Como reparar setores defeituosos em um HD

Foi-se o tempo em que a ferramenta mais famosa para remoção de setores defeituosos em um HD era o ScanDisk. Essa ferramenta está presente até hoje no Windows e continua sendo muito eficaz.

Na realidade o que esses programas fazem não é remover o setor defeituoso e sim, marca-lo para que não sejam mais gravados dados naquele local. Essa manutenção em seu HD não é definitiva. Se forem encontrados setores defeituosos no escaneamento será preciso proceder com a troca desse componente, pois esses erros podem causar a perda parcial ou completa dos dados gravados nele.

O programa que estarei utilizando nesse tutorial será o HDAT2 4.53 presente no Hiren’s Boot CD que contém uma coletânea muito boa de programas para testes no hardware de um computador, e o melhor de tudo: é totalmente gratuito.

O HDAT2 é um programa com várias ferramentas, mas hoje trabalharemos somente com a que repara os setores defeituosos, que é o tema central desse nosso tutorial.


 

Do que vamos precisar


1- Baixe a última versão do Hiren’s Boot CD no site oficial clicando neste link  ou baixe a versão usada nesse tutorial clicando aqui

2- Após baixar será necessário gravar a imagem ISO em um CD.

Acessando o programa


1- Feita a gravação do CD, o próximo passo será configurar a o Setup da BIOS para que dê boot pelo CD.

2- Ao iniciar o CD será mostrada a tela inicial do programa conforme imagem abaixo. Selecione a opção DOS Programs e pressione Enter


3- Com o cursor do teu teclado vá em Hard Disk Tools... > HDAT2 4.53 (Test/Repair Bad Sectors) e pressione Enter para continuar.

4- O programa começará a ser carregado. Serão apresentadas algumas mensagens na tela. Não se preocupe. Vá pressionando Enter até ser apresentada a tela abaixo.


5- O próximo passo será selecionar o HD que será escaneado. Selecione-o na lista que aparecer e tecle Enter.

6- Selecione a primeira opção Drive Level Tests Menu que é a opção para checar e reparar os setores defeituosos no HD e pressione Enter.

7- Deixe selecionada a opção Check and Repair bad sectors e tecle Enter.

8- Daqui em diante o programa fará um scan no HD conforme imagem abaixo. Sempre que for encontrado algum problema o computador emitirá um alerta sonoro e aparecerá um B em vermelho indicando que aquele setor está com defeito. O próprio HDAT2 4.53 fará a correção e a marcação do setor defeituoso. Se for encontrado algum problema no seu HD sugiro a troca imediata desse componente.




Um grande abraço a todos e sucesso!

54 comentários:

  1. Paulo Taconelli10/12/12 14:22

    Rodrigo, gostei muito deste tutorial do Hirens Boot. Ajuda a conhecer o programa. Baixei este direto no site 02 vezes e gravei a ISO no CD. Quando faço o Boot pela BIOS, no Mini XP, consigo entrar na tela. O problema que a ferramenta para recuperar setores do HD, está no item DOS Programas, quando seleciono a opção, entra a tela preta e acima no lado esquerdo fica piscando um traço. E não sai disso, não abre o menu de opções abaixo. Está esquisito.
    Onde teria que escolher: Drive Level Tests Menu e Check and Repair Bad Sectors.
    Não sei porque, não acessa estes itens. Tenho que reiniciar o PC e sair do programa. Uso o sistema XP.

    Atenciosamente.
    Paulo Taconelli.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo. Eu já tive alguns problemas com o programa HDAT2 4.53. Ao que me parece e pude constatar em alguns testes, que há momentos que o programa não roda, seja por incompatibilidade ou por qualquer outro motivo. Para ver se existe alguma incompatibilidade com o HD, eu o coloco em outra máquina, só pra me certificar. Se o problema for incompatibilidade eu uso o ScanDisk do próprio Windows.

    Sucesso
    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Paulo Taconelli11/12/12 20:35

    Rodrigo, agradeço a gentileza. O meu é Samsung HD502HJ (500GB). A não ser que seja alguma incompatibilidade. O Hirens Boot, não entra justo nas opções de reparação dos setores, não abre no DOS Programas as opções. Esquisito.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulo. Tente testar o programa em outro computador com outro HD e veja se funciona bem. Seria interessante testar seu HD em outra máquina.

