodrigo beleza... então fiz seu procedimento, e tal e a placa melhorou 1000% até mesmo na rapidez e tal, porem apareceram 2 problemas novos nessa joça... ele nao reconhece meu HD SATA da Sansung, e não reconhece mais a placa de video... tive que ligar o monitor direto na placa.... se vc puder me ajudar fico grato... vlww

    ResponderExcluir
  51. Oi Bruno, é difícil dar mais alguma solução para essa placa. Se você realmente não quiser mais ter dores de cabeça com ela sugiro que você faça a troca dela. Você não é o primeiro a reclamar de problemas com HD's Sata e no barramento PCI-e, e pelo que estou vendo, não será o último. :-) Até!

    ResponderExcluir
  52. Fael Rabelo2/10/12 03:21

    ai fiz tudo q o tutorial manda so q aparece uma mensagem da bios e uma abaixo assim:
    ( -error unknown command)

    o meu problema é q quando da boot aparece o logo do xp e trava nele, ou quando vou instalar o xp na hora de aparecer atela para formatar e particionar o hd da tela escura e trava, sera q é a bios???

    ResponderExcluir
  53. matheus trak2/10/12 08:07

    oi rodrigo to com o msm problema , to qerendo atualizar porq nao funciona as saidas USB agora oq eu arrumo ?

    ResponderExcluir
  54. Oi Matheus. Eu não entendi: as entradas USB's não estão funcionando? Que mesmo problema? Até!

    ResponderExcluir
  55. Oi Fael. Quando ao erro acredito que você não está obedecendo os espaços no comando, verifica se está digitando corretamente sem esquecer de dar os espaços.

    Quando ao travamento pode estar relacionado a algum problema no HD. O ideal seria colocar um outro HD no lugar e tentar instalar o Windows nele. Mas não custa nada atualizar a BIOS. Essa placa é tão problemática... faça a atualização e veja no que dá.

    Até
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  56. matheus trak2/10/12 16:08

    e isso msm no meu caso todas as saídas USB do pc não funciona , elas so funciona para carregar celular , o pc nao reconhece pendrive nem manete , ja rezetei a bio mas fiko na msm , i no caso eu vo ter q precisar das saidas pra atualizar a bios ne ? nao teria outro geito ?

    ResponderExcluir
  57. Valeu, cara!!
    Trabalho numa grande empresa, tem mais 50 placa-mães que não desligava a máquina!
    Vc salvou meu trabalho!! Valeu!
    Continue ajudando!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  58. matheus trak3/10/12 09:22

    tem como eu fazer esse procedimento por um cd ? tem outra soluçao a nao ser compra outra placa ? me ajuda ai Brother

    ResponderExcluir
  59. Obrigado Daniel pelo retorno. Se tiver alguma dica para novos posts estou a disposição. Até!

    ResponderExcluir
  60. Eu não estava conseguindo usar uma aceleradora pci-e e os dois bancos preenchidos. Agora apareceu uma opção nova (pci-e) na bios, na opção de qual é o adaptador utilizado inicialmente, porém, mesmo com a opção pci-e selecionada a aceleradora não inicializa. Optei por encostar temporariamente e trocar a placa mãe por alguma de primeira linha. Ou montar um segundo pc e usar o adaptador no segundo pc...

    ResponderExcluir
  61. Rodrigo me da uma luz ai vou explicar pra você intender , quero fazer esse procedimento na monha placa so que o seu tutorial ensina faser esse procedimento por um pendrive , mais e justamente esse o problema da minha praca mae , as saídas USB ' s istao funcionando so que a placa mae nao reconhece elas , me da uma luz ai (abraço)

    ResponderExcluir
  62. É isso mesmo Jorge, perceba que vc não é o único que tem problemas com o barramento PCI-e dessa placa. Minha sugestão (se você tiver possibilidades, é claro) seria montar um PC novo com processador Core I3 ou superior com memórias DDR3, para não saírem de linha tão rápido.

    Att
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  63. Oi Matheus, desculpa a demora em te responder, estava pesquisando a resposta. Você diz que as saidas USB's não estão funcionando, correto? Vamos lá então. Na sua placa mãe existe um jumper que habilita/desabilita as entradas USB's. Observe na imagem abaixo onde se encontram. Com o computador desligado completamente da energia, mude de posição esse jumper. Ex.: se estiver no 1 e 2, mude para 2 e 3, é bem simples e verifique se as entradas voltaram a funcionar. Estou montando um tutorial de como criar um CD de inicialização, aguarde que logo libero suas outras perguntas com as respostas.

    Att Rodrigo

    ResponderExcluir
  64. Me perdoa por nao ter visto sua resposta acima
    mais vo ferer isso logo te retorno , vlw msm vc e o cara mano
    abraço

    ResponderExcluir
  65. Não esquenta Matheus, estou terminando o post para dar boot através do CD. Até!

    ResponderExcluir
  66. Rodrigo eu fis oque vc me disse nas menssage acima mais nem um progresso , vou esperar vc postar o tutorial como atualizar com CD msm , olha q azar aki em casa sao 5 pc e todos tem essa msm praca mae Aff to meio inrrolano rsrs
    abraçao ai amigo

    ResponderExcluir
  67. vou ficar a ispera do tudorial por CD , abraço!

    ResponderExcluir
  68. LUIZ ANTONIO DE BRITO6/10/12 08:34

    Interessante este tutorial, infelizmente não atualizou, informa que não compatível o fudos!

    ResponderExcluir
  69. Oi Matheus, eu criei a imagem ISO inicializável com o instalador e a BIOS dessa placa safada, é só baixar e gravar. To terminando o tutorial. Fique ligado que hoje ou segunda eu já publico. Para baixar a imagem clique neste link http://download.tecnascimento.com/boot_pw945gcx.iso

    Att Rodrigo

    ResponderExcluir
  70. MUITO OBRIGADO RODRIGO ISTOU ANCIOSO PELO TUTORIAL
    MT OBRIGADO MSM BROTHER *-*

    ResponderExcluir
  71. Oi Matheus, conforme o combinado segue o link do tutorial para criação de discos de boot http://www.tecnascimento.com/2012/10/como-criar-um-cddvd-de-boot-sem-utilizar-drive-de-disquete/

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  72. [...] de muito quebrar a cabeça, de tentar uma centena de Bios furadas finalmente achei asolução do problema para essa placa. Realmente ela é uma porcaria, mas tem gente que prefere não [...]

