Como Instalar o Windows 7 (Seven) pela Pendrive

Olá amigos do Blog Tecnascimento.com. Nesse tutorial de hoje estarei mostrando como criar uma pendrive para instalação do Windows 7 (Seven) em computadores que não possuem unidades de CD/DVD, em especial netbooks.

Disponibilizarei o tutorial em texto (para que gosta de ler) e em vídeo (para quem não gosta de ler). Dos dois jeitos você conseguirá atingir o objetivo proposto.

Do que você irá precisar.

1- Uma pendrive de 8GB ou maior

2- Do DVD do Windows 7.

3- Do programa Windows 7 USB DVD download Tool que você pode baixar clicando aqui.

4- Também irá precisar do programa The Image Mastering API v2 que você pode baixar clicando aqui.

Instalando os programas

1- Com os programas devidamente baixados, instale primeiro o The Image Mastering API v2. Após a instalação será necessário reiniciar o computador para aplicar as alterações.

2- Instale agora o Windows 7 USB DVD download Tool.

Criando a Imagem do DVD do Windows 7

1- Para darmos continuidade no nosso tutorial será necessário você criar uma imagem ISO do DVD do Windows 7 no seu computador. Se você não sabe criar uma imagem ISO recomendo a leitura deste tutorial antes de continuar.

Criando a Pendrive para a instalação do Windows 7


Bem você já baixou os programas e os instalou; também é criou a imagem do DVD do Windows 7; agora vamos transferir esse imagem para a pendrive.

1- Conecte a pendrive no seu computador e abra o programa Windows 7 USB DVD download Tool

2- Nessa primeira etapa selecione a imagem ISO do DVD do Windows 7 que você criou. Clique em Browse para procurar a imagem no seu computador. Feito isso clique em Next.

3- O segundo passo é selecionar onde você irá gravar a imagem. Selecione USB Device.

4- O terceiro passo é selecionar sua pendrive. Pendrive selecionada clique em Begin Copying. Aguarde a transferência dos arquivos o que pode demorar em torno de 30 minutos.

5- O quarto passo é a cópia dos arquivos da imagem para a sua pendrive. Após terminar basta fechar o programa e iniciar a instalação do Windows 7 pela pendrive.

  • Windows 7 USB DVD download Tool você pode baixar clicando aqui.
  • The Image Mastering API v2 que você pode baixar clicando aqui.
  • Tutorial para criar uma imagem ISO. Clique aqui.

Um grande abraço

Rodrigo Nascimento

11 comentários:

  1. Como Instalar o Windows 7 (Seven) pela Pendrive...

    Nesse tutorial aprenda a criar uma pendrive para instalao do Windows 7 (Seven) em computadores que no possuem unidades de CD/DVD, em especial netbooks....

    ResponderExcluir
  2. Fernandes9/10/12 05:50

    cara quando vou colocar a imagem no usb/dvd download tool sempre da imagem invalida, uso o power ISO, sera ele o problema? vlw

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernandes. Pode ser sim a imagem criada pelo programa. Experimente usar o Nero ou o Ashampoo Burning Studio para criar a imagem. Até!

    ResponderExcluir
  4. Marco Knopfler30/1/13 21:11

    Perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Jomar Leite29/5/13 22:07

    Boa noite. Como nossa vida é feita de desafios, eu sugiro um post que certamente será de grande ajuda para muitos. Tenho um pendrive para cada SO, isso me gera muito transtorno quando preciso ser rápido. Já procurei em muitos lugares por tutoriais que resolvesse o meu problema porém não tive sucesso. O desafio seria "criar um pendrive com vários SO para instalação". Obrigado pela atenção e meus parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jomar eu não sei se seria viável fazer isso. Se você trabalha com manutenção de computadores sugiro que você adquira uma leitora externa para poder fazer suas instalações em netbooks ou em computadores ou notebooks que não tenham leitoras de CD/DVD. A instalação por pendrives é mais indicada para aqueles que fazem a instalação do Windows eventualmente. Eu paguei ma minha leitora LG Slim R$ 125,00 e te digo que vale muito ter uma dessas. Até!

    ResponderExcluir
  7. Jomar Leite6/6/13 11:39

    Compreendo, obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Hermenegildo Castiigo16/11/13 19:56

    Saudações. Eu só quero saber algo. Esse todo processo funciona no XP? É que eu estou usando XP e pretendo mudar para SEVEN. Não tem nenhum problema em seguir os procedimentos enquanto tou usando XP?

    ResponderExcluir
  9. Oi Hermenegildo. Eu não entendi completamente sua pergunta. Mas vamos por parte. Sim, esse tutorial só funciona para o Windows 7 de qualquer versão. Para o Windows XP eu criei esse tutorial http://www.tecnascimento.com/2012/07/como-instalar-o-windows-xp-homeprofessional-pela-pendrive/

    Para mudar completamente para o Seven, faça o backup e reinstale todo Windows, não recomendo fazer aquelas "gambiarras" atualizando o XP para o 7. Fica a dica.

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.