Como baixar, instalar e configurar o programa VMware Server (Atualizado)

Já faz algum tempo que venho planejando fazer um “upgrade” neste post. Devido muitas dúvidas e perguntas recorrentes, resolvi dar uma atenção especial a ele. As dúvidas giravam sempre em torno do download do programa. Embora continue gratuito, ficou extremamente “burocrático” baixar no site da empresa.

Até tentei fazer o download pelo site da VMWare, sem sucesso, é claro. Por esse motivo disponibilizei o link direto do arquivo pelo site do 4Shared. Como ele é gratuito, não implica em crime disponibiliza-lo em um compartilhador de arquivos.

O VMware Server é uma mão na roda para aqueles que querem aprender a mexer com outros sistemas operacionais e até mesmo com outros programas, sem precisar mexer na instalação se seu sistema principal.

Esse programa cria um ambiente totalmente virtual, dando a possibilidade ao usuário de instalar outros sistemas operacionais sem precisar "formatar" o Windows. O que o programa faz é simplesmente simular um outro hardware.

O VMware Server é um programa produzido pela empresa VMWare (www.vmware.com/br) e a tempos é um dos mais populares na produção de ambientes virtuais, seja ele em Linux ou Windows.

A parte negativa desses tipo de programa é o fato de rodarem sobre o Windows, o que acaba baixando o desempenho das máquinas. Se você der uma olhada no site da empresa, você encontrará versões pagas que rodam diretamente no HD, como é o caso das versões ESX que não saem por menos de US$ 500,00.

Nesse post, totalmente revisado, mostrarei como instalar e configurar uma máquina virtual com o VMWare Server v. 2.0.2. Embora não goste muito dessa versão. Ainda prefiro a 1.0.6, que é mais leve e rápida. Bem, comentários à parte, vamos ao que interessa!

Baixar e instalar o VMWare Server v. 2.0.2

1- Baixe o VMWare Server clicando neste link

Nota Importante: Disponibilizei o download do arquivo diretamente, pelo fato do VMWare Server v. 2.0.2 ser totalmente gratuita. Reafirmo que não disponibilizo nenhum tipo de material pirata.

2- Antes de iniciar a instalação, será necessário você especificar uma senha no seu usuário do Windows. Para isso vá ao Painel de Controle > Contas de Usuário e crie uma senha para seu usuário.

3- Após baixar descompacte o arquivo e clique 2 vezes no arquivo VMware-server-2.0.2-203138.exe.
  • Clique Next para prosseguir

  • Selecione Yes, I accept the terms... para aceitar o contrato e Next

  • Não altere o diretório padrão da instalação do programa a menos que você saiba o que está fazendo. Clique Next

  • Na tela seguinte você irá selecionar o local onde serão gravadas as máquinas virtuais que você criar. Por padrão o programa seleciona o HD ou partição que tem a maior capacidade de armazenamento. Também nessa tela o programa seleciona o usuário de rede e as portas padrões para HTTP e HTTPs. Não altere nenhuma informação, a menos que você saiba o que estiver fazendo. Clique em Next.

  • Na próxima tela, selecione os atalhos que deseja criar para iniciar o programa e clique em Next.

  • Por fim, clique em Install e aguarde a instalação terminar.

  • Logo após finalizar a instalação coloque o número de série selecione Enter > Finish.

  • Reinicie seu computador.

4- Ao iniciar seu Windows novamente, instale o arquivo vmware-vmrc-win32-x86.exe. Aguarde a instalação terminar e reinicie o computador.

  • Clique 2 vezes para executar o arquivo.

  • Clique em Install

  • Após concluir selecione Finish.

Configurando criando uma máquina virtual


Nessa segunda etapa vamos configurar e criar uma máquina virtual para rodar dentro do seu Windows. Nesse nosso exemplo estarei criando uma Virtual Machine com o Windows XP Home. Mas com esse mesmo exemplo, você pode criar máquinas virtuais com qualquer sistema operacional, seja ele Linux ou Windows.

1- Na sua área de trabalho abra o programa VMware Server Home Page

2- Em Login Name e Password utilize o mesmo que você usa para entrar no seu Windows.

3- Vamos agora criar a máquina virtual. Para isso selecione Virtual Machine > Create Virtual Machine.


 4- Em Name dê um nome a sua máquina virtual. No meu caso colocarei WinXPHome. Clique em Next.

5- Em Guest Operating System selecione o tipo de sistema operacional que estará utilizando. Para o nosso exemplo deixei selecionado Windows operating system. Clique Next.

6- Na próxima tela selecione Next para prosseguir

7- Na tela Hard Disk selecione Create a New Virtual Disk. Em Properties deixei 15GB. Vá em Virtual Device Node e mude de SCSI 0 que está por padrão e mude para IDE 0. Feito isso selecione Next para continuar.

8- Em Network Adapter selecione a opção Add a Network Adapter > deixe como Bridge. Clique em Next.

9- Em CD/DVD drive você tem a opção por fazer uma instalação através do seu drive de CD/DVD físico do seu computador ou simplesmente optar por instalar através de uma imagem ISO gravada no seu computador. No nosso exemplo eu selecionei Use a  Physical Drive pois estarei utilizando o CD do Windows XP. Clique em Next. Ainda nas propriedades de CD/DVD selecione a sua leitora de CD/DVD e em Virtual Device Node deixe como IDE 1. Next para avançar.

10- Como não usaremos nenhuma unidade floppy selecione Don’t add a Floppy Drive.

11- Também não utilizaremos nenhuma Controladora USB. Então selecione Don’t add a USB Controller.

12- Pronto! Clique em Finish para terminar.

Instalando o Windows no VMWare Server


1- Após criarmos a máquina virtual aparecerá como na imagem abaixo.


2- Para iniciar a instalação, coloque o CD do Windows XP no seu drive e clique no botão de “play” na tela principal do VMWare Server para iniciar sua Virtual Machine.

3- Do lado direito em Status clique em Install VMWare Tools > Install, conforme imagem abaixo


4- Em Console dê um clique dentro do quadro negro para abrir a tela de instalação do WMWare.

5- Pronto! Prossiga normalmente com a instalação do seu Windows.



Dica extra: utilize a combinação de teclas Ctrl+Alt e Ctrl+G para alternar entre o ambiente virtual e seu Windows.

Gostou? Compartilhe!

2 comentários:

  1. cara aqui sempre q abro o server Home page, não carrega

    ResponderExcluir
  2. Cara nao consigo instala o plugin do vmware

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.