Como resetar/quebrar a senha do Windows

Em muitas de minhas manutenções em computadores me deparei com clientes que conseguiram esquecer a senha de logon do Windows, impedindo o mesmo de ter acesso à área de trabalho.

Essa situação já se tornou comum, mas a boa notícia é que há uma maneira simples de se quebrar essa senha sem precisar formatar o computador.

O que pode acontecer de errado?

Se você trocar a senha do Windows por esse método, sendo administrador ou não, poderá causar perda de dados se alguns arquivos ou pasta estiverem criptografados usando o sistema EFS (“Encrypted Files System”).

Tirando isso o restante dos procedimentos são simples, bastará apenas acompanhar o tutorial abaixo.



 

Do que vamos precisar


Trabalharemos com o programa Offline NT Password & Registry Editor. Esse programinha edita o arquivo SAM do Windows, que é onde ficam arquivadas essas senhas.

Para baixá-lo clique neste link

Após o download descompacte o arquivo e grave a imagem ISO em um CD com um programa de gravação de sua preferência.

 

Quebrando as senhas do Windows


Neste tutorial estarei ensinando a deixar a senha do Windows em branco. O programa tem muitas outras funções, mas vamos nos ater somente a esta.

Eu fiz o teste no Windows XP e no Windows 7 e em ambos obtive sucesso. Mas o fabricante afirma que ele funciona também em outras versões do Windows que trabalham com a plataforma NT.

1- Configure o setup do seu computador para dar boot pelo CD. Ao iniciar o CD será apresentada uma tela como na imagem abaixo. Tecle Enter para continuar.


2- Na próxima tela será solicitado para que você selecione a partição que está instalado o seu Windows. No meu caso como só tem uma partição digito 1 e teclo Enter para continuar, conforme imagem abaixo


3- Na próxima etapa ele perguntará se o diretório de instalação do Windows está correto. Se sua instalação não for um “remendo” basta teclar Enter para continuar.

4- O próximo passo é definir o que você deseja fazer. No nosso caso vamos resetar a senha, deixa-la em brando. Para isso digite 1 e tecle Enter para continuar conforme imagem abaixo.


5- Na tela seguinte digite 1 para selecionar a opção Edit user data and passwords e tecle Enter para continuar.


6- Na próxima tela do programa serão listados todos os usuários cadastrados no Windows. Verifique se o usuário que você quer quebrar a senha se encontra listado. Se sim digite o nome do usuário (no meu caso é Rodrigo) e tecle Enter, conforme mostra imagem abaixo.


7- Agora vamos zerar a senha do Windows, deixar em branco. Para isso selecione a opção 1 Clear (blank) user password e tecle Enter logo em seguida. Nota: o programa permite também criar uma nova senha – opção 2 – para aqueles que são usuários do Windows XP ou Vista. Fique a vontade para testar essa opção também.


8- Logo após dar o Enter será mostrada uma mensagem informando que a senha foi resetada conforme imagem abaixo.


9- Para encerrar o programa digite ! e tecle Enter. Agora digite q e tecle Enter. Salve todo o trabalho digitando y e Enter novamente. Na imagem abaixo todo o processo de finalização.


10- Basta dar um Ctrl+Alt+Del para reiniciar o computador.

Testei todo esse tutorial no Windows 7 também e essa tem sido uma ferramenta indispensável na minha maleta de técnico.

Um grande abraço e até o próximo post!

Gostou?! Compartilhe!

13 comentários:

  1. Vinicius Barbosa Assis16/2/13 17:52

    Também Sou Técnico de Informática e Analista de Sistemas, gostei muito do seus post.
    Valeu Ajuda Muito.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Vinicius, é bom ter colegas de profissão aqui no blog. Até!

    ResponderExcluir
  3. Olá, sabe alguma dica para bypass de login do Windows 7 (obs.: o login é feito pela rede).

    ResponderExcluir
  4. Oi Karlitos. Pela rede a coisa fica diferente, já que você não tem acesso aos arquivos do computador. No exemplo desse tutorial o que o programa faz é modificar o arquivo SAM no Windows, fazendo isso diretamente no computador. Já para alterar uma senha pela rede já entra técnicas de invasão. Até!

    ResponderExcluir
  5. Eu esqueci a senha do Block Free 5 E o do administrador, tem como eu resetar?

    ResponderExcluir
  6. Se for a do administrador do Windows é só seguir o tutorial. Quando a do BlockFree não tenho ideia amigo. Até!

    ResponderExcluir
  7. Meu W8 informou Perfil Temporario, eu criei outro perfil. Agora no antigo, que de erro, e é do administrador o sistema não aceita a senha. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  8. Minha nossa Santos, não entendi sua pergunta. Reformula ela pra mim. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Meu Windows 8 surgui a mensagem PERFIL TEMPORARIO, eu pesquisei e ate entendi do que se trata. Porém, agora a senha do Administrador não é aceita, eu não sei se é um novo problema ou faz parte do problema do PERFIL TEMPORARIO. Enfim, quero recuperar meus arquivos. Vc pode me indicar um tutorial simples, video...?

    ResponderExcluir
  10. Oi Santos. O jeito simples e fácil que você pediu seria tirar o HD da sua máquina, colocar em outra como secundário e fazer o backup. Se você consegue ter acesso a área de trabalho do Windows e se o usuário que você estiver usando for administrador tem como resetar a senha. Para isso acesse o painel de controle > sistema e segurança > ferramentas administrativas > gerenciamento do computador > usuários e grupos locais > usuários.

    Dentro da pasta usuários você verá todos os usuários que o windows possui. Para resetar a senha de qualquer um deles clique com o botão direito sobre um usuário e escolha Definir senha. Clique em prosseguir. Se quiser deixar a senha em branco basta clicar em OK ou se preferir crie uma nova senha. Aguardo seu retorno. Até.

    ResponderExcluir
  11. Sidney Nery19/8/13 01:04

    Oi rodrigo! Minha esposa criou uma senha e um nome de usuario, agora ela esqueceu a senha...eu fui tentar recuperar a senha e entrei no prompt de comando e digitei cmd etc.... quando reiniciei o pc pediu o nome de usuario e a senha. Quero saber se eu fizer esse seu tutorial de gravar no cd irá resolver ou se terei que pagar um técnico para formatar ou usar um cd de boot...Grato!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sidney. Se você seguir o tutorial passo a passo não tem como errar. Eu já fiz isso muitas vezes. Não tem erro. Formatar não será necessário, isso irá acontecer se você pegar um "marreteiro" pra mexer no seu micro. Sucesso. Até!

    ResponderExcluir
  13. Estou tendo dificuldades no terceiro passo. Em meu pc n aparece a tela igual a do tutorial, aparece só metade do que ilustra a imagem de numero 3. Vai só até onde esta escrito: what is the path to the registry directory? (relative to windows dual) windows/system 32/condiga] :

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.