Quanto cobrar por um serviço em informática? Considerações finais

Bem, eu pretendia finalizar tudo na parte 5 desse tutorial mas enquanto estava digitando resolvi encerrar fazendo uma consideração final sobre o assunto.

Como eu já disse em algum posts, fazem 8 anos que trabalho só com computadores, em especial com a manutenção deles, e sei o quanto é difícil se manter nesse ramo trabalhando com seriedade e honestidade.

A grande maioria das pessoas que chegam a esse material sequer leem ele até o fim ou vão dar alguma atenção ao assunto tratado.




Digo isso, porque é muito mais fácil, pra quem trabalha com manutenção de computadores, sair ligando para uma meia dúzia de técnicos e perguntar quanto eles cobram para fazer determinado serviço, do que sentar e calcular o quanto esses serviços realmente valem!

Tem muitos técnicos, pseudo profissionais, "prostituindo" o valor cobrado pelos serviços, chegando a valores que sequer pagam as despesas que o trabalho gera.

E qual o resultado disso? Eles quebram e levam junto consigo um montão de gente que quer trabalhar sério.

Portanto meu amigo e minha amiga, se você é técnico em informática e chegou até aqui, é porque não está contente com seus ganhos ou quer realmente fazer a coisa certa.

Eu ainda vou tratar de muitos assuntos referente a vida profissional de nós, técnicos em informática. Falaremos sobre economia de serviços, sobre montagem de uma tabela de preços, como fazer a publicidade, ética (porque não?!), talvez até um pouco sobre ciência competitiva...

Mas o mais importante é ter consciência que precisamos valorizar nosso trabalho, tão útil e tão incrível.

A intenção era ser bem curto, e acho que consegui :-)

Não deixe de ler os artigos referentes a esse tutorial:

Deixe seu comentário, é importante para que esse espaço continue vivo!

Um grande abraço e até a próxima!

8 comentários:

  1. Meu caro Rodrigo, me sinto muito mais seguro agora em começar minhas atividades de forma séria e que dêem certo. Vou utilizar o seu método para abertura do meu negócio, desde já o conteúdo é de primeira mão e a leitura de todos os post relacionados são muito compreensivas e ótima qualidade, muito obrigado pela disponibilização do material, muito sucesso a ti meu caro;

    ResponderExcluir
  2. Estou a começar a trabalhar por conta na area de informatica. Gostei de suas expliações. Terei que digerir tudo isso com calma. Obrigado.

    Rodolfo.
    Campinas/SP

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, parabéns. Sempre ajuda muito esses esclarecimentos.

    Fabricio
    Ipatinga/MG

    ResponderExcluir
  4. Li tudo e fiquei impressionada! Muito grata por dispor seu tempo e conhecimento para nós, estou nesse ramo há algum tempo e ainda tenho dúvidas quando se trata de cobrança, custos, preços, lucro etc.. Foi esclarecedor! Grata.
    Júnia Campos
    Belo Horizonte/MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno. Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.