Como Instalar o Windows XP Home/Professional passo-a-passo

O Windows XP sem dúvida é uma dos mais populares sistemas operacionais produzidos pela Microsoft. Lançado em 25 de outubro de 2001, sucedendo o Windows 2000 e Me continua sendo um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo com mais de 400 milhões de cópias, segundo pesquisa feita pela empresa de pesquisas IDC em 2006. Estamos falando apenas das cópias registradas (originais).

O nome “XP” deriva-se do termo eXPerience, e é de uma família de sistemas operacionais de 32 e 64bits. As duas principais edições desse sistema operacional é o Windows XP Home Edition, destinado a usuários domésticos e a versão Windows XP Professional Edition, destinada a usuários avançados e empresas.

O tutorial que estaremos trabalhando hoje poderá ser usado tanto na instalação do Windows XP Home Edition quanto do Windows XP Professional Edition.

Trabalharemos apenas na instalação e ativação do sistema.

Aproveitem bem o tutorial!



Preparando a instalação do Windows XP Home/Professional


1- Configure o Setup de sua máquina para dar boot pela unidade de CD/DVD, salve as configurações e reinicie o computador com o CD de instalação do Windows XP Home/Professional já inserido em seu drive de CD/DVD

2- Quando for pedido, pressione qualquer tecla para iniciar a instalação do Windows, aguarde o carregamento da pré-instalação.

3- Após o carregamento será apresentada uma tela conforme figura abaixo:


4- Pressione Enter > F8 para aceitar o contrato.

5- Agora vamos criar uma partição no HD. Tecle C e em seguida Enter para criar a partição. Nesse passo você pode definir manualmente qual o tamanho que terá a partição onde será gravado o Windows. Isso funciona assim: se você tem um HD de 500GB, e quer criar duas partições nele, ou seja, dividir ele em 2 (Disco C e D), você poderá deixar uma parte com 100GB para a instalação do Windows e os outros 400 GB para gravar os dados pessoais. Lembrando que, para fazer isso, você terá que colocar os valores em MB, ou seja, 1GB + 1024 MB. Para no nosso exemplo, deixamos com o tamanho total do HD.

6- Após configurar a partição pressione Enter e selecione o formato que irá utilizar para formatar a partição. Com as teclas para baixo e para cima do teclado selecione Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS e pressione Enter.
  • Nesse estágio o programa de instalação irá formatar o HD e copiar os arquivos necessários para a instalação do Windows. Após isso o computador será reiniciado novamente.

Instalando o Windows XP Home/Professional


Vamos iniciar agora a instalação do Windows XP. Ao reiniciar, não pressione nenhuma tecla até que a tecla abaixo seja apresentada.


1- Em Opções regionais e de idioma sugiro que configure apenas o teclado que estiver utilizando. Por padrão está Português (Brasil - ABNT). Vamos instalar também o padrão ABNT2. Para isso clique em Detalhes > Adicionar > selecione Português (Brasil – ABNT2) > OK > OK > Avançar

2- Na tela seguinte coloque seu Nome e Empresa (se tiver) nos campos correspondentes.

3- Adicione agora o número de série do seu Windows. Esse número você encontra no selo que vem junto com o CD de instalação. Após digitar clique em Avançar


4- Defina um nome para o seu computador para acesso à rede local e clique em Avançar.

5- Ajuste a data e a hora atual caso não esteja apresentando corretamente e clique em Avançar para continuar com a instalação.

6- A próxima janela que abrirá será a de Configurações de rede. Deixe selecionado Configurações típicas e clique em Avançar.

7- Daqui em diante o programa de instalação do Windows fará tudo sozinho. Após terminar a instalação o programa reiniciará o computador automaticamente.


Configurações iniciais do Windows XP


1- Logo após reiniciar aparecerá um aviso que o Windows irá configurar o vídeo para melhorar a aparência. Clique em Ok > Ok

2- A tela seguinte será apresentada como na figura abaixo. Clique Avançar


3- Selecione Ajudar a proteger meu PC ativando as atualizações automáticas agora e clique em Avançar

4- Na próxima tela o programa verificará a conectividade com a internet. Clique em Ignorar (Deixaremos essa parte para um tutorial sobre configurações de rede)

5- O próximo passo seria para ativar o Windows. Faremos isso depois. Selecione Não, lembrar-me periodicamente e clique em Avançar.

6- Agora digite seu nome ou apelido para criarmos uma conta de usuário. Depois que digitar clique em Avançar > Concluir para finalizar-mos a instalação do Windows.


O próximo passo é identificar o hardware do seu computador e instalar os drivers de dispositivo no seu novo sistema.

Para isso sugiro que leia os seguintes artigos


Ativando seu Windows XP Home/Professional 


Feita a instalação do drivers, vamos fazer a ativação do seu Windows. O processo é simples e há duas maneiras de se fazer:
  • Ligando para a Microsoft

  • Ativando diretamente pela Internet

Ativando pelo telefone

1- Para ativar vá em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Ativação do Windows.

Na janela que aparece temos 3 opções:
  • Sim, ativar o Windows pela Internet agora

  • Sim, desejo telefonar para um representante do Atendimento Microsoft e ativar o Windows

  • Não, desejo ser lembrado periodicamente de ativar o Windows

2- Para ativar-mos pelo telefone selecione a segunda opção e clique em Avançar

3- Será apresentada uma janela conforme imagem abaixo


  • Etapa 1 - selecione seu país

  • Etapa 2 - ligue para o telefone que aparece na sua tela

  • Etapa 3 - quando for solicitado forneça a identificação de instalação

  • Etapa 4 - digite a identificação de instalação que será fornecida pela atendente

Nota: Normalmente todo o processo via telefone é feito eletronicamente. Somente é passado para um atendente em caso de falha do sistema de auto tendimento.

4- Após digitar a identificação de instalação clique em Avançar. Se você digitou tudo corretamente será apresentada uma tela como na imagem abaixo


Ativando pela internet

Esse é o método mais fácil de ativação, onde todo o processo é automático.

Basta selecionar a primeira opção e clicar em Avançar. Em seguida aparecerá duas opções:
  • Sim, desejo registrar e ativar o Windows ao mesmo tempo

  • Não desejo fazer o registro agora; vou apenas ativar o Windows.

Sugiro selecionar a segunda opção. Clique em Avançar. Se tudo deu certo, mostrará a mesma mensagem da imagem acima.

Podemos ver que a instalação do Windows XP não é nenhuma ciência, embora seja essa a primeira de muitas etapas na instalação de um computador.

Se você chegou até aqui, parabéns. Fique ligado nos próximos posts assinando nossas atualizações. Vem muita coisa por aí. Sucesso!

Gostou? Compartilhe!

3 comentários:

  1. bom dia tenho um pc com placa mãe da positivo e quando fui tentar formala-la me deparei com uma senha nela como faço pra tirar essa senha.
    agradeceria muito se pudesse me ajudar tenha um bom dia

    ResponderExcluir
  2. a marca da placa e (POS-PIQ57BQ

    ResponderExcluir
  3. Oi Junior, acredito que esteja se referido a senha para acessar a BIOS. Correto? Se for esse o seu caso você terá que resetar a BIOS e reconfigurar o SETUP. Isso é feito por um jumper na placa mãe. Geralmente esse jumper fica ao lado ou próximo da bateria que alimenta a BIOS. Esse jumper é identificado como Clear CMOS, CMOS, etc... Siga o tutorial descrito nesse post http://www.tecnascimento.com/2012/12/como-resetar-o-setup-da-bios/ Até!

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.