    ResponderExcluir
  73. Rafael de Jesus11/10/12 22:01

    Boa noite Rodrigo
    Estou com uma placa dessas, um processador E-2200 e 2 GB de memória.
    Quando eu instalo o windows xp a máquina roda sem problemas, porém quando tento atualizar para o windows 7, durante a instalação ocorre tudo bem, mas logo depois que o micro inicia ele trava, já viu isso acontecer com essa placa, tem idéia o que pode ser?
    Estou quase vendendo essa placa e trocando por outra.

    Obrigado pela atenção.
    Abraço
    Rafael

    ResponderExcluir
  74. Oi Rafael, para ser bem franco eu nunca tentei instalar o Windows 7 nessa placa, acho ela meio fraquinha pro Windows 7. O que pode estar ocorrendo é uma incompatibilidade de hardware. Para tirar essa dúvida seria interessante testar os outros componentes durante a instalação: memória, HD, etc...

    Abraço

    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
  75. Mano tira o pente de memoria Ram do slot 1 que vai reconhecer de boa aqui dava isso atualizei e nada de funcionar ai tirei o pente de memoria tem que ser do slot 1 pra desligar a avg onbord ja que não tem como desligar por essa bios , coloca em pci express antes de tirar o pente de memoria , aqui so quer funcionar com 2g quando eu coloco o outro pente de 2 gb no slot 1 desliga a placa de video

    ResponderExcluir
  76. Olá Rodrigo, não estou conseguindo configurar para iniciar com o pendrive, coloco o 1st boot para o usb mas o computador inicia normal, não nele. Poderia ajudar?

    ResponderExcluir
  77. Então cara, não precisa nem responder mais, rs, era o problema na porta usb que tava errada, testei em outra e acho que deu certo.

    Como eu sei que atualizou?

    ResponderExcluir
  78. Oi Davi, se o processo foi até o fim sem apresentar nenhum erro é porque deu certo. Outro jeito seria comparando as versões da BIOS antiga com a nova. Até!

    ResponderExcluir
  79. ola amigo bom dia. peguei esta placa mae num pc para formatar agora não da mais sinal de vidio na tela de geito nehum ai não tem como atualizar a bio o que pode ser? no começo foi bem depois ao reiniciar não aparece mais a tela ou o sinal de vidio dela.socorro meu amigo o que faço da uma luz.

    ResponderExcluir
  80. Oi Marcos, eu não entendi totalmente a sua pergunta. O computador deixou de ligar quando você tentou fazer a atualização da BIOS ou simplesmente deixou de ligar quando você reiniciou o computador? Até

    ResponderExcluir
  81. NÃO FUI FORMATAR ELE NORMALMENTE E NÃO DA SINAL DE VIDIO MAIS, RETIREI ESTATICA DESLIGUEI TODOS OS COMPONENTES ETC, MAIS NADA DE DAR SINAL DE VIDIO, ELA LIGA TODA FUNCIONA NORMAL SO NÃO DA SINAL DE VIDIO . QUANDO LIGA DA SINAL SO UM SINAL NO TECLADO E NÃO DOIS COMO DE NORMAL ENTENDE.

    ResponderExcluir
  82. Oi Marcos, nesse caso você terá que fazer uma manutenção corretiva nele. Testar memórias, processador, fonte, placa mãe e o restante dos componentes para ver qual componente está causando isso. Até!

    ResponderExcluir
  83. TEITEI TUDO A PLACA RODA MAIS SEM SINAL DE VIDIO.

    ResponderExcluir
  84. Marcos, se você testou a memória, a fonte, o processador, a entrada VGA e o micro não deu tela o defeito pode estar na placa mãe. Acontece meu amigo da placa mãe do cliente queimar na nossa mão. O duro é explicar pra ele que isso aconteceu enquanto se fazia a manutenção.

    ResponderExcluir
  85. Olá, tenho esta bomba aqui, e já a algum tempo ela apresentou o seguinte problema,com placa de vídeo ela não da boot, fica reiniciando infinitamente sem nenhum sinal de vídeo, sem placa de vídeo (pci-e) funciona q é uma beleza, sera que realizando esse procedimento daria jeito na situação?

    ResponderExcluir
  86. confg do pc
    core 2 duo
    2gb ram
    pw-945gcx
    fonte 600w reais
    g-force 8400

    ResponderExcluir
  87. Oi Pierre, se você ler alguns comentários desse post você vai notar muita gente com o mesmo problema no barramento PCI-e, e em alguns casos a atualização da BIOS não funcionou. Mas não custa nada tentar fazer. Até!

    ResponderExcluir
  88. ola boa noite cara eu tenho uma placa mae dessa, so que em um dia commun desliguei o pc normalmente ai nooutro dia a placa nau gera mais imagen, ja testei processador, memoria,hd, resetei a bios e etc.. vc tem alguma dica ... obrigado

    ResponderExcluir
  89. Oi Jeferson. Se o processador, a memória, a fonte de alimentação e os outros componentes estão funcionando bem, então o problema deve ser a placa mãe mesmo. Teste também a placa de vídeo para ver se o vídeo on-board não está com problemas. Aguardo o retorno. Até!

    ResponderExcluir
  90. Olá, eu atualizei a BIOS dela normalmente, o problema de desligar e os coolers continuarem rodando, resolveu, e agora, ela tá com problema na leitura do HD sata, o q eu posso fazer pra resolver isso?

    ResponderExcluir
  91. Oi Wagner, eu já tive problemas com essa placa no reconhecimento de HD's SATA. O único jeito que encontrei de resolver esse problema foi trocando a placa mãe. Outra maneira de contornar isso seria usando HD's IDE. Até!

    ResponderExcluir
  92. Thales Andrei27/12/12 02:10

    Rodrigo muito bom o tutorial, tenho duas placas pw 945 gcx, atualizei as duas com a bios que vc indico os collers ficaram normais, mais estou tendo um probleminha o pc trava do nada apos algum tempo ligado ou as vezes rapidamente ele trava sem tela, azul e fica so travada e pra sair tem q reiniciar.
    Me ajuda
    VLW

    ResponderExcluir
  93. Oi Thales. Nesse caso é preciso fazer uma manutenção corretiva no computador. Testar fontes, memórias, HD, cabos flat, etc para ver o que está causando os travamentos e os erros de tela azul. Até

    ResponderExcluir
  94. Evaldo de Jesus5/1/13 23:40

    Valeu cara! adorei muito obrigado msm

    ResponderExcluir
  95. Bruno Bandeira9/1/13 12:47

    Boa tarde!
    Rodrigo. Não estou conseguindo instalar nenhum sistema no meu notebook, já troquei o hd mas nada resolveu. Tenho o windows 7 instalado na minha máquina, mas não passa da tela iniciando o windows. O que eu posso fazer??

