Como testar a velocidade da sua internet banda larga

Vivemos numa época em que a internet banda larga está cada vez mais popular e com velocidades cada vez maiores.

Embora seu valor ainda seja alto se compararmos com alguns países, a internet está presente na maioria das residências que possuem computador.

Nesse post, estarei ensinando como você pode fazer para saber a velocidade que a internet está chegando a seu computador. É claro que não estaremos tratando da velocidade real, e sim de uma velocidade aproximada, já que estaremos testando via software (programa).

Digo que os valores são aproximados porque alguns fatores podem “mascarar” o resultado final como vírus, problemas no navegador, nas conexões de rede, etc...

Mas mesmo assim, se você contratou um plano de internet de 2Mbps e o programa detectou apenas 1Mbps, desconfie: ou seu computador está com problemas ou você está recebendo uma velocidade menor que a contratada.

Testando a conexão banda larga


Nesse nosso exemplo, estaremos testando a velocidade pelo site da Copel Telecom, que em minha opinião é o mais eficiente. Para isso acesse aqui

Para testar sua conexão clique em Iniciar teste e aguarde.

Veja na imagem abaixo como ficou o teste aqui na minha internet


A imagem acima mostra alguns dados importantes.

Velocidade de download: essa janela mostra a velocidade aproximada da conexão. Esse cálculo é feito através do download de um arquivo pelo próprio programa. No caso acima, a velocidade contratada por mim é de 2Mbps e o que está chegando é 1,60Mbps, bem próximo dos 2Mbps. Só que aqui eu levo em consideração o fato da minha banda larga ser via rádio, compartilhada (não dá pra exigir muito)

Ping: É o tempo que o meu computador levou em Milisegundos para se comunicar com o servidor da Copel.

Velocidade de Upload: É a velocidade com que eu enviaria um arquivo qualquer para um servidor FTP ou para anexar um arquivo no Hotmail por exemplo.

Considerações finais


Perceba que no meu caso minha velocidade final ficou em 1,60Mbps. Mas quanto o teste estava sendo realizado por várias vezes ele ultrapassou os 2Mbps.

A velocidade real depende de muitos fatores e um jeito de se verificar isso é vendo os valores diretamente no modem, como mostra a imagem abaixo extraída do site Conexão D-Link


Downstream e Upstream seriam a velocidade para download e upload consecutivamente. Na maioria dos modens a velocidade é mostrada em Kbps e não em Mbps. Para ficar fácil o cálculo, 1Mbps=1024Kbps. Portanto 2048Kbps=2Mbps.

Se quiser brincar mais um pouquinho testando a velocidade da sua conexão, segue a lista de mais alguns sites que oferecem esse tipo de serviço.

http://www.minhaconexao.com.br/

http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

http://testesuavelocidade.com.br/

http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/gamers/broadband-speed-test.html

http://www.baixaki.com.br/teste-de-velocidade/

http://testedevelocidade.net/

http://www.speedtest.net/

http://meuip.datahouse.com.br/conteudo-ferramentas-medidor.asp

Acho que tá bom.

Sucesso

Rodrigo Nascimento

Gostou?! Compartilhe!

0 comentários:

Postar um comentário

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.