Como recuperar dados apagados com o Recuva

Quem já não passou por isso. Sem querer apaga (deleta) um arquivo e depois vê que não podia ter apagado. Isso acontece muito e se você está lendo esse post é porque já aconteceu com você.

Mas nem tudo está perdido (sem querer parafrasear). Existe um programa gratuito, leve e muito eficiente que recupera arquivos deletados por acidente ou até mesmo formatados de um HD, pendrive, etc. Falo do Recuva. Quando você apaga um arquivo no seu computador ou esvazia a lixeira não quer dizer que eles sumiram de vez. Ao fazer isso apenas libera mais espaço no seu disco para que outros dados possam ser gravados. Eles ficam lá até que outro o subscreva.

O problema é quando o arquivo apagado é sobrescrito. Se isto acontecer diminuem as chances de recuperação pelo programa ou quando recuperados vem com defeito. O próprio programa indica as chances de recuperação dos dados.

Mas vale a pena tentar. Eu já fiz muita recuperação de dados com ele, mesmo em casos de computadores que foram formatados. Veja o passo a passo e aprenda a usar esse poderoso programa.


 1- Baixe o programa Recuva 1.43.623 (Versão disponível na data de escrita desse post)

2- Após fazer o download instale o programa normalmente. Feita a instalação execute o programa.

3- Ao abrir o programa será aberto o Assistente do Recuva. Clique em Avançar

4- Logo em seguida será pedido para selecionar o tipo de arquivo que deseja recuperar. Se não tem certeza que tipo de arquivo selecione Outros e clique em Avançar
5- Em seguida será pedido para selecionar o local onde estava o arquivo antes de ser apagado. Se você não souber deixe selecionado Não tenho certeza e clique em Avançar

6- Clique em Iniciar e o programa irá procurar os arquivos em seu computador. Caso o programa não ache o arquivo o programa solicitará a permissão para uma procura mais profunda. Basta confirmar clicando em Sim

7- Após terminar será apresentada uma tela conforme imagem abaixo:


O programa mostra os arquivos que foram encontrados e também o estado do arquivo. Os arquivos com o indicativo em verde são os que estão íntegros e poderão ser recuperados com sucesso, já os que estão em vermelho estão corrompidos ou incompletos.

Para recuperá-los basta selecionar os arquivos e clicar no botão Recuperar... Selecione a pasta onde deseja salvar os arquivos recuperados. A partir desse ponto o programa irá copiá-los para a pasta selecionada.

Agora é só conferir os arquivos!

Gostou?! Compartilhe!

1 comentários:

  1. […] boa notícia é que esse vírus não é difícil de remover. Primeiramente vamos recuperar seus arquivos, ou melhor, vamos torná-los visíveis […]

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.