    ResponderExcluir
  96. Oi Bruno, teria que verificar o conjunto todo para ver onde está o problema, se no hd, se está na placa mãe, se no CD-ROM, etc. Contrate um bom profissional para fazer uma manutenção corretiva nele. Até!

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde, Rodrigo.

    Trabalho na área de Informática mas hardware não é muito a minha praia. Meu PC particular tem essa placa funcionando com um processador Celeron 440 2.00 GHz, adaptador de vídeo Intel 82945G Express Chipset Family e 2 GB de RAM. Já tenho este PC há mais de 5 anos e, embora ele seja suficiente para as minhas necessidades rotineiras, eu gostaria de dar um up no hardware para ter um melhor desempenho em matéria de reprodução de vídeo e velocidade de processamento.
    Para isso, eu teria realmente que adquirir uma placa-mãe melhor? Ou eu poderia manter a placa-mãe, trocar o processador e instalar uma placa de vídeo? O que você sugere, levando em conta o melhor custo-benefício? Eu não utilizo o PC para jogos nem tenho aplicativos que exijam uso extremo de recursos, faço uso apenas para acessar a web, leitura de textos, desenvolvimento de software e reprodução de mídia. Se você puder me dar alguma dica neste sentido, eu agradeço.

    Parabéns pela página, tem um ótimo conteúdo. Saudações.

    ResponderExcluir
  98. Oi Roberto, obrigado por apreciar o trabalho. Primeiramente não recomendo você trocar a placa mãe (já que ela está funcionando) tampouco tentar fazer um upgrade nela. Esse seu computador já é bem "antigo" para os padrões atuais. Se você fosse fazer um upgrade nessa máquina, o máximo que conseguia fazer para aumentar a velocidade dela seria colocando um Pentium Dual Core e acrescentar mais 2GB de Memória DDR2. A placa de vídeo não iria interferir na velocidade de processamento e sim na qualidade nas reproduções de vídeos e jogos. Fazendo isso você já iria notar o ganho de velocidade dela.

    Em segundo lugar eu recomendaria você gastar um pouco mais e trocar o conjunto: placa mãe, processador e memória apenas. Nem recomendaria colocar uma placa de vídeo, já que você não faz edição de vídeos e nem usa o computador para jogar.

    Minha recomendação seria adquirir uma placa mãe com suporte para as novas linhas de processadores Intel: Core I3, I5, I7. Dou preferência pelos processadores Intel por notar que eles tem mais qualidade que os da AMD. É só uma dica mas fica à sua escolha.

    Trocando apenas esse conjunto, você pode manter: gabinete, leitoras de CD, cartão de memória, e HD's (que mais tarde pode trocar por outros de maior velocidade).

    Espero que minhas dicas possam te ajudar.

    Grande abraço

    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
  99. Ana Maria23/1/13 08:01

    Como solucionar o seguinte erro: " A disk read error occurred press ctrl+al+del to restart" Essa msg aparece depois que ligo o pc e após o bip entra a msg e quando dou ctrl+al+del volta para a mesma tela. Vário técnicos já mexeram e cada um da um diagnóstico. Só estou gastando dinheiro e tempo vc pode me ajudar? Se precisar de mais dados e só me mandar um e mail

    ResponderExcluir
  100. Oi Ana Maria o diagnóstico desse problema é fácil de dar: seu HD não está sendo reconhecido ou está com erro de leitura. Recomendo fazer a manutenção corretiva no seu computador, testando HD, cabo de energia, cabo flat, configurações no setup, etc... para saber qual é a fonte do problema.

    Você me diz que vários técnicos já mexeram e cada um deles deu um diagnóstico diferente. Isso é muito triste. É por profissionais desse nível que está ficando cada dia mais difícil se manter na profissão. O diagnóstico que te dou é esse, embora não tenha seu computador na minha oficina para poder te dizer algo mais preciso.

    Abraço

    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
  101. amigo, o meu problema nao eh nem tao grande assim, queria saber se eu atualizar a bios vai resolver o problema do meu pc continuar ligado mouse, caixas de som apos ser desligado , e tipo um bug do ethernet e hd, que apos o pc ser retirado da tomada, ter que ficar desligado e ligando ate o ethernet acender e o hd dar boot, e tbm quais a chances deu dar up na bios pelo cd e danificar a placa, e tbm n estou conseguindo usar minha placa de video off board quando tem 2 pents de ram instalado, o pc faz dar conflito qnd tem 2 ram, ele tipo fica procurando a onboard e n detecta a off inutilizando a off board, fazendo com que ela funcione só quando tem 1 pent de ram conectado, lembrando que essa placa de video eh a 3 que eu uso nem pc pw945gcx, e so ela deu esse conflito, a placa de video nao e o problema pois com 1 pent ela funfa tinindo , eh uma GT 440 DDR5 1GB 128 Bits, e a memoria ram pegou blz em outro pc.

    ResponderExcluir
  102. Caramba Victor, quanta coisa pra resolver. Não tem como eu garantir que todos esses problemas que você listou serão resolvidos simplesmente trocando a BIOS. Como eu já disse aqui diversas vezes, essa placa é muito problemática e você pode conferir o que estou dizendo lendo os outros comentários. Mas não custa nada tentar fazer o upgrade da BIOS. As ferramentas estão aí, a sua disposição.

    Se tiver algum sucesso, retorne os resultados.

    Abraço

    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
  103. é amigo plaquinha que eu estou penando para conseguir fazer funcionar minha off board com 2 pents, vou dar o up na placa e te falo, se nao funcionar vou ter que adquirir outra, volto com os resultados

    ResponderExcluir
  104. Muito obrigado pelo grande tutorial, agora vamos ver se a hd 7770 vai ligar com ela.

    ResponderExcluir
  105. Alcleni Favero2/3/13 11:43

    provavelmente este problema pode acontecer com a memória, mesmo que ela funcione normalmente com o SO, mais ela pode dar esta trava e parar a formatação em 6%, 36%, e 60%, peça emprestado uma memória só para formatar e depois coloque a sua mem... de volta.

