Baixando e instalando o UBUNTU Linux

Bem, pra quem usa o Windows talvez nem cogite instalar ou experimentar um sistema operacional Linux em seu computador. A história é sempre a mesma: “eu prefiro o Windows porque é mais fácil de usar” ou “linux é só para os experts em informática” ou coisas do tipo.

Isso até poderia ser verdade há muito tempo atrás. Com o passar dos anos, os desenvolvedores vem se esforçando para que suas distribuições se tornem cada vez mais amigáveis e fáceis de usar.

Foi com a intenção de criar um sistema operacional Linux fácil de usar e com todos os recursos que um usuário doméstico precisa para seu computador que o empresário sul africano Mark Richard Shuttleworth fundou a Canonical (www.canonical.com) empresa responsável por gerenciar o UBUNTU.

O UBUNTU é um sistema operacional Linux que tem como base a distribuição Debian. O nome UBUNTU deriva do conceito sul africano que quer dizer “humanidade para com os outros” e sua pronúncia seria u-BÚN-tu, embora aqui no Brasil muitos pronunciem u-bun-TÚ.

No site brasileiro do UBUNTU (http://www.ubuntu-br.org/) encontrei um pequeno termo de compromisso firmado com aqueles que optarem por utilizar esse sistema:
  • O Ubuntu sempre será gratuito, e não cobrará adicionais por uma "versão enterprise" ou atualizações de segurança. Nosso melhor trabalho está disponível para todos sob as mesmas condições.

  • Uma nova versão do Ubuntu é lançada periodicamente a cada seis meses. Cada nova versão possui suporte completo, incluindo atualizações de segurança pela Canonical por pelo menos 18 meses, tudo isto gratuitamente.

  • O Ubuntu possui a melhor infraestrutura de tradução e acessibilidade que a comunidade do Software Livre tem a oferecer, tornando o Ubuntu usável por tantas pessoas quanto for possível.

  • O CD do Ubuntu possui apenas Software Livre, nós encorajamos você a usar software de código aberto, melhorá-lo e distribui-lo.

Outro ponto positivo, principalmente para quem trabalha com informática, é que o CD do UBUNTU é um LiveCD, ou seja, ele carrega todo o sistema operacional sem precisar instalar nada. O próprio CD vai reconhecer seu hardware (na maioria dos casos), o que tornará possível usar o editor de texto, navegar na internet sem precisar instalar um único programa.

Outra grande vantagem são as atualizações automáticas desse sistema. Muito diferente do Windows, onde se atualiza somente os produtos da Microsoft, no UBUNTU a atualização é geral. Sempre que há uma nova versão de algum programa, o próprio sistema faz essa atualização, gratuitamente.

E então gostou? Está mais animado para testá-lo? Então acompanhe o tutorial abaixo.


Baixando e instalando o UBUNTU Linux


1- Primeiramente, faça o backup de todos os arquivos do seu computadore logo em seguida baixe a ISO do UBUNTU aqui  e grave em um CD. Caso o link não funcione acesse diretamente o site do Ubuntu no Brasil.

2- Feito isso configure o Setup do seu computador para dar boot pelo CD/DVD, coloque o CD que você gravou. Ao iniciar o CD selecione a linguagem de sua preferência. Feito isso será apresentada tela inicial do programa, conforme imagem abaixo:


3- Será dada duas opções: Experimentar o Ubuntu e Instalar o Ubuntu. Se você não quiser instalar, mas apenas ver como ele é, selecione a primeira opção. Fique tranqüilo, não será alterado nada em seu computador. Mas como o objetivo desse tutorial é aprender a instar esse sistema clique em Instalar o Ubuntu.

4- Na próxima janela será mostrado se você tem os requisitos mínimos para a instalação do sistema. Se sua placa de rede for reconhecida automaticamente você poderá selecionar para fazer o download automático das atualizações. Clique em Continuar para prosseguir.


5- O próximo passo é determinar o Tipo de instalação. A primeira opção “Apagar disco e reinstalar o Ubuntu” irá formatar seu HD e criar as partições necessárias para a instalação. Já na segunda opção “Opção avançada” você poderá criar partições personalizadas para a instalação do Ubuntu. Para o nosso exemplo, vamos selecionar a primeira opção. Clique em Continuar para prosseguir.


6- Selecione a unidade de disco que você irá instalar o Ubuntu e clique em Instalar agora para continuar.


7- Durante o processo de instalação será feito algumas perguntas como Localidade, Layout do teclado, nome, usuário, senha (obrigatória). Conforme você vai respondendo as solicitações clique em Continuar para prosseguir.


8- Aguarde a instalação terminar. Quando finalizar, remova o CD e clique em Reiniciar. Pronto! A instalação foi concluída. Abaixo a área de trabalho do UBUNTU Linux.


Considerações finais


Como podemos perceber, não há nenhum segredo para instalar esse sistema, e no meu computador não levou mais de 20 minutos para ser instalado. Nos próximos posts vamos estudar um pouquinho mais as centenas de recursos que o UBUNTU guarda. Fique atento. Até mais!

Gostou?! Compartilhe!

0 comentários:

Postar um comentário

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.