Como remover o Adware Text Enhance

Essa semana me deparei com um problema enquanto eu navegava na internet, mais propriamente enquanto trabalhava na parte estrutural aqui do blog. Reparei que nos textos dos posts que eu havia publicado apareciam links de propagandas que eu não tinha criado.

Quando colocava o mouse em cima desses links abria uma janela com uma propaganda, bem estilo com o programa de afiliados Hotwords, só que nesse caso não era eu que havia instalado o plugin para aparecer essas benditas propagandas.

Nesse caso estamos falando de um Adware. Mas o que é um adware? Adware é um tipo de malware muito parecido com os spywares. O termo adware vem do termo 'advertising' em inglês, ou seja, anúncio. Ele serve única e exclusivamente para enviar anúncios para o seu computador. Logo após ele fazer uma varredura nos cookies da internet, ele começa a enviar anúncios para o internauta conforme os costumes de navegação do mesmo.

A remoção desse malware é relativamente fácil e você pode fazer isso em menos de 30 minutos. Siga o passo a passo e livre-se dele agora!


Removendo o Text Enhance


1- O primeiro passo é entrar nesse link e se descadastrar. É claro que isso não irá funcionar a princípio, mas é só pra constar.

2- O segundo passo é remover os arquivos temporários do seu PC. Para isso baixe e instale o CCleaner (recomendado) ou qualquer outro programa de sua preferência, e faça uma limpeza geral no seu computador.

3- O terceiro passo é fazermos a limpeza no registro do Windows. Baixe então o programa MVRegclean de Marcos Velasco (recomendado) que é gratuito e muito eficiente.

4- O quarto passo é remover programas suspeitos no computador. No meu caso, suspeitei de 2 conforme figuras abaixo. Porém esse procedimento é para quem sabe o que instalou no seu Windows. Se esse não for o seu caso passe para o passo 5.




5- O quinto passo é baixar, instalar e atualizar o Spybot - Search & Destroy. Como estamos falando de um Adware, nada melhor do que um programa especializado para essa função.
  • 5.1- Após instalar o programa clique em Procurar atualizações. Na tela que abrir clique em Continue > Selecione as opções na lista > clique em Download.

  • 5.2- Após instalar as atualizações será solicitado para você reiniciar o programa. Após reiniciar clique em Search > Destroy > Examinar. Aguarde o escaneamento.

  • 5.3- Ao terminar será apresentado um lista com as ameaças encontradas no seu computador. Olhe na figura abaixo como ficou o escaneamento no meu computador.

  • 5.4- Para eliminar os problemas listados clique em Corrigir os problemas selecionados.

  • 5.5- O último passo é imunizar o seu computador dessas ameaças. Para isso clique em Imunizar > Immunize.
6- Agora feche o programa e reinicie o seu computador.

Faça os testes e veja se o problema persiste. Se sim deixe o seu comentário! Se o seu problema foi resolvido, também não deixe de comentar e compartilhar.

Gostou? Compartilhe!

53 comentários:

  1. Oi, obrigado, fiz o q vc mandou e ficou blz. sumiu aquela porcaria.

    ResponderExcluir
  2. Vlw mano, segui arrisca e deu muito certo o pc ficou ate mais leve 'rapido' e sem essa merda. Abç

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço pelo retorno. Até!

    ResponderExcluir
  4. Fiz tudo, mas na hora da varredura notei que não inclui o 'Chrome'.
    Resultado: O text-enhance continua lá.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo, é só seguir o passo a passo, não tem erro. Repita os procedimentos, lembrando que o navegador não vai influenciar no resultado final. Até!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo, eu segui os passos e melhorou, mas ainda tem resquícios do text enhace, entretanto eu não utilizei o MVRegclean, pois não tenho conhecimento suficiente para usá-lo sem correr o risco de ter que formatar o meu pc, e no caso do Spybot tem 7 entradas da porcaria do babylon toolbar que eu não consigo excluir, pois o programa diz que eu tenho que estar logado como administrador, sendo que eu estou. Se puder me ajudar eu agradeço. A sua iniciativa em ajudar os outros gratuitamente é muito boa. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Oi Alfredo, faça o tutorial passo-a-passo, inclusive utilizando o MVRegClean, ele fará a limpeza de entradas inválidas no registro. Com relação a barra do Babylon (odeio essas barras de ferramentas) é possível exclui-las no adicionar remover programas no painel de controle do Windows.