    ResponderExcluir
  106. César Gomes3/3/13 09:13

    Olá Rodrigo, tudo bem?

    Parabéns pelas preciosas informações que você forneceu aqui...

    Estou com um problema...não sei se está relacionado com isso que vc postou aqui!....mas...
    a minha placa é uma IPM31 da Pcware...recentemente, comprei o processador Core 2 Duo E7500
    e toda vez que desligo o PC, fica somente o cooler funcionando...tenho que desligar direto no nobreak pra poder resolver o problema.. o estranho é que nunca ocorreu isto antes...só quando coloquei o tal processador.
    Desta forma, peço a sua orientação do que fazer pra resolver isso?

    atenciosamente

    ResponderExcluir
  107. Oi César, faça um reset na Bios, talvez já resolva. Aguardo seu retorno. Até!

    ResponderExcluir
  108. César Gomes10/3/13 16:40

    Olá, Rodrigo...

    Infelizmente... não deu certo!!...continua o mesmo problema!!... tem outra sugestão??

    atenciosamente!!

    ResponderExcluir
  109. Tenho sim César: compra uma placa nova :-D. Até

    ResponderExcluir
  110. César Gomes13/3/13 17:07

    Nesse caso, como a placa está funcionando normal... normal entre aspas...rsrs...só tem esse detalhe com o problema...eu vou levando!!...não tem ,porquê, comprar uma placa nova!! ...rsrs...de qualquer forma....Rodrigo...muito obrigado pela ajuda!!

    um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  111. NEDSON SOARES14/3/13 14:50

    Caro Rodrigo,

    Meu pc recentemente queimou a placa mãe Gigabyte DDR II 800 mhz, LGA 775 (Dual-Core 2.50Ghz/2M/800), como não achei mais a placa compatível com a CPU, aproveitei pra dar um upgrade nela. Pois bem, comprei uma Motherboard Gigabyte GA-H61M-S1 LGA 1155 e um processador Intel Pentium G860, 3Ghz, 3MB Cache, LGA 1155. Montei a placa, instalei o processador, fixei a memoria DDR III 1333 Mhz RAM e parti pra instalação do SO Win7. Agora vem o problema: 1 - Quando ligo o start (power), o Coller aciona e dar uma pausa (2s) pra depois reiniciar. 2 - Aparece rapidamente a tela de menus (SETUP, BOOT, etc..) da Bios e depois trava e não consigo entrar em função alguma da mesma. 3 - Já testei memória, hd, drive DVD, fonte (450W) todos funcionando bem e nada!!, acontece a mesma coisa. Pode ser a placa mãe, processador??? O que pode tá acontecendo, me dê uma solução.

    ResponderExcluir
  112. Álvaro Rebouças20/3/13 17:48

    Tive o mesmo problema, mas conseguir resolver , basta você ir no Setup na opção
    -PCI/PNP SETUP depois vá em INIT DISPLAY FISRT e mude para PCI EXPRESS CARD de F10 ENTER e pronto !

    ResponderExcluir
  113. Sera q essa placa mãe fuciona nua intel core 2 duo e8400
    ambos tem soquete 775
    suporta ou nao amigo?

    ResponderExcluir
  114. Algumas dúvidas aqui
    O programa Winimage 8.50 ta pedindo nome e número de registro. O que você indica em seu blog é o programa pago mesmo?

    E qual a tecla comando para dar boot pelo usb nessa placa. Porque no setup da bios não tem essa opção.
    E por último, o programa AIDA64 diz que o nome da minha placa é ECS 945GCT-M mais na minha placa ta escrito PW 945GCX.

    O arquivo de atualização é mesmo para ambos os modelos?
    Abraço

    ResponderExcluir
  115. Grato amigo,agora minha maquina reconhece a placa d video.
    Paraben e obrigada, tudo de bom.

    ResponderExcluir
  116. Oi Charles. Vamos as respostas:

    1- O programa Winimage é PAGO mas ele funciona por 30 dias. Eu o indico porque será usado somente nessa tarefa. Caso queira usar mais vezes sugiro comprar o programa.

    2- Existe sim a opção de boot pela pendrive na BIOS, muitos já fizeram o procedimento com sucesso.

    3- Confie no que está impresso na sua placa mãe e não no que diz o programa AIDA64.

    4- A resposta é não. Só use uma atualização de BIOS se ela for projetada para aquele modelo de placa mãe.

    Espero ter ajudado

    Abraço

    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
  117. Oi Raian, é pra funcionar. Até

    ResponderExcluir
  118. Obrigado Álvaro pela colaboração! Até!

    ResponderExcluir
  119. Oi Nedson. Já verificou se o cooler do processador está bem fixado? Se não estiver pode ser aquecimento. Se estiver pode ser a placa mãe sim, duvido muito que seja processador. Se você já testou todos os outros componentes, fica somente esses dois. Até!

    ResponderExcluir
  120. Legal César, obrigado pelos comentários. Até!

    ResponderExcluir
  121. cara eu te amo depois de trocado o processador o pc nao ligava,depois do seu tutorial voltou a ligar cara vlw mais vlw MESMO

    ResponderExcluir
  122. quer dizer o pc NAO DESLIGAVA KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  123. cara depois q atualizei a placa de video gt220 nao pega mais e agora

    ResponderExcluir
  124. muito bom seu topico valew

    ResponderExcluir
  125. Oi Raian, essa placa é assim mesmo, infelizmente cheia de problemas. Tente rever suas configurações na BIOS de seu sistema.

    ResponderExcluir
  126. Nedson Soares2/4/13 10:33

    Waleu Rodrigo!!

    Já identifiquei o problema, foi só a energia "eletrostática" (elétrons parados) do capacitor gerada pelo meu estabilizador que estava totalmente fixado no chão, sendo que essa energia é transformada em energia "eletrodinâmica" (elétrons em movimento) no indutor.

    Quando o capacitor está totalmente descarregado e o indutor totalmente magnetizado, inicia-se um ciclo reverso: a corrente elétrica vai diminuindo, o campo magnético no indutor vai desaparecendo. A tensão elétrica no capacitor vai aumentando e, e com ela , cresce o campo elétrico, fazendo que todo o conjunto da CPU não dê carga suficiente para o devido funcionamento. Ok!!

