Criando uma Máquina Virtual com o VirtualBox

No post como baixar, instalar e configurar o VMWare Server nós demos início à prática e emulação de sistemas operacionais dentro de máquinas virtuais.

Entre as várias opções existentes trabalharemos hoje com o VirtualBox, que em minha opinião, é um dos melhores para essa finalidade.

Um dos grandes fatores que facilitam essa opção é pela compatibilidade com várias distribuições linux e sistemas da Microsoft, tando de 32 bits quanto de 64 bits.

Se você é um daqueles que adora testar as novidades em sistemas operacionais, ou gosta de criar tutoriais mas prefere não mexer no sistema que já tem instalado, então essa é uma ferramenta indispensável.

Baixando e instalando o VirtualBox


1- Baixe a última versão do VirtualBox clicando neste link

2- Após baixar o arquivo, dê um duplo clique para executar o programa.
  • Prossiga com a instalação clicando em Next > Next > Next > Yes > Install

  • Aguarde a instalação terminar e clique em Finish

Criando uma Máquina Virtual


1- Clique em Nova para criar uma Máquina Virtual. Será aberto o Assistente de criação de Máquina Virtual, conforme imagem abaixo:


2- Clique em Próximo para continuar.

3- Na tela seguinte, dê uma nome para sua Máquina Virtual e selecione o Sistema Operacional que será instalado.

4- O próximo passo é definir a quantidade de memória que será alocada para a MV. É importante definir a quantidade correta de memória para o sistema instalado funcionar bem. Para Windows XP eu recomendo deixar no mínimo 512MB de memória, enquanto para o Windows 7 recomendo um mínimo de 1GB ou mais. Portando, não adianta querer instalar o Windows 7 numa Máquina Virtual se seu computador tem apenas 1 GB de memória RAM.

5- Vamos agora criar um Disco Rígido Virtual. Clique em Próximo > Selecione VHD (Virtual Hard Disk) > Próximo > deixe como Dinamicamente Alocado > Próximo > defina o local onde será criada a Máquina Virtual (no meu exemplo deixei na pasta padrão) e o tamanho do seu VHD.

6- Clique em Criar para criar sua MV.

Alterando as configurações da Máquina Virtual


Se você quiser alterar qualquer uma das configurações que foram feitas durante a criação da sua MV, basta apenas selecionar a MV que quer alterar e clicar em Configurações conforme imagem abaixo.


Iniciando a Máquina Virtual e a instalação do Sistema


1- Coloque o CD/DVD do sistema a ser instalado no drive de CD/DVD do seu computador e clique em Iniciar para iniciarmos a instalação.

2- Será apresentado o Assistente de Primeira Execução! Clique em Próximo para continuar.


3- O próximo passo é definir se você fará a instalação através de uma unidade de CD/DVD ou uma imagem ISO ou CDR. Por padrão o programa seleciona o drive do seu computador, mas se optar por fazer a instalação através de uma imagem basta clicar na “pastinha” no campo Mídia de origem e procurar a imagem no computador.

4- Para finalizar clique em Próximo > Iniciar para começar a instalação do seu sistema.

5- Proceda normalmente com a instalação de seu Sistema Operacional.

O modo de se trabalhar com esse programa é extremamente simples se comparado ao VMWare Server que já tratamos aqui no blog.

Agora você tem mais uma valiosa ferramenta para usar no seu computador.

Gostou? Compartilhe!

4 comentários:

  1. voce fala em quantidade de memoria ram. E quanto ao processador?
    Pergunto isto, pois criei uma maquina virtual com ubuntu 12.10 com o virtualbox e demora muito tempo para abrir ubuntu.
    Tenho um notebook petium dual core 2,2 e 4gb de ram
    Obs: quando executo a a maquina virtual o processador nunca chega 100%

    ResponderExcluir
  2. Caro Zeca, em uma Máquina Virtual todo o Sistema (PM, processador, memórias, HD's, etc) é importante. No Virtal Box, é possível se trabalhar com 1 ou mais processadores. Por exemplo: seu computador é um Dual Core, correto? Então você pode usar 1 ou os 2 núcleos do processador. Para isso basta selecionar a máquina virtual e com o botão direito do mouse ir em configurações. Na aba processador você encontra essa opção que lhe falei.

    Quanto a lentidão ao carregar o Ubuntu fica difícil de te responder o que pode estar acontecendo. Mas eu fiz um teste aqui no meu computador, que também é um Dual Core com 4GB de memória RAM DDR3.

    A versão do UBUNTU é a mesma que você utilizou a 12.10.

    Todo o processo de instalação, incluída todas as atualizações levou 63 min. O Carregamento levou cerca de 1,40 min. Normal para uma máquina virtual.

    As configurações do virtual box que utilizei para a instalação foram:

    1582 MB de RAM
    VDI (Virtual Boot Disk Image
    Dinamicamente alocado
    16GB de espaço e disco

    Zeca, considere também que seu computador esteja livre de vírus, se precisa de desfragmentação, se o antivírus não está atrapalhando, se seu HD nã está lento, etc...

    Muitos fatores podem alterar o desempenho.

    Fica a dica.

    Abraço

    Rodrigo Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/5/14 12:25

    TEM COMO FAZER COM 1G DE MEMORIA ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  4. Marcos Goes15/8/16 15:08

    Rodrigo
    Obrigado, segui seu post e tudo funcionou perfeitamente. Meu computador é um "All In One" da CCE com Windows 10. Aloquei 10 GB de memória em disco. Carreguei o Windows XP e estou rodando programas antigos que o Windows 10 refuga!

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.