    Se mesmo assim não resolver, faça uma limpeza de vírus no seu PC, recomendo a leitura desses tutoriais:
    http://www.tecnascimento.com/2012/04/como-remover-tirar-virus-trojan-worms-do-seu-computador-parte-1/
    http://www.tecnascimento.com/2012/04/como-remover-tirar-virus-trojan-worms-do-seu-computador-parte-2/
    http://www.tecnascimento.com/2012/04/como-remover-tirar-virus-trojan-worms-do-seu-computador-parte-3/

    Não tenha medo de seguir os tutoriais, eu só divulgo aquilo que eu mesmo testei e surtiu resultado.

    Faça os seus testes e divulgue aqui se você obteve sucesso ou não. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo, obrigado pela ajuda, descobri o que estava causando o text enhace, era uma porcaria que eu baixei sem pensar... o botão de "dislike" do faceboook... que imbecil... Hahahaha. E este é só uma das entradas que podem instalar o text enhace no pc... tem uma lista com quase 100!!! Obrigado, vou tentar excluir o babylon maldito.

    ResponderExcluir
  9. Cara mto Obrigado Deu certinho aqui, Mas so o primeiro passo, e ja acabou o problema, foi so clicar no link e entra o captcha, e fim Text-Enhance

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo Alfredo tem muitas maneiras de se baixar esse TextEnhance. Aproveite e avise seus amigos no Face que esse aplicativo é um adware. Obrigado por participar. Até!

    ResponderExcluir
  11. Olá Rodrigo.

    Primeiro agradeço pelas dicas e a forma com explicou, está bem simples. Olha não consegui usar o MVRegClean porque ele baixou em pasta zipada e eu não sei mexer quando baixa assim. Como faço para abrir e poder utilizar o programa?

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacqueline, para descompactar aquivos zip ou rar vc precisa de uma programa para isso. Baixe o Winrar nesse link http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm e instale ele no seu computador. Depois de instalar, volte ao arquivo do MVRegClean que vc baixou, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção Extrair aqui. O aquivo será descompactado. Até!

    ResponderExcluir
  13. Funcionou perfeitamente... na primeira tentativa não deu certo, reduziu um pouco, mas não eliminou definitivamente. Na segunda tentativa repeti todos os processos e tb limpei a quarentena do meu antivírus... aí sim eliminou completamente!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelo retorno Fabiane. Até!

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo, valeu pelas dicas... mas olha, consegui remover o Text Enhance, só que agora apareceu o Hotwords que não consigo remover de jeito nenhum! E é ainda pior que o outro... Tem ideia de como remover isso?? Repeti os procedimentos que fiz anteriormente, mas nada...

    ResponderExcluir
  16. Oi Fabiane fico feliz que tenha conseguido sucesso com o Text Enhance. Já o Hotwords (http://www.hotwords.com) é uma ferramenta para blogueiros que monetiza o blog. Hoje posso dizer que 90% dos blogs em wordpress se utiliza desse tipo de serviço. Então vai variar do site que entrar. Aqui no blog por exemplo eu ainda não trabalho com o Hotwords, ainda! A diferença entre o Hotwords e o Text Enhance é que o segundo se instala na sua máquina e gera as propagandas (adware) e o primeiro é instalado no site ou blog (pelo blogueiro) que se está visualizando. Espero ter ajudado. Até!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelo esclarecimento, Rodrigo. Apesar de serem coisas diferentes, incomodam do mesmo jeito! rsrs... bom, muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  18. marcio_LG26/8/12 17:20

    Cara, o passo 5 não deu certo... além de ter desconfigurado meu google chrome. Bom, aí fui reconfigurar o Chrome e vi que tinha um monte de aplicativos lá. Joguei tudo fora e essa porcaria de "text anhance" desapareceu. Então, acho que foi um mix do que vc indicou com eliminar os aplicativos do Chrome.

    No fim, funcionou. Obrigado! :D

    ResponderExcluir
  19. Cris Bosco31/8/12 12:04

    Rodrigo muito obrigada pelo esclarecimento, fiz todo o passo a passo e deu tudo certo.
    Enfim me livrei daquela chatice! Mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Olha, te agradeço muito porque esse negócio incomoda pra caramba! Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Valeu mesmo, finalmente meu pc limpo dessa praga! Vc é um gênio!!! obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Daniel Junior3/10/12 07:19

    Rodrigo, você poderia arrumar o primeiro link? O que é para se descadastrar... Fiz todo processo mas ainda não consegui tirar isso do meu PC!

    ResponderExcluir
  23. Oi Daniel, o link foi corrigido. Muito obrigado por apontar essa falha. Até!

    ResponderExcluir
  24. Rodrigo, segui o passo-a-passo e deu certo! Não instalei o MVRegClean, pois o próprio CCleaner (que já tinha instalado) faz a varredura dos registros. Deu tudo certo após a instalação do Spybot - Search & Destroy.
    Valeu mesmo!
    Saudações, Thiago

    ResponderExcluir
  25. Flávio Ameida17/10/12 15:45

    Valeu Rodrigo, deu certo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. DJ Plinio24/1/13 10:29

    PERFEITO !