    Abraço
    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
  5. Emerson Ribeiro3/1/13 22:03

    Acho que a última versão 15.2 está com problema. Assim como o Paulo Taconelli, quando entro nos programas em DOS do hirens, não abre mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae glr tive um problema meio parecido com o de vcs, quando executava a ferramenta após selecionar dos tools ele não aparecia a lista de "HDS" e aparecia simplesmente "R:>" como se estivesse simplesmente executando o DOS, e para resolver basta escrever HDAT2 isso forçara a execução do programa que o aplicativo usa, flw

      Espero ter ajudado

      Excluir
    2. Valeu mano ajudou muito!

      Excluir
    3. Vc me salvou cara!!! Todo programa em DOS caía sempre em R:>

      Vlwww!!!

      Excluir
    4. Muito obrigada!!!!

      Excluir
  6. Boa observação Emerson. To baixando essa versão pra verificar se há problemas. Até

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito do seu Tutorial, mas eu estou com um problema aqui. è que apos escolher o hd a ser scaneado aparece a seguinte menságem em vermelho:

    error reading of the IDENTIFY DEVICE DATA, press any key....

    será que meu HD está irreparavel?

    Obs.: Eu consigo acessar o HD, formatar, Instalar o Windows. Por exemplo: Quando o windows está funcionando "normal", ele reinicia e inicia novamente "normal"..

    ResponderExcluir
  8. Oi Danilo, esse problema acontece comigo eventualmente. Acredito que seja uma falha no próprio programa, ou incompatibilidade com alguns modelos de placa mãe ou HD. Esse erro não se refere a seu HD, fique tranquilo. Como alternativa, eu também utilizo o programa ViVard 1.0 (Surface), que é o segundo programa da lista. Espero que te ajude. Até!

    ResponderExcluir
  9. Ao Emerson Ribeiro e ao Paulo Taconelli. Eu baixei a versão 15.2 do Hirens Boot e realmente o programa que me refiro no tutorial deve estar com problemas. Estarei fazendo o upload a versão que utilizei para montar este tutorial e disponibilizarei para download. Desculpem a demora em responder mas a correria está grande. Por hora vocês podem estar utilizando como alternativa o programa DRevitaliza v1.2 que está na versão 15.2 do Hirens Boot.

    Link da versão 14.1: http://www.4shared.com/file/E14hQC2z/HirensBootCD141.html?

    Abraço

    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rodrigo. Estou executando agora e pelo andar do escaneamento irá demorar umas 8 horas pra completar os 76.319 MB. Tomara que ao terminar tenha realmente corrigido a falha na inicialização do win xp.

      Excluir
  10. Diego Cavalcante18/1/13 12:22

    Boa tarde..muito bom o tutorial, vou testar quando chegar em casa. Estou com um HD que ao ligar o pc a mensagem "erro no disco" é apresentada. Sera que esse programa resolve?

    ResponderExcluir
  11. Oi Diego precisaria saber se esse mensagem se dá assim que o computador é ligado ou somente quando tenta entrar no seu sistema. Se ela ocorrer logo que liga o computador, é bem provável que seu HD não está sendo reconhecido no setup da BIOS. Até.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Tenho uma dúvida, o meu hd não é listado no passo da escolha, tem solução? :(
    Obrigado desde já.

    Abração.

    ResponderExcluir
  13. Tirando e recolocando algumas vezes apareceu, mas o detalhe é que está alegando um erro: smart error. É possível reparar? Caso não, estou perdido, tinha dados importantíssimos.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Oi Samuel, esse tipo de reparação não recupera dados do HD. Se seu HD está ilegível ou se não consegue visualizar os dados é necessário fazer a recuperação de dados nele.

    ResponderExcluir
  15. Oi Samuel, seu HD pode estar com defeito. Até

    ResponderExcluir
  16. O meu simplesmente não chega nessa 2º tela. Em vez de ir para ela, vai para linha de comando.

    ResponderExcluir
  17. Oi Mario. Você baixou a nova versão ou a versão que está no turorial. A nova versão HDat não está funcionando bem no Hirens Boot. Até!

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo eu tenho uma maquina que quando eu uso ela normalmente mais sempre ela trava dai só reeniciando pra voltar mesmo que eu esteja na internet ou fazendo qualquer coisa ela trava e nao volta, só volta se reniciar.
    oque deve esta acontecendo???

    ResponderExcluir
  19. Oi Eliabi. No seu caso seria preciso fazer uma manutenção corretiva nela pra ver o que está causando o travamento dela. O travamento pode estar relacionado a vários fatores, desde uma simples limpeza interna até uma defeito na sua placa mãe. Até!

