Meu micro liga sozinho quando conecto ele na tomada. O que fazer?

A situação é a seguinte: toda vez que ligamos o cabo de energia do computador na tomada ele liga sozinho, sem precisar acionar o botão Power no painel frontal do gabinete, ou da CPU, como ficar mais fácil.

A solução poderá ser simples para alguns casos, mas em outros nem tanto. Existem alguns fatores que podem ocasionar esse problema:
  • Excesso de poeira interna no gabinete e na fonte de alimentação;

  • Excesso de umidade no local onde o computador está instalado;

  • Problemas com o Setup da BIOS ou na própria BIOS;

  • Pilha da CMOS descarregada ou em curto;

  • Defeito na fonte de alimentação;

  • Instalação elétrica precária;

Existem outros fatores, mas esses são os principais.


 

Por onde começar?


A primeira coisa que faço é resetar o Setup da BIOS através do jumper Clear CMOS na placa mãe (ver imagem abaixo).


Geralmente esse jumper fica ao lado da bateria da CMOS e vem decalcado ao lado dela a inscrição clear cmos ou CLRTC ou algo parecido, como você pode observar na imagem acima.

Para resetar a BIOS basta mudar o jumper de posição. Para fazer isso desconecte o PC da tomada e mude o jumper de posição. Exemplo: se estiver na posição 1 e 2, remova-o e coloque na posição 2 e 3. Feito isso ligue o computador na tomada e aperte o botão ligar. Você irá perceber que o computador não ligará. Isso é normal.

Feito isso, desconecte o PC da tomada novamente e volte o jumper para a posição original. Conecte o PC na tomada novamente e veja se o problema de ligar sozinho foi resolvido.

Se sim, ligue o computador e re-configure o setup novamente.

Meu problema não foi resolvido, e agora?


Bem, se o problema não foi resolvido será preciso fazer uma manutenção preventiva no computador e uma corretiva, caso seja necessário.

Primeiramente, faça uma limpeza geral no interior do gabinete. Remova toda poeira, maus contatos das memórias e periféricos, gorduras, troque a pasta térmica do processador, limpe todos os dissipadores, coolers e a fonte de alimentação.

Se possível substitua a fonte para ver se o problema está nela.

Verifique se não há excesso de umidade no local. Se tiver utilize dentro do gabinete aqueles saquinhos que absorvem a umidade. Tome o cuidado de trocá-los com freqüência.

Atualize a BIOS da sua placa mãe para a última versão. Mas lembre-se que esse é um procedimento perigoso que pode “matar” sua placa mãe. Se não tiver segurança, não o faça!

E pra finalizar, caso não consiga resolver por conta, valorize o profissional em manutenção de computador contratando-o para resolver o problema ou para seguir esse tutorial com segurança.

Desejo a você todo sucesso e até o próximo post.

Gostou?! Compartilhe!

4 comentários:

  1. Obrigado pelo apoio, mas mesmo eu tenho resetado o BIOS e feito todo esse procedimento, pois não fucionou o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. Oi Alex. Seria necessário testar sua sua rede elétrica e logo em seguida a fonte de alimentação do seu computador, exatamente nessa ordem. Teria que verificar se a fase e o neutro não estão invertidos na sua rede elétrica. Também é importante colocar uma outra fonte no local da sua para ver se ela não está com problemas. Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se nao ter esi negosio azu na placa mae

      Excluir
  3. No meu caso a placa mãe estava com umidade.
    retirei, passei um secador e ficou normal.
    Mas em outros casos precisa substituir a placa.

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.