Como remover, tirar vírus, trojan, worms do seu computador - Parte 1

Hoje o grande problema dos usuários de computador está relacionada a algum tipo de malware. A gama de vírus existentes é grande e essa sequência de tutoriais não visa eliminar por completo o assunto, pelo contrário, nos lança num grande universo onde existem as mais variadas técnicas de remoção.

Nesse post e nos seguintes estarei mostrando uma forma simples de se fazer a limpeza no seu computador, técnica essa que uso no dia a dia do meu trabalho. Todo o processo de limpeza leva em torno de 2 horas, dependendo do computador e da quantidade de arquivos infectados que possam existir nele.

Nesta primeira parte nós vamos fazer uma "faxina" completa no computador. A finalidade dessa limpeza é excluir os arquivos temporários que ficam acumuladas no computador conforme nós vamos navegando na internet e instalando e desinstalando programas.

Para essa tarefa nós vamos precisar dos seguintes programas.



Baixando os programas necessários


1- Programa para limpeza do computador - Recomendo baixar o CCleaner, que é um programa leve, gratuito e muito eficiente.

2- Programa para limpeza do registro do Windows - Baixe o MVRegClean programa gratuito desenvolvido por Marcos Velasco e extremamente competente para essa função.

3- Programa de Antivírus - De todos os programas de antivírus gratuito que testei o que apresenta até este momento a melhor performance é o Avast Antivírus, e é justamente este que estaremos utilizando nesse nosso tutorial.

4- Programa para remover Spywares e Adwares - programa eficiente e gratuito Spybot - Search & Destroy

5- Programa para remoção de hotkits e outras pragas virtuais - Como o programa antivírus que estaremos utilizando é uma versão gratuita de limitada, precisamos também de um programa para detectar e remover outros malwares específicos que ele não remove. Para isso iremos utilizar o COMBOFIX da Bleeping Computer. Para baixar clique aqui neste link.

Instalando os programas


A instalação dos programas é relativamente simples. Instale-os na seguinte ordem:

1- Instale o CCleaner;

2- Instale o MV RegClean;

3- Instale o Spybot - Search & Destroy;

4- Instale o antivírus. IMPORTANTE: Antes de instalar o Avast será necessário desinstalar os outros programas de antivírus que estiver instalado no computador para não haver conflito entre eles. IMPORTANTE 2: Após a instalação do Avast será necessário ativar o programa. Essa ativação é simples e pode ser feita no próprio programa. Para isso abra o Avast e vá em Manutenção > Registro > clique em registrar > informe seu nome e e-mail (dados obrigatórios). Em seguida clique em Registrar para uma licença grátis. O Antivírus ficará com o status da figura abaixo



5- ATENÇÃO: Não execute o Combofix! Esse é assunto para o último tutorial.

Continua...

14 comentários:

  1. Estou no terceiro caso só que não lembro de outras senhas se é que houve outras, normalmente não digito assunto, pq faço mais repasse de mensagens, náo criei nenhuma caixa e não consigo falar com nenhuma pessoa que possa me ajudar. Será que vc tem como me ajudar preciso muito dessa conta.
    Obrigado Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, do que vc está falando?

    ResponderExcluir
  3. ana paula30/1/13 21:33

    Olá Rodrigo,
    muito legal suas instruçôes, mas não estou conseguindo instalar o ccleaner nem o spybot, dá uma mensagem de erro "unable to initialize installer GUI", será que é pq meu computador é 16 bits?
    Desde já agradeço,
    ana paula

    ResponderExcluir
  4. Caramba Ana Paula, você ainda utiliza um sistema de 16 bits?!

    Mas a resposta é sim, você não conseguira instalar esses programas, pois eles são de 32 bits.

    P.S.: Você precisa trocar urgente de computador :-)

    Até!

    ResponderExcluir
  5. Estou com o mesmo problema que você Ana Paula, ao tentar baixar qualquer programa aparece a mensagem de erro "unable to initialize installer GUI", não é porque seu sistema é de 16 Bits não, o meu é de 64 Bits, outra coisa, eu já tive um PC de 16 Bits e programas simples como Cclear são facilmente instalados.