    ResponderExcluir
  20. Joel Tomaz20/3/13 15:59

    Oi Rodrigo, No meu caso tenho um HD de 500GB e ta travando e dando tela azul ja fiz uns scan nele e constatou bad e atrasos detectado, estou neste momento fazendo um scan com o HDD Regenerator v2011, vamos ver se vai resolver meu problema, esse programa é bom? vlw.

    ResponderExcluir
  21. Oi Joel, nunca testei o HDD Regenerator mas você já tem um bom diagnóstico em mãos. Badblocks e atrasos? Melhor trocar o HD! Até!

    ResponderExcluir
  22. ola joel, no meu caso esta dando o seguinte erro(erro reading of the data ata......) ja gravei Hiren's.BootCD.14.1 eo 15... no cd, mas sempre que eu vou fazer uma reparo no meu hd do notebook da marca buster. da esse erro como ja falei antes. oq poderia ser. agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  23. error 25 disk read error-aqui é sata 2 sonyvaio

    ResponderExcluir
  24. ola Rodrigo,
    Eu fiz download da sua versao, tudo certinho, gravei no cd, segui todos os seus passos, mas estou preocupada com o seguinte o programa ja roda a 7,5horas e so avançou onde diz
    Pass 1 = 0% [1.24 GB] o disco é de 500 gb, com as minhas contras so daqui a 120 dias isto acaba, é normal? para uns meses para ca tinha notado que o hd estava perdendo a velocidade... e onde diz erros: W / V / W / V = 0/5103/0/0
    obrigado

    ResponderExcluir
  25. Oi Maria, há fortes indícios do seu HD estar com problemas pois um teste com esse programa num HD de 500GB leva em torno de 3 horas. O jeito certo de fazer um teste seria trocar o cabo de dados do HD para ver se ele não está com defeito e também fazer um teste com outro HD em sua máquina para ver se não há um erro na sua BIOS ou na sua placa mãe. Até

    ResponderExcluir
  26. Rodrigo , Faz 2 hrs que meu HD esta verificando e ainda não saiu do 1% (5.90 Gb )

    Será qe o HD esta com problemas ?

    ResponderExcluir
  27. Sim Marcelo, pode ser seu HD. Nesse caso seria interessante testar outro HD em sua máquina. Até!

    ResponderExcluir
  28. humberto cossa23/8/13 15:04

    oi rodigo,tenho dois discos rigidos,um hdd de 200gb e um SSD dd 60gb,os dois discos dao smart error,como reparar?

    ResponderExcluir
  29. humberto cossa24/8/13 02:17

    peco a tua ajuda rodrigo pois estou desesperado,eu preciso deles de volta...

    ResponderExcluir
  30. Oi Humberto, se o Smart da BIOS já está acusando erros é porque a coisa tá séria. Sugiro que você faça backup de tudo e troque o HD. Em casos assim, há a possibilidade de fazer uma formatação em baixo nível. Poderia resolver por um tempo, mas não vale a pena colocar em risco seus preciosos dados. Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  31. Michel Moreira19/11/13 20:46

    Boa Noite, Rodrigo não sei se você pode me ajudar mas acho que você possui experiência o suficiente para me responder, recentemente, peguei 3 maquinas para fazer a manutenção nelas, mesmo instalando o sistema operacional novo depois de um certo tempo a máquina apresentava os mesmos problemas, e logo no inicio o 1º foi sanado com a troca do Hd, o segundo também foi realizado a troca e sanado.
    Estou eu agora com 2 hds da Sansung de 320GB cada, e ao realizar os testes foram encontrados varios Bad blocks, gostaria de saber se ao realizar a varredura os mesmos são ignorados depois para salvar novos dados, ou tenho mesmo de descartar os hds?, Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. BadBlocks são problemas físicos e a varredura via software não resolve o problema, principalmente quando há muitos setores do HD com defeito. Nesse seu caso é melhor descartar os HDs. Sucesso!

    ResponderExcluir
  33. Que dica legal, pena que não funciona, da pau!

