O que é uma manutenção preventiva em computadores?

Muitos dos usuários de computador não sabem ou nunca ouviram falar em manutenção preventiva. A grande maioria deles só levam seu computador para manutenção quando ele finalmente dá problemas, ou quanto está praticamente impossível de utilizá-lo.

Embora seja o método de manutenção mais barato, nem sempre é o adotado. Em 99% dos casos (para não ser generalista) a maioria dos computadores que chegam para manutenção aqui na oficina é de manutenção corretiva, ou seja, o equipamento já chega sem funcionar, o que torna o serviço mais demorado e mais caro!

Na manutenção corretiva, você pega o equipamento com defeito e segue um cronograma (cada técnico tem o seu) com base no defeito apresentado para fazer o reparo e corrigir o mau funcionamento.

Já a manutenção preventiva é feita quanto ainda está "tudo em ordem" com o computador. Nesse caso, também se segue um cronograma (como eu já disse, cada técnico tem o seu :-) ) que tem por finalidade evitar que o equipamento venha apresentar defeito. Fazendo um comparativo, é o mesmo que fazemos com nossos veículos, carro ou moto, levamos de tempos em tempos à concessionária para que seja feita uma revisão (manutenção preventiva) para que sejam evitados acidentes.




QUANDO DEVO LEVAR MEU COMPUTADOR PARA UMA MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

A resposta para esse pergunta não é exata pois tudo depende de usuário para usuário.

Eu tenho uma classificação, feita por mim, com base no uso do equipamento, que determina qual o tempo necessário entre uma manutenção e outra. Veja em qual você se encaixa:

  • A cada 3 meses: se você utiliza seu computador diariamente, principalmente navegando na internet por muitas horas, produzindo muito material, sugiro que a manutenção preventiva seja feita a cada 3 meses, para remoção de poeiras, umidade, vírus, arquivos temporários, etc.

  • A cada 6 meses: essa eu recomendo para aqueles que usam seu computador 3 ou 4 vezes na semana e por poucas horas. Geralmente indico para quem trabalha o dia todo e tem pouco tempo de mexer em seu computador. Essa manutenção preventiva seria para uma atualização de antivírus, limpeza interna, remoção de vírus, arquivos temporários etc.

  • A cada 1 ano: bem, essa já seria para aqueles que raramente usam seu computador durante a semana, uma vez apenas ou durante pouquíssimas horas. A manutenção nesses casos seria para atualizar algum programa, revisar o antivírus, fazer alguma atualização, uma limpeza interna, etc.

Mas ainda, há aqueles usuários especiais, que tem família grande onde todos utilizam o computador, baixam joguinhos da internet, navegam em qualquer site, baixam músicas, filmes, etc. Para esses eu recomendo a manutenção mensal, já que o uso do equipamento é extremo. Sem querer exagerar, mas há casos que a manutenção quinzenal não cairia mau :-)


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em qual dos usuários acima você se identifica? Você ainda vai esperar seu computador "quebrar" para levar ele para uma manutenção?

Nunca se esqueça, a manutenção preventiva é muito mais barata que a corretiva.

Contribua com esse trabalho deixando seu comentário.

Um grande abraço

Rodrigo Nascimento

2 comentários:

  1. […] outros computadores que não sejam os seus. Mantenha seu antivírus sempre em dia e faça sempre a manutenção preventiva no seu […]

    ResponderExcluir
  2. Tópico muito bom, parabéns ;)

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.