    ResponderExcluir
  127. Oi Nedson, meus parabés pela solução. Essa é a primeira etapa para uma manutenção preventiva, verificar os componentes externos. Fez muito bem. E mais uma coisa: obrigado pela grande contribuição. Até!

    ResponderExcluir
  128. Thays Maia5/4/13 22:36

    Olá Rodrigo,li seu tutorial e acredito ser a minha ultima esperanca.Estou com o pc de uma cliente,cujo a placa é a mesma citada no tuto.Ele chegou aqui pq travava quando inciava o sistema.Ai fiz todo bkp e fui formatar,e instalar o sistema.Ele formata,mas nao instala nada,nem Xp,7 e nem linux.FIca certa de 30 Min pra ficar 10% na parte de extraindo arquivos do sistema ,quanto tento pelo 7 . Ja fiz reset da bios tirando a bateria,ja substitui a bateria,troquei as midias de dvd,fiz pelo pendriver,substitui a gravadora de dvd,fiz testes no HD,testei com outro HD,fiz teste de memoria,retirei o pente de memoria que esta com erro,resumindo,ja fiz de tudo mesmo mas nada resolveu.Voce acha que atualizar a bios pode resolver?
    Segundo o q vc disse é facil,corro o risco de danificar a Motherboard?
    To precisando demais de uma ajuda .
    Aguardo.Obrigada.
    Parabens pelo site .

    ResponderExcluir
  129. Thays Maia6/4/13 23:05

    Infelizmente a atualizacao nao resolveu. Foi feita com sucesso,no entanto nao hove melhoria do ponta que esperava.Mas observei que tem um capacitor meio estufadinho,fica perto do slote de placa de video,pode se isso que esta dando problema ?Detalhe,em momento algum dos testes a maquina travou.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  130. Oi Thais. Vejo que você já fez todos os testes nos outros componentes: HD, Leitoras, fonte, etc e o problema persiste mesmo com a troca da BIOS. Nesse caso, pode ser sim o capacitor estufado, mas só fazendo a troca e testando para saber. Faça também teste nos cabos flats e na bateria da BIOS. Há casos em que a bateria da BIOS entra em curto e começa a dar vários problemas no computador. Sugiro também, se você conseguir, fazer o teste de todos os componentes em uma outra placa mãe, só pra ter a certeza de que todos estão funcionando corretamente. Se você conseguir confirmar que é a placa mãe, sugiro que você passe o orçamento de uma placa nova para seu cliente, mesmo se voce resolver trocar os capacitores e o problema for resolvido.

    Bem acho que é isso. Fico feliz que tenha gostado do blog.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  131. Thays Maia8/4/13 13:47

    Obrigada pela atencao,entao,sera que pode ser o capacitor?Ai,da um medo,nunca fiz a troca do capacitor.Ha possibilidade de eu estragar a placa ao fazer a solda?To sem placa mae pra fazer o teste.O seu blog é de excelente serventia.Obrigada,e sucesso .

    ResponderExcluir
  132. Oi Thays. Veja bem, se você não tem prática na troca dos capacitores é melhor não fazer, pois se fizer de maneira incorreta pode queimar a placa. Eu não gosto de fazer esse tipo de serviço. Eu tenho uma parceria em uma eletronica, quando eu preciso eu levo para eles e eles fazem a troca para mim. Depois eu só incluo o preço do serviço deles junto com o meu. Veja se compensa fazer isso. Sucesso. Até!

    ResponderExcluir
  133. Alessandro19/4/13 11:10

    O Meu problema também era que não desligava a fonte nem o Cooler, com esta atualização resolveu tudo.

    ResponderExcluir
  134. FRANCISCO E.19/4/13 14:11

    Boa tarde,

    Rodrigo ja tinha desistido dessa placa mãe fiz vários teste com (leitoras-dvds-hds) demorava uma eternidade para chegar nos 100% as vezes nem chegava mais sempre com mesmo erro depois que reiniciava a primeira vez sempre tentando instalar o Windows 7 (Ultimate/Professional):
    [windows\system32\ntoskrnl.exe estatus 0xc00000e9]
    Encontrei seu post então resolvi atualizar a bios seguindo seu tutorial e mais uma vez ocorreu o mesmo erro só observei uma mudança depois de atualizar a bios ficou mais rápido o processo de instalação do Windows, então resolvi testar as outras versões e a unica que funcionou foi a Starter. a versão mais limitada;
    Windows Starter instalou rapidamente e tá funcionando normalmente;
    Ficaram algumas duvidas:
    como proceder? porque essa placa mãe é tão problemática?

    ResponderExcluir
  135. Pergunta difícil de responder Francisco. Mas o que tudo indica foi erro no projeto. Quanto comecei a trabalhar com informática, havia um modelo de placas da Soyo que depois de alguns meses de uso seus capacitores estufavam. Como antigamente as placas eram caras, nós faziamos o reparo delas trocando esses capacitores. Meses depois elas voltavam pra oficina com o mesmo problema. Conclução: erros de projeto podem acontecer com qualquer marca a qualquer momento. Um abraço. Sucesso.

    ResponderExcluir
  136. Thays Maia22/4/13 09:06

    Desculpe-me entrar no assunto,passei pelo mesmo há duas semanas,e por isso recorri ao blog do Nascimento.Eu tentei de tudo,atualizei com a BIos que ele postou,e tambem com outra que achei pela net.Infelizmente nada Deu certo,e por fim depois de tentar de tudo e de trocar todos os perifericos e o sintoma continuar ( o mesmo problema que dava no seu dava aqui tambem) eu achei um capacitor estufado. Sexta feira,consegui achar o capacitor,depois de mto procurar,comprei e troquei. Era um capacitor de 1000 uf x 6.3 volts .Localizado proximo ao pci express. Ao trocar o Capacitor o pc voltou a funcionar de vento em polpa,e ja ate entreguei pra dona,que esta muito feliz . 2 Semanas de pesquisa,e o problema foi resolvido com R$ 0,90 .rsrsrs .No que eu puder ajudar,estou aqui.

    ResponderExcluir
  137. Oi Thays, bom te ver por aqui novamente! Você mesma fez a troca do capacitor? Meus parabéns, é assim que ganhamos experiência e credibilidade em nossos serviços. Fico muito feliz pelo seu sucesso e por estar contribuindo com o blog. Sucesso pra você. Até a próxima!