    Por isso que eu digo: Procurando, a internet ainda tem coisas boas.

    Obrigado e parabéns. =)

    ResponderExcluir
  27. Stephanie29/1/13 09:32

    nao sei como tirar do pc ainda.
    grata

    ResponderExcluir
  28. É só seguir o tutorial Stephanie. Até!

    ResponderExcluir
  29. Olá Rodrigo, Muito obrigada por nos ajudar nessas questões,porém por mais que eu tenha feito tudo com vc explicou,não consegui encontrar o erro de pq esses links continuam aparecendo no meu website.
    Poderia mme ajudar?

    ResponderExcluir
  30. Oi Fernanda, verifique no no Painel de controle/AdicionarRemover Programas se não tem instalado o DealPly. Se tiver desinstale e veja se resolve seu problema. Até!

    ResponderExcluir
  31. Olá Rodrigo!
    Segui seu conselho, e o text enhance saiu por algum tempo. Porém observei que quando uso o Bol mail , dentro das mensagens ele aparece em palavras chaves sublinhadas, como por exemplo: trabalho, emprego, salário, dinheiro, ganho, finança.
    Mas a minha principal preocupação no momento é com o "check run 22 find" que é outra praga. Gostaria que você me ajudasse a eliminá-la.
    Desde já, muito obrigado!
    Pedro.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Rodrigo
    Encontrei esse DealPly ,por[em ele não está listado nos meus programas instalados, quando clico na opção abrir local do arquivo, abre uma pagina da internet, no navegador da Enternet.
    Mais nessa página não contem nenhuma informação sobre DealPly.
    Obs: meu navegador padrão é o firefox

    ResponderExcluir
  33. Oi Fernanda, nesse caso é bom fazer uma limpeza completa no seu computador a procura de vírus. Leia os seguintes posts, eles podem te ajudar
    http://www.tecnascimento.com/2012/04/como-remover-tirar-virus-trojan-worms-do-seu-computador-parte-1/
    http://www.tecnascimento.com/2012/04/como-remover-tirar-virus-trojan-worms-do-seu-computador-parte-2/
    http://www.tecnascimento.com/2012/04/como-remover-tirar-virus-trojan-worms-do-seu-computador-parte-3/

    ResponderExcluir
  34. Oi Pedro. Sugiro uma limpeza completa de vírus no seu computador. Após essa limpeza retorne os resultados
    http://www.tecnascimento.com/2012/04/como-remover-tirar-virus-trojan-worms-do-seu-computador-parte-1/
    http://www.tecnascimento.com/2012/04/como-remover-tirar-virus-trojan-worms-do-seu-computador-parte-2/
    http://www.tecnascimento.com/2012/04/como-remover-tirar-virus-trojan-worms-do-seu-computador-parte-3/

    ResponderExcluir
  35. Segui todos os passos, baixei, instalei e executei cada programa e ainda aparecem os malditos anúncios... :/

    ResponderExcluir
  36. Oi Déia, infelizmente você não é a única com esse problema. Até a página optout.php deles está fora do ar. Vou ver o que consigo por aqui e retorno as novidades. Até!

    ResponderExcluir
  37. Rodrigo... conversei com uma amiga e ela me disse pra conferir todas as extensões do google chrome (o que eu uso). Fazendo isso encontrei uma extensão que não instalei (intencionalmente) e quando removi o problema cessou. Uma pena que não lembro o nome, mas vale conferir todas as extensões do navegador, caso o processo de limpeza não funcione.
    Valeu pelas dicas mesmo assim, acabei fazendo uma boa limpeza no meu note. ;)

    ResponderExcluir
  38. Oi Déia, obrigado pelo retorno e fica a dica para quem está passando pelo mesmo problema. Sucesso pra você. Até!

    ResponderExcluir
  39. Giovanni8/4/13 12:06

    Valeu. Eu próprio li o seu texto e nele tinha text enhancer... ¬_¬

    ResponderExcluir
  40. Valeu pelas dicas! Assim como o Giovanni, eu também estava vendo o Text Enhancer aqui, mas depois saiu. Só uma dúvida que me deixou preocupado: assim que o Text Enhancer foi desabilitado daqui, o link com adware começou a mostrar anúncios do Hotwords neste blog. Isso é normal? Ou é um problema do meu navegador? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  41. Oi Fernando, o Hotwords é uma empresa séria que eu uso para monetizar o meu blog. Não se preocupe, esse não é um adware. Até!

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.