Como instalar o Windows 7 PASSO-A-PASSO

A cada nova versão do Windows que é lançada pela Microsoft fica cada vez mais fácil instalar e configurar o sistema. Todo o processo de instalação não duram mais que 5 ou 6 passos.

Com o Windows 7 não foi diferente. Inicialmente ele foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009 e começou a ser vendido para usuários no geral as 00:00 horas do dia 22 de outubro do mesmo ano, vindo suceder o Windows Vista que ficou menos de 3 anos no mercado.

Os pontos fortes do Windows 7 com relação aos sistemas anteriores são a facilidade na instalação, correção de muitas falhas de segurança e um visual belíssimo, além de ter ficado com um desempenho bem superior ao do Windows Vista.

Sua instalação requer um pouquinho mais dos computadores. Veja a tabela abaixo dos requisitos mínimos e o limite de memória física para cada versão


***

 

Do que vamos precisar


1- Do DVD de instalação do Windows 7 (Qualquer versão)

2- De um computador que atenda os requisitos mínimos conforme imagens acima

Preparando a instalação


1- Ligue o computador e configure-o para dar boot pela unidade de DVD, salve as configurações e reinicie o computador com o DVD de instalação do Windows já inserido na unidade.

2- Ao iniciar o DVD pressione qualquer tela para começar carregar a instalação.

3- Na primeira tela vamos selecionar o idioma. Selecione Meu idioma é Português (Brasil)

4- A etapa seguinte é selecionar qual Idioma a instalar; Formato de hora e moeda; Teclado ou método de entrada. Em Teclado ou método de entrada sugiro selecionar Português (Brasil-ABNT2) caso seu teclado tenha o cedilha (Ç). Clique em Avançar

5- Clique em Instalar agora.

6- O Próximo passo é aceitar os termos de serviço e Avançar

7- Na tela seguinte será perguntado se você deseja fazer um upgrade no Windows que você já tem instalado (Upgrade) ou se deseja fazer uma instalação customizada (Customizada – Avançada). Selecione a Customizada

8- Na tela seguinte é onde vamos selecionar em qual HD vamos instalar o Windows 7. Selecione o HD ou a Partição que você quer instalar o Windows e clique em Opções de Drive (Avançada) > Delete (para excluir a partição antiga) > Avançar

9- Desse ponto em diante a instalação corre automaticamente. Talvez a instalação reinicie seu computador mais de uma vez. Não se preocupe. Aproveite esses minutos para tomar um café :-)


 

Configurações iniciais


Agora vamos fazer as configurações iniciais do Windows: criação do primeiro usuário, digitar o serial, etc.

1- O primeiro passo é dar um nome ao primeiro usuário do Windows. Geralmente é o nosso nome e clique em Avançar


2- Feito isso, o passo seguinte é digitar uma senha de logon. Ela é opcional, mas se quer proteger seu usuário para que outras pessoas não acessem digite uma senha.

3- Agora vamos digitar a Chave do produto ou o serial (se preferir). Ele se encontra na caixa onde veio o DVD ou em um selo fixado em seu computador. Digite-o sem errar. Feito isso deixe selecionada a opção Ativar automaticamente quando estiver online e clique em Avançar

4- Na tela seguinte selecione a forma que será feita as atualizações automáticas. Clique em Usar configurações recomendadas

5- Verifique se a hora e a data estão corretas e clique em Avançar

6- Se a instalação detectar automaticamente a sua internet será perguntada que tipo de conexão está sendo usada: Rede Doméstica, Rede empresarial ou Rede Pública. Selecione Rede doméstica se estiver usando em sua casa.

7- Se você chegou até aqui você instalou seu Windows com sucesso!

Instalando os drives


O próximo passo será instalar os drives de dispositivos: Rede, som, vídeo, chipset, impressoras, etc. Para essa finalidade sugiro a leitura o artigo abaixo:

Ativando seu Windows

Feita a instalação de todos os drives, vamos agora ativar o Windows. O processo é bem simples e é bem parecido com a ativação do Windows XP.

1- Clique em Iniciar > Painel de controle > Sistema e segurança > Sistema. Role a página até em baixo até encontrar Ativação do Windows. Selecione Ativar o Windows agora.

2- Na tela que aparecer clique em Ativar o Windows online agora.

3- Pronto! A ativação do se dará de forma automática. Caso ocorra algum problema, verifique se você digitou corretamente seu número Chave do produto. Se o problema persistir, entre em contato com a Microsoft (essa é a vantagem de se usar produtos originais). O número se encontra na caixa que veio o DVD.

Como vocês puderam perceber, a instalação é bem simples e não tem nenhum segredo. Não deixem de fazer as atualizações automáticas fornecidas pela Microsoft, elas corrigem bugs e falhas de segurança.

Gostou? Compartilhe!

2 comentários:

  1. manuel ferreira31/8/12 08:45

    será que me pode ajudar a formatar o windows 7 pelo pen-drive ,caso possível lhe agradeceria imenso .

    ResponderExcluir
  2. Oi Manuel, siga esse post http://www.tecnascimento.com/2012/06/como-instalar-o-windows-7-seven-pela-pendrive/ Até!

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.