O Que é e Como Funciona O Sistema Operacional

Todo novo computador que é trazido para casa da loja possui um sistema operacional instalado. Mas o que os novos usuários de computadores não percebem, é que, sem um sistema operacional, esse computador seria um simples amontoado de peças.

Um computador alimentado que não possui um sistema operacional não exibirá nada além de um monte de mensagens de texto confusas que descrevem o processo de inicialização do computador.



No final deste processo, o computador procura um sistema operacional e, se não for encontrado, ele solicitará ao usuário que diga onde ele está.

Os primeiros computadores não possuíam um sistema operacional e, se você já teve contato com os computadores do início dos anos oitenta, você se lembrará que a maioria deles nem teve um disco rígido (HD)!

Esses computadores antigos inicializaram um sistema operacional como o MS-DOS e eram armazenados em um disquete e, para usar um programa, os usuários removeriam o disquete de inicialização e, em seguida, inserirão um novo disquete que continha o programa.

O disquete não só guardou o programa (processador de texto, folha de cálculo, etc.), mas também armazenava os drivers que o programa precisava para se comunicar com o hardware do computador.

Como você pode imaginar, o processo pesado de mudar de disquete para o disquete levou o nascimento do sistema operacional.

O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL

Um sistema operacional é um programa que controla o funcionamento do hardware do computador (e do software instalado).

Gerencia a atividade de cada componente e então exibe essa atividade como uma interface amigável (GUI).

Ele mantém registro de onde existem coisas no disco rígido de um computador também. Mas talvez o mais importante para o usuário final é que ele é responsável por traduzir comandos emitidos com um teclado e mouse em código binário que podem se comunicar com um conjunto de alto-falantes, uma impressora, um scanner e muito mais.

Com um sistema operacional instalado no disco rígido de um computador, os usuários não precisam mais inicializar um computador com um disquete nem precisam executar programas a partir de um disquete. Todos os drivers de um programa são armazenados no computador e usados ​​sempre que um programa é iniciado.

O computador Macintosh da Apple foi um dos primeiros a estabelecer uma relação de usuário para hardware através de uma interface fácil de usar. Hoje, temos alguns sistemas operacionais. Alguns dos mais populares são o Windows, Mac OS X, ZETA, IBM, Unix e Linux. Mas mesmo assim, os sistemas operacionais se estendem a dispositivos que não sejam de computador, como consoles de jogos, players de música portáteis e PDAs. Independentemente do dispositivo, o sistema operacional instalado no mesmo serve o mesmo objetivo: habilitar a comunicação entre o usuário e o hardware.

Quando você pensa em atualizar o seu computador para um novo sistema operacional, tenha cuidado para garantir que você tenha os componentes de hardware necessários, ou seja, as configurações mínimas para que ele possa ter um desempenho razoável.

Tenha também cuidado com a instalação de sistemas operacionais incompatíveis com o hardware existente. O hardware dos computadores Macintosh é extremamente diferente do hardware dos computadores Windows e, em nenhuma circunstância, um sistema operacional Windows funcionará em uma máquina Macintosh!

Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário