Como Desinstalar programas através do Painel de Controle do Windows

Embora seja uma tarefa fácil muita gente ainda tem dúvidas em como utilizar o utilitário Adicionar ou remover programas no Painel de controle do Windows.

Através dele você consegue Adicionar e/ou remover componentes do Windows e desinstalar programas instalados.

Para essa tarefa você necessita ser um usuário administrador. Caso não seja será apresentada uma janela de erro informando que não tem privilégios suficientes para realizar essa tarefa. Se isso acontecer, peça ao responsável para mudar o seu usuário para administrador do computador.

Esse tutorial estará sendo feito no Windows XP, mas á facilmente aplicado no Windows Vista ou 7.


Desinstalando um programa


1- Clique em Iniciar > Painel de controle > Adicionar ou remover programas. Será apresentada uma janela listando todos os programas instalados no computador.



2- Na lista que aparece selecione o programa que deseja desinstalar e clique no botão Remover ou Alterar/Remover conforme imagem abaixo


3- Agora siga as instruções da tela que variam de programa para programa. O programa usado acima foi apenas um exemplo.

Desinstalando programas do Windows


Agora vamos ver como fazemos para Adicionar ou Remover os programas nativos do Windows, ou seja, programas que já fazem parte do próprio Sistema Operacional. Como exemplo, vou mostrar a desinstalação do Windows Messenger.

1- Em Adicionar ou remover programas, clique ao lado direito da janela em Adicionar/remover componentes do Windows como mostra a imagem abaixo.


2- Será aberta uma janela com todos os componentes do Windows, instalados e não instalados. Os programas instalados são aqueles que estão com a caixinha selecionada enquanto que os não instalados estão com as caixinhas em brando. Para desinstalar um dos componentes basta tirar a seleção deles e clicar em Avançar, e para instalar um dos programas se faz o contrário.


3- Feito isso aguarde a desinstalação do programa escolhido. Se você estiver fazendo a instalação de um dos componentes, talvez seja pedido para você colocar o CD/DVD de Instalação do Windows para prosseguir.


Viu como é simples. Fique ligado nas novidades aqui do blog.

Gostou?! Compartilhe!

0 comentários:

Postar um comentário

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.