Como resetar o Setup da BIOS

Algumas pessoas já me perguntaram como se faz para resetar, ou melhor, dar um reset na BIOS do seu computador. O BIOS (Basic Integrated Operating System - Sistema Operacional Básico Integrado) é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional (Fonte: Wikipedia)

Esse programa de computador gravado na BIOS chama-se SETUP e pode ser configurado conforme a necessidade do usuário. Nesse post, vamos aprender a resetar não a BIOS e sim o SETUP da BIOS. O reset nada mais é do que fazer com que o programa volte as configurações de fábrica. Esse procedimento é muito útil quando há algum problema na configuração ou se alguém definiu uma senha e não lembra mais dela.

O procedimento é fácil, porém se você não tiver segurança suficiente no que vai fazer, sugiro que contrate alguém que saiba ou um técnico em manutenção de computadores.


RESET DA BIOS

Esse trecho foi retirado do post Meu micro liga sozinho quando conecto ele na tomada. O que fazer?

O reset do Setup da BIOS é feito utilizando o jumper Clear CMOS na placa mãe (ver imagem abaixo).




Geralmente esse jumper fica ao lado da bateria da CMOS e vem decalcado ao lado dela a inscrição CLEAR CMOS ou CLRTC ou algo parecido, como você pode observar na imagem acima.

Para resetar a BIOS basta mudar o jumper de posição. Para fazer isso desconecte o PC da tomada e mude o jumper de posição. Exemplo: se estiver na posição 1 e 2, remova-o e coloque na posição 2 e 3. Feito isso ligue o computador na tomada e aperte o botão ligar. Você irá perceber que o computador não ligará. Isso é normal.

Feito isso, desconecte o PC da tomada novamente e volte o jumper para a posição original. Conecte o PC na tomada novamente, ligue o computador e reconfigure o SETUP.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mais uma vez vale lembrar que deve se tomar cuidado ao realizar esse procedimento. Siga o tutorial com cuidado e NUNCA mude o jumper de posição com o computador ligado. Se você fizer isso com o PC ligado pode queimar sua placa mãe.

Grande abraço

Rodrigo Nascimento

3 comentários:

  1. A sigla BIOS significa "Basic Input/Output System", não o que você disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certo caro amigo (a). Eu observei isso mas resolvi deixar como está na citação do Wikipédia. Obrigado!

      Excluir
  2. Olá, resetei o sutup com sucesso, porém após isso, quando inicio a maquina aparece uma tela preta com o simbolo do fabricante do setup mandando entrar na bios, dai entro na bios seleciono o HD e o windows inicia normalmente, me disseram que tenho que configurar em algum lugar na bios para essa tela não aparecer e o pc iniciar direto mas não sei como. Ajuda por favor.

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.