    ResponderExcluir
  34. Pessoal que está tendo problema para acessar o HDAT2 e pretendia usar esta ferramenta específica, considere baixar apenas o próprio:
    http://www.hdat2.com/download

    ResponderExcluir
  35. queria so q vc especifica-se melhor onde vc diz que recomenda a troca dos componentes

    ResponderExcluir
  36. Estou tentando corrigir erros no HD com o Hiren's Boot 15.2, mas quando vou até a parte de Hard Disk Tool, Encontrar e Reparar defeitos no HD, o programa não encontra o HD e sim apenas a gravadora com o disco do programa, fiz um pen-drive bootável com o programa e aconteceu a mesma coisa e ele só encontrava o pen-drive. Aparece as seguintes mensagens: "ASPI not found", "IDE Driver not found" e "HDAT2 load error no DMPI Get csdpmi*zip". O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. escreve HDAT2 que força a rodar.
      antes de trocares teu HD testa se o cabo (entre placa e HDD) não está com problemas.

      Excluir
  37. tenho um HD de 1 TB que nao estou conseguindo formatar ele derrepente desligou e nao quiz mais ligar... eu entrei na BIOS porq li em outro site que quando um HD queima ele nao aparece na BIOS e ele esta aparecendo normal dai me recomendaram o hirens boot mais eu baixei a versao 15.2 e nao consigo reparar nao sei oque fazer meu HD eh novinho...

    OBS: estou abaixando o link que vc postou na versao de 14.1 se nao der certo tambem oque eu fasso ??
    nao confio muito em levar pra algum lugar que arruma computador eles pegarem meu HD e substituirem por 1 que realmente nao presta e me falar que esta queimado que nao tem como repara-lo

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Rodrigo! Parabéns pelo excelente tutorial..
    Já chequei todos setores do Hiren's, não deu nem um erro. Exceto HDAT2 (Load error : no DPMI -Get csdpmi*b.zip) Pedindo para eu entrar em contato com o Hiren's..continuo com a tela branca, não consigo da boot no meu Windows 7 home premio, HP ENVY 17 NOTEBOOK PC.. Preciso muito da sua ajuda!! dede de já muito obrigado..

    ResponderExcluir
  39. Mt obrigado pela dica. Deu certo executou o programa na hora.
    Vlw..

    ResponderExcluir
  40. Ola amigo primeiramente parabéns pelo tutorial ajudou bastante, agora estou com uma dúvida, o HD do meu not vinha apresentando problemas como travamento e perda de dados. Usei outro programa do hirens bot, que verifica setores defeituoso e constatou que do setor 0 até 300 GB do HD de 500 GB estava com bad bloco, executei o chkdsk do hirens pra tentar corrigir, e depois executei o HDAT2, e por inclivel que parece ele não detectou nenhum setor com problemas. Será que o chkdsk resolveu? Ou eu posso desalocar o setor com problema e formatar somente a parte boa HD?

    ResponderExcluir
  41. É normal quando se usa o HDAT2 para verificar e reparar setores com defeito mesmo em um HD "grande" de 500gb demorar tanto? Tipo um dia inteiro ou mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é não Berguinho. Em um HD de 500 o scaner do programa deve levar em torno de umas 2 horas. Nesse caso pode haver problemas na parte mecânica do HD.

      Excluir
    2. Entendi. No caso o HD realmente já era. E eu aqui ficando doido. Valeu.

      Excluir
    3. Cuidado mano, informática tira um pouco da sanidade da gente. Sucesso man! :-)

      Excluir
  42. Boa noite,Me chamo Iuri, gostaria de ajuda, estou executando o hirens no meu Hd faz mais ou menos 2 horas ou mais, e não passou de 0% [276.48 mb] queria saber se isso é normal, eu coloquei o meu hd dentro do notebook, pra ser mais rápido, gostaria de saber se tenho como recuperar todos os meus arquivos, arquivos importantes sou fotógrafo e to ficando louco, pois tem arquivos muito importantes que nao posso perder, ja testei vários programas de recuperação, mas todos travam na metade, gostaria de um socorro, nao posso perder esses arquivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Se você quer apenas recuperar tentar dar o boot pelo próprio Hiren's como o Mini XP ou por algum cd live de Linux pra acessar os arquivos e copiá-los para outro local. Aconteceu comigo de o Hiren's passar quando um dia todo e nem chegar em 20%, sinal de que o HD realmente está danificado e inelegível.

      Excluir
  43. Bom dia, tento executar o HDAT2 no hiren's, mas aparece a mensagem: Bad command or file name.
    Em dois hds que testei deu o mesmo erro.

    ResponderExcluir
  44. Meu HD deu 1% de bloco danificado, devo mim preocupar sim ou não? têm mais de 7 mil horas utilizado e 565 vezes ligado. A pessoa disse que era novo o HD e fica travando de vez enquanto e demora pra iniciar.

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.