    ResponderExcluir
  138. foxnet informática22/4/13 14:04

    Rodrigo, muito obrigado, o meu problema com essa placa, primeiro foi o mesmo capacitor perto da pci express, depois de trocado a placa não desligava o cooler do processador e da fonte, foi só atualizar a bios e funcionou. Eu enviei o questionamento pelo site da pcware e pelo menos eles responderam em menos de 1 hora, mas disseram que se estivesse em garantia deveria ser enviada para ser verificada.

    ResponderExcluir
  139. Amigo, parabéns pela qualidade do post! Velho, gostaria que me tirasse uma dúvida, baixei o link do boot da bios pelo cd, que você postou nos comentários, ocorre o boot beleza, mas quando digito o comando, aparece "bad command or file name", já chequei várias vezes os espaços e está tudo correto, estou usando o win 7, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  140. Oi Antônio, o arquivo tem que estar na raiz do CD, não por estar dentro de pasta nenhuma para esse comando dar certo. O erro informa que há um problema no comando ou no nome do arquivo. Verifique se na hora de gravar deu algum erro ou se o arquivo está íntegro. Sucesso. Até!

    ResponderExcluir
  141. Olá. Cara só voltei aqui para lhe parabenizar e agradecer a ajuda. A placa tá zero bala agora!!! Que Deus lhe abençõe e ilumine a sua vida, que continue ajudando as pessoas assim sempre que possível.

    ResponderExcluir
  142. Francisco E.3/5/13 07:27

    Bom dia, Rodrigo consegui instalar o 7 Starter como disse anteriormente mas depois que instalei os programas voltou a apresentar o mesmo problema instabilidade erro na inicialização então voltei ao seu post e consegui resolver o problema da placa mãe do meu cliente atualizei a bios seguindo seu tutorial e troquei o capacitor estufado como a Thais sugeriu depois instalei o 7 ultimate sem problemas.
    queria te agradecer pelo suporte, sua iniciativa de postar e boa vontade em responder as perguntas...
    qual seria o valor para esse tipo de manutenção tendo em vista que substitui o capacitor por um novo e realizei toda manutenção?

    ResponderExcluir
  143. Então, consegui instalar o 7 Starter mas o sistema ficou muito instável então segui sua dica o capacitor próximo da pci express estava estufado na minha placa também vi alguns videos no youtube e comprei um ferro de solda de 40w troquei o capacitor e "booom" funcionou. instalei o 7 ultimate e já entreguei p/ o cliente. tirei foto e tudo rssss.rsss..
    OBRIGADO!

    quanto vc cobrou pelo trabalho?

    ResponderExcluir
  144. FRANCISCO E.3/5/13 07:30

    Bom dia, Rodrigo queria te agradecer pelo suporte, sua iniciativa de postar e boa vontade em responder as perguntas...
    qual seria o valor para esse tipo de manutenção tendo em vista que substitui o capacitor por um novo e realizei toda manutenção?

    ResponderExcluir
  145. Oi Francisco, eu trato da questão de preços nessa sequência de posts http://www.tecnascimento.com/2012/10/quanto-cobrar-por-um-servico-em-informatica-parte-1/

    A questão de preços depende de muitos fatores: o tempo que você levou para realizar o serviço, o custo para realizar o serviço, se você foi buscar o computador ou levaram a você, se foi feita só a troca do capacitor ou foi reinstalado o sistema, etc.

    Acompanhe esse post e você verá se cobrou e teve lucro ou saiu no prejuízo.

    Sucesso Francisco

    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
  146. Olá! cara estou precisando de uma ajuda. tenho um Notebook da Samsung que fez uma atualização completa de todos drives. O pc pediu para reiniciar e eu fiz na hora de ligar apareceu uma tela preta dizendo que a Bios estava sendo atualizado, deixei atualizar depois da atualização voltou a reiniciar e não esta a ligar mas o HD não arranca.

    ResponderExcluir
  147. Fabricio4/5/13 19:49

    Cara... minha mobo o USB carrega um celular, caixa de som... mas nao reconhece nenhum dispositivo. Sempre ao ligar o pc aparece uma msg: CMOS Checksum Bad (alguma coisa assim)...
    Arrumei um floppy pra fazer o boot pelo disquete mas o windows não reconhece, a bios sim.
    Tentei fazer pela imagem do CD, mas aparece a msg: PROBLEM OPENING FILE FOR READING
    Alguma dica????
    Vou verificar como está o tal capacitor que algumas pessoas identificaram aqui...

    ResponderExcluir
  148. Thays Maia5/5/13 00:12

    Aaah que legal,fui citada aqui =D . Rs . Me senti a especialista.

    E muito obrigada Nascimento ,sucesso.
    Parabens por essa iniciativa de ajudar o proximo e em disponibilizar seu tempo mais uma vez em responder as duvidas aqui postadas.

    ResponderExcluir
  149. Bom te ver por aqui Thays. Sucesso pra você! Até!

    ResponderExcluir
  150. Oi Fabricio, troque a bateria da sua BIOS, tudo indica que ela está sem carga. Faça teste com os cabos de dados do seu gravador de CD e esquece disquete :-). Se for possível teste também outra unidade de CD no lugar. Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  151. Oi Manucho me responde uma coisa. Seu note não liga mais definitivamente, ou seja, não dá tela nenhuma ou ele liga mas não entra no Windows? Se for a primeira opção, ele não ligar mais, sugiro que acione a garantia (caso ainda esteja na garantia), senão procure uma assistência técnica especializada pois pode ter ocorrido um erro na atualização da sua BIOS.

    Caso seja a segunda opção, não entra mais no Windows, o problema pode ser algum driver mau instalado durante a atualização. Nesse caso teria que fazer um reparo no Windows ou até mesmo o backup de seus arquivos e a reinstalação de todo seu sistema.

    Aguardo seu retorno. Até!

    ResponderExcluir
  152. Cara o meu problema também era que os Coolers permaneciam ligados. Com essa atualização resolveu..

    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  153. rayssander19/5/13 16:57

    tenho essa placa mae faz uns 5 anos ... tem uns 3 meses que eu boto pra rodar alguma coisa mais pesadinha tipo CS ou plants vs zumbies da a tela da morte .. olhei td no setup da placa mais nao achei nada de anormal ... poderim me enviar umas fotos como configurar corretamente o setup dela ( por que acho q a opção overclock estar configurada incorretamente) ou me passar alguma solução oq poderia ser o problema ..

    Obrigado a todos ..