    ResponderExcluir
  6. Oi Regiane, você tem razão. Esse problema não está relacionado somente a plataforma que está sendo usada, podem existir outros problemas principalmente os relacionados ao Windows Instaler. A Microsoft tem um fix que resolve uma porção de problemas relacionados ao Windows. Espero que possa ajudar vocês. Até

    Link para download do fix
    http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-fix-it.htm

    ResponderExcluir
  7. Olá Rodrigo Bom dia!!!

    Como vai tudo bem? Rodrigo estou com problema de instalação no meu computador ao tentar instalar os programas Vdownloader e o Everest Ultimate aparece uma barrinha verde como se estivesse carregando e os dizeres :Installer Error unable to initialize installer GUI já baixei o programa Microsoft Fix no baixaki más Infelismente o problema persiste você teria uma outra solução?

    Obrigado pela Atenção Abraço Cleber.

    ResponderExcluir
  8. Oi Cleber, esse erro ocorre quando há um problema no Windows Installer. Geralmente a reinstalação dele resolveria seu problema. Uma outra opção é usar esse fix da Microsoft http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-fix-it.htm (caso ainda não tenha usado). Se por fim nada resolver, tenta fazer uma restauração para uma data anterior, quando o sistema funcionava normalmente ou faça uma reinstalação de reparação do Windows. Se nada resolver, reinstala o sistema. Até!

    ResponderExcluir
  9. Ola Rodrigo
    tentei instalar passo a passo os programas para remoção de vírus, mais todos deu erro, nenhum o sistema aceitou, o que faço meu computador esta com vírus... não sei mais o que fazer acho que deletei sem querem uma pasta do windows\system32, mas isso ja faz algum tempo, talves tenha que reistalar o sistema sei la, preciso de ajuda,

    ResponderExcluir
  10. Oi Janda. Em casos como o seu o melhor método para remoção dos vírus é colocando seu HD em outro computador como slave e fazer o scanner por ele. Caso a remoção dos vírus não resolva os problemas, faça o backup e reinstale o Windows. Até!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    o meu problema é que lembro da senha só que no hotmail ao clicar para entrar aparece a seguinte mensagem parece que outra pessoa esta usando sua conta e eu estou a uma semana sem minha conta e preciso muito. Já preenchi o formulário varias vezes e sempre diz incompleto. O que fazer? será que tem como vc me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. ola, parabenizo-o pelo seu site, muito bom mesmo, gostaria de receber via email o passo-a-passo de como formatar um pc instalando o windows XP, e como fazer back-up dos drives sem instalar programas, antes de formatar o pc, ou se há como recupera-los depois de formatado. pois não consigo encontrar os direves da placa do meu pc que é um kelow e a placa é modelo ""ATA 100 15 v33 011092".
    desde ja antecipo os meus agradecimentos

    ResponderExcluir
  13. olá eu to com um problema com meu email quando vou entrar no email aparece uma frase dizendo que parece que o meu email esta sendo utilizado oque eu faço pois meu email é muito antigo e nao tem nenhum email alternativo e nao me lembro da frase pra recuperar. será que consigo resgatar meu email eu preciso muito dele ?

    ResponderExcluir
  14. Muito bom mesmo,meu amigo.....vç dá dicas de como se prevenir contra vírus e malwares, e no entanto,linka os inocentes aqui a endereços infecciosos listados aí em cima.O único programa indicado que baixei e não me ferrou aqui foi o ccleaner.....até agora.

    O MVRegClean,alterou minha barra de ferramentas para o hao123,quando fui criar uma pasta para separa-lo e nomear....chuta.....o windows não podia criar pastas nem nomear,(nunca tinha visto isso),clickei no recurso atualizar pasta, e credo...foram criadas exatas, eu disse exatas 90 paginas dentro da primeira.

    o Spyboot foi alertado como vírus pelo avg,que acionei em proteger...isso por 3 vezes. Até aí tudo bem,só que meu crome foi expirado e brotou a pagina do naixaki na principal, e o spyboot...adivinha...sumiu...nem inone na área de trabalho apareceu, e por fim;

    o tal COMBOFIX,que também abriu alerta do meu avg,com um som p lá de alto,pedindo para que eu disativasse o avg,para que ele agisse.... ah tá, depois disso tudo vou tirar de circulação aquele que me protegeu mais ou menos???

    É sério,estou pra lá de desapontado em seguir indicações na net.

    ResponderExcluir

Seja gentil no seu comentário, mesmo se for discordar de algo. Caso contrário, perderá seu tempo comentando.