8 Dicas Para Proteger Seu Computador da Energia Estática

O computador, assim como todo componente eletrônico necessita de cuidados especiais para que seja prolongada sua vida útil.

Existem muitos fatores que podem ocasionar danos em nosso computador mas hoje falaremos um pouco sobre um elemento invisível e que muitos ignoram: A Energia Estática.

Mas você sabe o que é a energia estática?

É muito simples de entender e de identificar. A energia estática, segundo o Wikipedia, é toda forma de eletricidade que está em equilíbrio, ou seja, não está se movendo de um corpo para o outro. Um exemplo muito bom para ilustrar: sabe quanto você vai abrir uma porta e sente um pequeno choque? Então, esse é o efeito da energia estática.

Pode parecer até um pequeno choque mas pode danificar vários componentes de um computador. Quando você caminha em um carpete, por exemplo, é possível acumular até 12.000 volts e é preciso apenas 10 volts para queimar um microchip.

Bem, agora que você já sabe o que é Energia Estática e o que ela pode causar em um computador confira 8 dicas para proteger seu equipamento.



COMO PROTEGER SEU COMPUTADOR DA ENERGIA ESTÁTICA


#1 - INSTALE SEU COMPUTADOR EM UMA TOMADA COM ATERRAMENTO ELÉTRICO - Fazendo isso você evita uma descarga estática, pois ela será descarregada para a terra.

#2 - EVITE USAR BLUSAS DE LÃ OU ANDAR DE MEIAS OU DESCALÇO EM CARPETES - Pode parecer meio exagerado, mas não é. Roupas feitas de fibras sintéticas como Nylon e Poliester acumulam mais energia estática do que as que são feitas com fibras naturais como a lã por exemplo.

#3 - COMPRE UMA PULSEIRA ANTIESTÁTICA - Não vamos cair no exagero! Essa dica é mais valiosa para quem trabalha com manutenção de computadores ou que necessita usar muito um computador. Mas de toda forma é necessário que essa pulseira fique conectada a um fio terra.



#4 - NÃO USE MESAS DE METAL - Mesas de madeira acumulam menos energia estática e de longe é a melhor das opções.

#5 - DESCARREGUE A ESTÁTICA DO SEU CORPO - Isso é muito usado por quem faz manutenção. Antes de mexer em qualquer componente eletrônico, toque em alguma superfície metálica para descarregar a energia estática do seu corpo. Faça isso sempre que precisar se afastar do equipamento.

#6 - DESLIGUE O COMPUTADOR POR COMPLETO - Antes de mexer em seu equipamento certifique-se que ele foi completamente desligado e retirado da tomada.

#7 - DEIXE O COMPUTADOR ATINGIR A TEMPERATURA AMBIENTE - Se seu computador estiver frio aguarde ele atingir a temperatura ambiente, pois ambientes frios e com pouca umidade favorecem o acúmulo de energia estática.

#8 - NÃO TOQUE DIRETAMENTE UM COMPONENTE - Antes de manusear um componente descarregue a estática do seu corpo (dica 5) e evite a todo custo tocá-los diretamente. O recomendado é manuseá-los através de suas partes metálicas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Todo cuidado é pouco quando falamos de componentes eletrônicos, principalmente computadores. Mas seguindo algumas dicas e recomendações poderemos aumentar e muito a vida útil desses equipamentos.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.