    ResponderExcluir
  154. Olha meu caro, o problema pode estar no jogo e não no overclok, já que o problema ocorre quando você executa esses jogos. Na dúvida, dê um reset no setup para ele voltar para as configurações de fábrica e veja se resolve seu problema. Até!

    ResponderExcluir
  155. matheus mendes27/5/13 09:41

    tenho um pc com essa mesma placa e ele trava muito, muito mesmo. demora para abrir programas e até videos do youtube roda travando. utilizo o wn 7 e esta atualizado, tem 2gb de ram e hd de 250gb. será que atualizando a bios dessa maneira resolve esse problema?

    ResponderExcluir
  156. FRANCISCO E.28/5/13 04:09

    Ok! vou analisar o post!
    Obrigado pela dica!!

    ResponderExcluir
  157. Oi Matheus, só testando para saber. Até!

    ResponderExcluir
  158. Edenilson11/6/13 19:54

    Rodrigo Nascimento.
    TEnho a Placa Gigabyte M61PME-S2P Rev 1.0 e, após problemas de inicialização, veio mensagem de recovering bios, mas, continuou o problema de boot. Então, usei o Q-Flash, e deu erro na atualização da Bios. E após este erro, não tenho mais imagem na tela, para acessar novemante o Q-flash. Mas a placa está com speaker, e não dá sinal nenhum, somente se mudo a memoria DDR2 de slot. Daí acusa problema de memória. Pergunto a você, sem sinal de vídeo, já criei cd emulador de disquete com o bios da placa, autoexec tudo. Não recupera. Você conhece alguma maneira de fazer? mesmo com CD? Obrigado.

    ResponderExcluir
  159. Oi Edenilson. O seu caso é bem delicado. Há uma forma de recuperar sua placa regravando novamente a BIOS. Há duas formas de fazer essa regravação.

    A primeira consiste em um aparelho próprio, específico para essa função. O problema é que 99% dos mortais não tem esse tipo de ferramenta, inclusive eu.

    A segunda maneira é um pouco mais complicada e arriscada. Consiste em você pegar uma placa do mesmo modelo Gigabyte M61PME-S2P Rev 1.0, remover a bios dela e colocar na placa que não liga mais. Em seguida, ligar a placa com a BIOS sabidamente funcionando, dar boot pelo CD com a atualização da Bios e com o programa que irá fazer a gravação. Nessa etapa deixa tudo engatilhado. Após carregar o boot vem a parte mais delicada. Remover a bios da placa com ela ligada, tomando cuidado para não fechar curto e colocar no lugar dela a bios que receberá a atualização. Tudo isso com a máquina ligada. Em seguida basta dar o comando para regravar a bios.

    Você pode ver que não é algo tão simples mas também não é tão complicado, basta ter cuidado, apenas isso.

    Sucesso. Até!

    ResponderExcluir
  160. Olá, vai ai mais um pepino =/

    Meu amigo está com um problema em seu pc com essa placa da pcware que é o seguinte, ele estava com problemas para intalação do windows 7 e outras coisas então resolveu tentar atualizar a bios, ele fez todo o procedimento que ensina aqui no site e teve sucesso até na hora da instalação da bios, que foi instalada não sei se completamente porque foi aparecendo vários "prontos 100%" na tela depois de uns 5 desses o computador reiniciou e não voltou mais, melhor dizendo ele ficou sem video e não da boot nem nada, você aperta o power todos os coolers ligam e depois de um 1m +/- ele da dois bips rápidos e fica só nessa.
    Eu fiz todos os testes possíves de hardware, com memórias, hd, placa de video, drive de dvd e etc e todos esses componentes estão ok, e também tentei fazer inúmeras vezes fazer o clear cmos e não tive sucesso nem trocando o jumper e nem retirando a bateria a bios não reseta nem a pau.
    Então lhe pergunto se à algo que eu ainda possa fazer para tentar recuperar essa placa ou ja era?
    Agora que vi o problema do Edenilson é semelhante ao meu, esse processo de regravar a bios estaria fora do meu alcance ai eu teria que procurar um técnico especializado nisso. E outra coisa, será que eu tenho alguma chance fazendo o curto de hardman, pesquisei um pouco sobre isso e várias pessoas tomam como última alternativa pra ressucitar a placa.

    Obrigado, Matheus.

    ResponderExcluir
  161. Oi Matheus. Veja bem, seu problema parece ter sido algum erro na hora da cópia dos arquivos da BIOS. Se for certo que tenha sido esse o problema você terá que fazer o mesmo que expliquei pro Edenilson, não tem outro jeito. Quanto ao curto de hardman em 99% dos casos não resolve, irá resolver se for algum problema relacionado a energia estática. Comigo já funcionou algumas vezes, bem poucas pra ser sincero. Espero que consiga resolver o problema de um jeito ou de outro. Pra finalizar, verifica se há capacitores estufados na placa, eles são causadores de muitos problemas. Sucesso pra você. Até!

    ResponderExcluir
  162. Obrigado Rodrigo vou tentando aqui, mas a opção de arrumar uma outra placa pcware para remover sua bios e colocar na que eu tenho aqui eu não acho viável e seria melhor comprar uma placa nova.

    ResponderExcluir
  163. Achei essa dica aqui no forum clube do hardware, será que vale a pena tentar?
    http://forum.clubedohardware.com.br/update-bios-errado/404855

    ResponderExcluir
  164. Ernandes Rodrigues Nicomedes19/6/13 05:45

    O meu tbm tava dando "PROBLEM OPENING FILE FOR READING"
    ai eu fiz assim:
    invés de escrever desse jeito
    “c:AFUDOS 8B2427S3.ROM /P /X”
    eu fiz assim:
    c:AFUDOS 8b2427s3.rom /P /X
    troquei maiúsculas por minusculas e deu

    ResponderExcluir
  165. Oi Ernandes, obrigado pela contribuição. Até!

    ResponderExcluir
  166. Oi Matheus, o esquema é o mesmo que eu expliquei. O post no fórum é bem detalhado, vale a pena tentar. Até!

    ResponderExcluir
  167. Danny Raphael Rauen15/8/13 19:57

    Olá Rodrigo. No site da pcware diz que o fsb dessa placa pode ser de 1333 o.c. Comprei um processador corev2 duo e8400 wolfdale que tem o barramento 1333 e o Windows nao da boot, além de nao reconhecer mais o HD sata. Pesquisei muito e até mandei minha duvida ao suporte da pcware que nao me respondeu. Como funciona esse overclock? Obrigado!

    ResponderExcluir
  168. Oi Danny. Cara você quer colocar um carro em cima de uma canoa :-) desculpa a brincadeira, mas como você deve ter percebido essa placa tem muitos bugs. O Overclock funciona mais ou menos assim. você coloca um processador mais ou menos e tenta tirar até o sangue dele aumentando sua velocidade de barramento. O que não daria certo no seu caso já que placa mãe e processador possuem a mesma velocidade de barramento. Meu conselho: compre outra placa :-) Até!

    ResponderExcluir
  169. Bom dia tudo bem!!

    Funciona esse mesmo procedimento com a PW945GCL, pois tenho o windows XP e depois de um certo tempo ela TRAVA, e estou querendo instalar WINDOWS 7 nelas. Alguma sugestão ?

    ResponderExcluir
  170. Oi Will, as duas placas são muito parecidas, mas não me arriscaria dizer se o procedimento daria certo nesse modelo específico. Teria que ver se a BIOS utilizada é a mesma. Até!

    ResponderExcluir
  171. maquina da maquina reconhecer o hd de vez em quando e as vezes nao, e quando reconhece vc tenta formatar nao aparece o hd na hora de criar uma nova partição, e detalhe quando ele consegue reconhecer fica um monte de ???????? ou @@@@@@@ ou as vezes aparece normal
    coloquei um outro hd a mesma coisa e o curioso que isso começou a acontecer depois que conectei um hd de note nela pra testar o hd que estava 'zuado' depois que conectei o meu novamente ele subiu o S.O porem, ele ficou travando, ai fui tentar formatar ai começou a acontecer o que citei no começo do texto

    ResponderExcluir
  172. oi no meu apareceu esse erro na hora de atualizar error: prblem opening file for reading eu ja olhei passo a passo novamente e nada o meu problema é que a placa mae liga a placa de video que eu coloquei e pega normal so que nao aparece nenhum driver e nem da pra instalar ela nao reconhece
    nenhum driver pq fala que nao foi encontrado o hardware conectado mais ela ta funcionando entao vou atualizar a bio pra ver se da certo essa bios ai é pra placa pcware px945gcx pci express tem um numero tbm 15-v24-013010

    ResponderExcluir
  173. Rafael, não consegui entender seu problema.

    ResponderExcluir
  174. Gemiliano6/9/13 08:22

    Estou o com o mesmo problema, todas as placas mãe gigabyte h61 travam ao tentar entar na bios, seleção de boot etc. Apenas uma delas consegui fazer funcionar quando usei um processador Celeron, já tentei de tudo, vários modelos de memória, em ambos bancos. Alguém está passando pelo mesmo problema, não achei nada semelhante na internet a não ser o Sr. Nedson Soares.

    ResponderExcluir
  175. Cara estou precisando de ajuda ,estou com um computador placa mãe Foxconn G31MXP,que ao ligar dá um bip e fica reiniciando,entrei no setup configurei para dar boot pelo cd,pelo HD,pela usb e não consigo dar boot de jeito nenhum,saberia me dar uma solução..Sera que devo atualizar a bios,onde encontrar esta atualização e como fazer??

    ResponderExcluir
  176. visitante8/9/13 13:49

    Olá, amigo! Muito obrigado pelo tutorial aqui! Consegui fazer os procedimentos tranquilamente.

    Uma coisa que percebi logo de cara nessa atualização foi a "boot screen" com a marca da PCWARE. Antes o traço da marca era pouco definido, agora está mais nítido.

    Acredito que o boot também foi mais rápido, mas pode ser só impressão minha.

    Essas foram minhas impressões iniciais dessa atualização.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  177. Obrigado visitante (nome estranho) pelo retorno. Sucesso!

    ResponderExcluir
  178. Oi Luciano. Primeiramente tenta resetar a BIOS. Se mesmo assim não resolver, testa memória e fonte principalmente. Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  179. luiz fernando12/11/13 13:05

    Oi, deixa eu te falar Rodrigo o meu problema é o seguinte:
    Minha placa de video funcionava normalmente no windows 7 e se nao me engano no painel do Dxdiag a versao do meu directx x era 9, entao hoje eu decidi tirar 1 pente meu de memoria de 1 giga do pc para colocar um de 2 gigas, assim totalizando 3 gigas de memoria. Meu sistema operacional é 32 bits, apos eu ter feito isto a minha placa de video nao é reconhecida mais. O computador liga normal, mas nao funciona o directx, porque disse que nao foi reconhecido minha placa de video, ja tentei tirar o pente e colocar novamente da placa de video, mas nao resolve.
    Parece que quando eu botei 1 giga a mais de memoria a placa mae simplesmente deixou de reconhecer a placa de video, como devo proceder?

    ResponderExcluir
  180. luiz fernando12/11/13 14:19

    Acredito que descobri o problema
    parece que os 4 gigas de memoria que a placa suporta
    tambem conta os 1 giga de memoria que tem minha placa de video geforce 9500 gt,
    entao 3 gigas que coloquei + 1 giga da placa de video
    totalizam os 4 gigas e parece que nao pode 4 gigas nessa placa mae.
    sacanagem isto!!

    ResponderExcluir
  181. Gustavo Moraes15/11/13 19:15

    Olá fiz todos os procedimentos necessários, atualizei o meu bios tudo ok, depois meu pc reiniciou automaticamente mas não começou a tela tipica do PCWARE ele esta totalmente escuro sem mandar nenhum sinal para o monitor

    ResponderExcluir
  182. Oi Gustavo. Primeiramente você se certificou se sua placa era essa do tutorial? Se sim, ótimo. Você disse que tudo deu certo, mas ao reiniciar o PC não dá tela. Tentou verificar se há algum mau contato na memória, placa de vídeo ou processador?

    ResponderExcluir
  183. Oi Luiz. Veja bem. Não tem relação as memórias da placa de vídeo e as memórias do computador. No seu caso o problema está na placa mãe, veja alguns comentários relatando o mesmo problema que o seu. Infelizmente essa placa é muito problemática.

    ResponderExcluir
  184. Ricardo Freitas20/11/13 09:31

    Atualizada com sucesso, E muito obrigado por disponibilizar esta atualização Rodrigão! Mas vou mudar de Motherboard URGENTE. Placa lixo e Fabricante lixo!

    ResponderExcluir
  185. Obrigado Ricardo. Sucesso pra você!

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.